5 dicas para evitar o bloqueio do escritor
Por: Bruna B.
18 de Junho de 2023

5 dicas para evitar o bloqueio do escritor

Confira essas dicas que irão ajudar você a não ficar sem saber o que escrever .

Português Profissional ENEM

Você já passou pela situação de ficar olhando para uma folha em branco sem ter ideia do que escrever? Se a resposta for sim, você já enfrentou o temido bloqueio do escritor.

Esse problema é comum tanto para profissionais que precisam trabalhar com a escrita, como redatores e jornalistas, quanto para alunos que estão se preparando para o Enem e vestibulares.

O que é bloqueio do escritor

O bloqueio do escritor é uma condição em que a pessoa se sente incapaz de produzir textos ou tem dificuldade para colocar as palavras no papel.

Essa falta de inspiração pode aparecer tanto em situações específicas, como escrever sobre um tema específico, como em momentos mais amplos, em que parece que todas as ideias se esgotaram.

Mas não se preocupe, existem maneiras de evitar o bloqueio do escritor. Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a superar esse desafio.

Dicas para evitar o bloqueio do escritor

1. Estabeleça uma rotina de escrita: criar o hábito de escrever todos os dias pode ajudar a evitar o bloqueio do escritor. Mesmo que você não tenha um projeto em mãos, escreva sobre qualquer coisa que venha à mente. Essa prática constante vai estimular sua criatividade.

2. Faça pesquisas e anotações: antes de começar a escrever sobre um tema específico, pesquise e faça anotações. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será desenvolver o texto. Além disso, as anotações podem servir como um guia durante o processo de escrita.

3. Estimule sua criatividade: existem diversas técnicas que podem ajudar a buscar criatividade. Uma delas é fazer brainstorming, ou seja, listar todas as ideias que vêm à mente sem se preocupar com a qualidade ou coerência. Outra opção é buscar inspiração em outros textos, livros, filmes, músicas, entre outros.

4. Evite a autocrítica excessiva: quando estamos escrevendo, é comum surgirem pensamentos negativos, como "isso não está bom" ou "não sou capaz de escrever sobre esse assunto". Tente afastar esses pensamentos e se concentre em colocar suas ideias no papel. A revisão e edição podem ser feitas posteriormente.

5. Descanse e cuide da sua saúde mental: o bloqueio do escritor também pode ser causado pelo cansaço físico e mental. Por isso, é importante descansar e cuidar de si mesmo. Praticar atividades físicas, meditar, ler um livro, ouvir música, entre outras atividades, podem ajudar a relaxar e renovar as energias.

Como buscar criatividade para nunca ficar sem ter o que escrever

Além das dicas já mencionadas, existem outras estratégias que podem ser adotadas para evitar o bloqueio do escritor.

Uma delas é manter um diário de escrita, onde você pode registrar suas ideias, pensamentos e observações diárias. Isso ajuda a manter o fluxo criativo e a ter sempre algo para escrever.

Outra opção é buscar novas experiências. Viajar, conhecer lugares diferentes, conversar com pessoas de diferentes culturas e ter experiências diversas podem trazer novas perspectivas e ideias para seus textos.

Além disso, a leitura é uma das melhores formas de buscar inspiração. Ler livros, artigos, jornais e revistas de diversos gêneros e estilos pode expandir seu repertório e te ajudar a encontrar novas abordagens para seus textos.

E por fim, não tenha medo de arriscar. Às vezes, a falta de inspiração pode ser resultado do medo de errar. Lembre-se de que a escrita é um processo, e a prática constante vai te ajudar a evoluir e superar qualquer bloqueio.

Conhecer o meu trabalho como professora particular pode ser uma ótima forma de aprimorar suas habilidades de escrita.

Se você está se preparando para o Enem ou vestibulares, ou deseja melhorar suas técnicas de escrita, entre em contato comigo e agende uma aula. Juntos, vamos superar o bloqueio do escritor e conquistar resultados incríveis.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil