8 Dicas para Alunos do Ensino Remoto
Por: Bruna L.
10 de Março de 2021

8 Dicas para Alunos do Ensino Remoto

Para Ajudar na Adaptação

Pedagogia Reforço escolar Aulas de reforço Dificuldades Ensino Fundamental Leitura Acompanhamento Ensino Médio Ensino Superior ensino remoto Ensino a Distância Como Estudar Online Curso online

Essa publicação está disponível em vídeo no YouTube, para assistir, clique aqui.

A pandemia do novo coronavírus obrigou impôs a necessidade de mudanças de hábitos e práticas.  Já não podemos sair de casa sem máscaras, participar de eventos com muitas pessoas, e principalmente ficar de 4 a 5 horas numa sala de aula com muitos outros colegas, ao menos até que tenhamos vacina para todos.

Assim, a maior alternativa para a continuidade do ensino, foi a adoção do ensino remoto. Ele pode acontecer por meios eletrônicos e físicos, e vimos muitas adaptações para a acessibilidade:

  • Ambientes virtuais;
  • Vídeoaulas;
  • Envios e publicações de áudio (podcasts), até mesmo via radiotransmissoras;
  • Retirada/entrega de materiais impressos;
  • A combinação das quatro formas acima.

Aqui vale considerar que nem todo aluno tem estrutura familiar e técnica para o ensino remoto: os pais ou responsáveis têm sido tutores à contragosto ou com muitas dificuldades, e muitos alunos da rede pública de ensino não dispõem de equipamentos eletrônicos como smartphones e computadores com acesso à internet para realizar as aulas.

Experimentei as três modalidades de ensino (presencial, híbrido e remoto), sofri também para me adaptar a cada modalidade e instituição, mas consegui definir 8 dicas que, acredito muito, podem te ajudar:

  1. Ler, ler muito, ler mesmo, superar o hábito da leitura rápida, aprender a interpretar e pensar sobre o que leu.
  2. Organizar o tempo de estudo, reservar horários fixos na sua rotina para o estudo, subdividindo-o para a realização de atividades e trabalhos conforme os prazos, e separando um tempo de, pelo menos um dia na semana, você fazer o que gosta e não vale ser estudar...
  3. Anotar informações importantes, faça resumos do que você leu, se possível, faça videochamadas com colegas de turma para que cada um explique um tópico ou a matéria que domina melhor.
  4. Não se esqueça que o conhecimento não pode ser tirado de você, por mais que seja oprimido ou enfrente dificuldades, e ele ajudará no seu processo de superação.
  5. Respeite o seu ritmo mas não o negligencie: uns se adaptam melhor ao método quase autodidata de algumas instituições e professores, outros têm maior dificuldade, e é normal, mas se você percebe que tem essa dificuldade, tire suas dúvidas pelos contatos disponibilizados pelos professores e tutores, não espere chegar o dia do professor ou tutor responder ou ficar online no chat para fazê-lo, também converse com seus colegas de turma e encontre alguém que possa ajudá-lo.
  6. Em situação crítica: junte-se com uns 5 amigos e contratem um professor para um grupo de estudos remoto, busquem um professor para auxiliar nas dúvidas, preparação para vestibular, etc... realizem conferências e dividam os custos.
  7. Sempre dê feedback para os professores: os professores precisam saber se há algum meio de garantir maior aprendizado, mas faça isso compreendendo que, se está difícil para você que não estava acostumado com essa forma de ensino, imagine para os professores que, assim como você, foram inseridos numa nova modalidade de trabalho, usando recursos próprios para produzir o conteúdo e formatá-los em materiais diversificados... EM-PA-TI:A: eles eram pagos para ministrar aulas na estrutura e com os recursos da escola, não para montar e operar um PROJAC em casa e de supetão.
  8. Conheça o seu perfil de aprendizagem: você se dá melhor anotando as explicações das videoaulas? Reflete melhor sobre o assunto resumindo os capítulos do livro ou apostila? Fixa melhor o conteúdo com esquemas de correlação ou gráficos explicativos? Identifique seu padrão de aprendizado e aplique-o durante os estudos.

Persevere: não se esqueça de que não se reaprende a aprender em menos de um mês, que você e os professores ainda estão se capacitando e adaptando para essa realidade, que manter o distanciamento social ainda é uma das formas de se evitar o contágio pelo novo coronavírus, que o conhecimento adquirido ninguém tira de você – e ele te servirá muito, juntamente com a experiência de vida.

As oito dicas vão te ajudar muito, tenha paciência consigo mesmo e encare as mudanças de forma a ser adaptativo e criativo após elas: conhecimento não compartilhado é inútil.

Até a próxima oportunidade de compartilhar o conhecimento!

R$ 50 / h
Bruna L.
Jaú / SP
Bruna L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Formação Pedagógica em Geografia (Faculdade Anhanguera - UNIDERP)
Aprenda informática para escritório e reforço em geografia: tire de letra qualquer processo seletivo!!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil