Escritoras brasileiras que todo aluno deveria conhecer
Por: Bruna B.
18 de Junho de 2023

Escritoras brasileiras que todo aluno deveria conhecer

Conheça algumas escritoras brasileiras e suas obras.

Literatura Ensino Médio

A literatura tem o poder de nos transportar para diferentes mundos e nos fazer refletir sobre diversas questões. Além disso, também é uma forma de conhecermos a história e a cultura de um povo.

No Brasil, temos grandes escritores que deixaram um legado incrível, e isso também inclui as escritoras.

Neste artigo, vamos falar sobre algumas escritoras brasileiras que todo aluno do ensino médio deveria conhecer. Afinal, é importante valorizar e reconhecer o trabalho dessas mulheres que contribuíram e ainda contribuem para a nossa literatura.

5 escritoras brasileiras 

1. Clarice Lispector: Considerada uma das maiores escritoras brasileiras do século XX, Clarice Lispector escreveu obras que exploram a complexidade da existência humana. Seus livros, como "A Hora da Estrela" e "Perto do Coração Selvagem", são marcados pela introspecção e pela reflexão sobre a condição feminina.

 

2. Lygia Fagundes Telles: Com uma escrita sensível e poética, Lygia Fagundes Telles é autora de obras como "As Meninas" e "Ciranda de Pedra". Suas histórias abordam temas como a juventude, o amor e a passagem do tempo, sempre com uma perspectiva única e envolvente.

 

3. Adélia Prado: Conhecida por sua poesia marcante e pela forma como retrata o cotidiano e a religiosidade, Adélia Prado é uma das principais vozes da literatura brasileira contemporânea. Seus livros, como "Bagagem" e "O Coração Disparado", são verdadeiras obras de arte que nos fazem refletir sobre a vida e a espiritualidade.

 

4. Carolina Maria de Jesus: Carolina Maria de Jesus é uma escritora que merece ser conhecida e estudada. Seu livro "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada" é um relato autobiográfico e visceral sobre a vida em uma favela. A obra é uma denúncia das condições de vida precárias enfrentadas pela autora e tantos outros brasileiros.

 

5. Cecília Meireles: Como uma das mais importantes poetas brasileiras, Cecília Meireles se destacou com sua lírica intimista e musical. Ela explorou diversos temas em suas obras, como o tempo, a infância e a natureza. Seus poemas, como os encontrados em “Romanceiro da Inconfidência” e “Mar Absoluto”, são conhecidos por sua beleza e profundidade.

 

Essas são apenas algumas das escritoras brasileiras que todo aluno do ensino médio deveria conhecer.

Além de suas obras serem ricas em conteúdo e estarem inseridas em diferentes momentos históricos, elas também nos ajudam a compreender a importância da representatividade feminina na literatura.

Convido você a me seguir para acompanhar mais artigos como esse!

R$ 40 / h
Bruna B.
Campo Grande / MS
Bruna B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Escolas Literárias Literatura - Aulas De Reforço Literatura - Tudo
Graduação: Letras - Língua Portuguesa e Literatura (Estácio de Sá)
Descubra o poder da linguagem com aulas personalizadas de língua portuguesa e literatura! Sou bruna, profissional apaixonada pela educação, pronta par
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil