8 Dicas para Alunos do Ensino Remoto
em 10 de Março de 2021
Essa publicação está disponível em vídeo no YouTube, para acessar, clique aqui.
Olá, professores!
A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças na vida de todos no mundo, e aqui no Brasil, onde a nossa profissão é uma das mais criticadas e desgastantes quanto a adaptação profissional e prestação de serviços, é necessário compartilhar, além de incentivar o bom ânimo, formas e métodos de criar, montar e distribuir materiais de estudo para os alunos.
Está tudo muito desafiador, não mesmo, colega? Montar um PROJAC em casa, bancado do próprio bolso para a maioria de nós, e ainda ouvir queixas e críticas maldosas de quem, sequer um dia, esteve em uma sala de aula ou passou por uma mudança tão repentina, cercada de incertezas e que requer muito mais dedicação quando feito sozinho, que é o ensino online. Bem, olhe para nossa profissão: atualização acadêmica e tecnológica; cuidado à saúde mental; olhar compreensivo sobre a diversidade e individualidades... Essas e outras características que geram o aprimoramento contínuo são intrínsecas da arte e do compromisso de ensinar.
A pandemia sacudiu muitos produtos e serviços que precisaram ou ainda precisam se adaptar a uma logística, tirando muitos da zona de conforto e exigindo, além de resiliência, investimentos em recursos tecnológicos, criatividade e busca por capacitação.
Sem mais descrições do cenário que acomete o mundo, vamos às dicas para o ensino remoto e online:
Não sinta-se desanimado ou ressentido com essas dicas, pois sei o quanto é difícil criar materiais e cursos, encontrar diversos meios de difundi-los e formas de torná-los acessíveis, com uma família para cuidar e com poucos recursos para realizar esses trabalhos em "HD": estamos exauridos! A maioria de nós tem tirando leite de "rochas" sem o devido apoio das instituições, sejam públicas ou privadas! MAAAS, enquanto professores, compartilhamos o conhecimento, e o conhecimento muda a vida das pessoas... Colega: somos agentes transformadores da humanidade! Até que nos chegue a vacina, vamos nos cuidar para atravessar essa pandemia suprindo o melhor possível aos nosso alunos, e não nos esqueçamos que, apesar de sermos os guias da trilha, quem dita o ritmo é o mais limitado, e para acelerar o passo, é necessário proporcionar condições ao mais limitado, e não arrastá-lo em uma padiola.
O conhecimento não compartilhado é inútil... Então, até a próxima oportunidade de compartilhar o conhecimento!