Meu filho não consegue aprender
Por: Profes
25 de Abril de 2018

Meu filho não consegue aprender

Dicas para melhorar o aprendizado do seu filho

Pedagogia Reforço escolar Aprendizado Crianças Educação Dificuldade de Aprendizagem Acompanhamento escolar Apoio Pedagógico

Se seu filho ou sua filha tem um problema de aprendizagem, não significa necessariamente que ele não consegue aprender. Talvez ele só tenha dificuldades e você seguramente precisará de uma ajuda externa.

Se ele tem uma deficiência de aprendizagem, como dislexia ou discalculia (problema grave com matemática), lembre-se de que ele não é lento, burro, limitado, o problema é de aprendizagem. Isso ocorre em função do do modo como o cérebro dele retém, conecta e processa a informação. Como consequência deste fato, algumas pessoas aprendem de forma diferente. O truque será descobrir como ele aprende mais efetivamente.

Há especialistas que sabem exatamente como lidar com cada um dos diferentes casos. Os especialistas, como psicólogos e coordenadores pedagógicos da escola, podem ajudar a descobrir o problema de aprendizagem de seu filho, e apresentar ideias para ajudá-lo.

Primeiramente, é preciso conhecer quais são as deficiências de aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem não são contagiosas, mas podem ser genéticas. Isso significa que eles podem ser transmitidos na sua família através dos genes, como muitos outros traços que recebemos de nossos pais e avós. Os casos genéticos são raros, o que acontece na maioria dos casos é um acaso natural. E é mais comum do que você pensa.

Crianças com problemas de aprendizagem às vezes ficam surpresas ao descobrir que um de seus pais tiveram os mesmos problemas na escola. Mas as crianças de hoje possuem uma vantagem sobre seus pais. Os especialistas em aprendizagem agora sabem muito mais sobre o cérebro e como o aprendizado funciona. Por isso é mais fácil para as crianças obterem a ajuda de que precisam.

Estes são os mais comuns problemas de aprendizagem:

Dislexia: é uma dificuldade de aprendizagem que significa que um filho tem problemas para ler e escrever
Discalculia: crianças que têm problemas com matemática podem ter discalculia
Disgrafia: pessoas que têm problemas para formar letras quando escrevem
Distúrbios do idioma: crianças que têm dificuldades para entender a linguagem oral e escrita

No início, na fase de descoberta, pode ser muito confuso para os pais. O que qualifica como "problema" suficiente para ser diagnosticado como uma deficiência de aprendizagem? Ler, resolver exercícios de matemática e escrever cartas pode ser difícil para muitas crianças no início. Mas quando esses primeiros problemas não desaparecem, e quando é realmente difícil perceber o progresso, aí então é possível que o aluno tenha uma deficiência de aprendizagem.

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) às vezes é retratado como uma deficiência de aprendizagem, mas geralmente não é. Por quê? Porque a maioria das crianças com TDAH pode aprender na escola sem ajuda especial, mesmo que elas se distraiam facilmente. Embora o TDAH não seja uma deficiência de aprendizagem, os pesquisadores acreditam que as crianças com TDAH podem ter maior probabilidade de ter problemas de aprendizagem.

Como eu sei se meu filho tem uma deficiência de aprendizagem?

É muito difícil para uma criança sozinha saber se possui uma deficiência de aprendizagem. Mas os pais não precisam descobrir tudo por conta própria. O que um pai precisa fazer é observar, acompanhar e conversar com os responsáveis da escola.

Comece conversando com a professora ou a coordenadora. Mesmo se você se sentir um pouco tímido sobre isso, conte-lhes quais tipos de problemas você está vendo em casa. Talvez você ajude na tarefa de casa, leia um livro, um texto e ele não consegue lembrar de nada que você leu. Ou na aula, talvez todos os outros alunos acompanham com facilidade, mas seu filho fica para trás no dia a dia, não sabe em que página todos estão. Você pode abrir o livro dele para ajudar a fazer uma tarefa e ele não tem ideia por onde começar.

Essas perguntas abaixo podem te ajudar a identificar se o seu filho possui alguma deficiência de aprendizagem:

• Ele tem dificuldade no dia-a-dia da escola?
• Você acha que ele deveria estar melhor do que você está percebendo (comparando com os colegas da turma)?
• A leitura é mais difícil para ele do que você imagina que deveria ser?
• Sua cabeça pensa uma coisa, mas a sua mão escreve outra coisa razoavelmente diferente?
• Ele escreve muito devagar ou é muito difícil?
• Ele faz erros ortográficos banais quando escreve?
• Ele está tendo problemas com matemática básica?
• É muito difícil para ele manter seus cadernos e documentos organizados?
• Ele acaba perdendo ou esquecendo os materiais escolares, livros, cadernos e canetas?

Mesmo que você diga "sim" para algumas dessas questões, não se pode dizer com certeza que há um problema até visitar um psicólogo, um especialista da escola ou um especialista em aprendizado (pedagogo). Eles podem dar-lhe alguns testes para detetar quaisquer problemas de aprendizagem. Eles também serão capazes de identificar quais são os pontos fortes - em outras palavras, o que ou onde ele é bom!

Uma vez que um psicólogo ou especialista diagnostique um problema de aprendizagem no seu filho, você pode começar a trabalhar em soluções. Uma criança pode trabalhar com um tutor, um professor particular, um especialista em alfabetização, pedagogia infantil ou até mesmo encaminhar para uma aula particular especial.

Muitas vezes, as crianças com dificuldades de aprendizagem podem continuar em suas salas de aula regulares e não há motivo para que não possam fazer as coisas normais, como participar da maioria das atividades escolares, atividade extracurriculares e os esportes. Embora algumas crianças possam se sentir tímidas por ter um problema de aprendizagem, pode ser um alívio saber finalmente o que está acontecendo.

Com um bom diagnóstico o seu filho não precisa se sentir tão preocupado e chateado com a escola - porque basta desenvolver o aprendizado de novas maneiras. O psicólogo ou especialista em aprendizagem pode até lhe dar um plano de aprendizado - então você pode ver qual é a estratégia para ajudá-lo a aprender. Eles podem até oferecer ajuda com habilidades organizacionais. Se ele não está organizado, é difícil fazer qualquer trabalho escolar.

Descobrir que seu filho ou sua filha possui uma deficiência de aprendizagem pode ser perturbador no início, mas é reconfortante depois. Você pode se sentir diferente de todos os outros, mas a verdade é que os problemas de aprendizagem são bastante comuns. E se o seu especialista em aprendizado ou psicólogo descobriu qual dificuldade ele está enfrentando, você já está no caminho certo.

Caso precise de auxílio externo, não hesite em contratar pedagogos e professores particulares para oferecer ajuda para seu filho. As vezes somente uma aula personalizada com um professor capacitado, seja em matemática, química, biologia, geografia ou história, é que poderá ajudar. Em breve, você aproveitará os resultados de todo o seu trabalho árduo: mais diversão para ele e sucesso na escola!

447.288 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil