Preciso mesmo decorar a tabela periódica???
Por: Bruno M.
19 de Junho de 2020

Preciso mesmo decorar a tabela periódica???

A origem dos elementos e a tabela periódica

Química Ensino Fundamental Ensino Médio Pré-vestibular Química Geral ENEM Concursos Reforço escolar Cursinho Cursinho preparatório Vestibular 9º ano 1º ano 2º ano 3º ano Tabela Periódica

Elementos Químicos. Definição de elementos químicos

Você já se perguntou o que é um elemento químico? Já ouviu alguém dizer que na escola era obrigado a decorar a tabela periódica?

Muitos alunos tem dificuldade em compreender a importância dos elementos químicos e a importância da tabela periódica. Os elementos químicos são os representantes diretos dos átomos e estão em tudo ao nosso redor. Sem eles você não estaria lendo este blog ou mesmo estaria respirando neste momento.

Hoje você vai entender o que são os elementos químicos, para que serve a tabela periódica e qual a maneira correta de usá-la.

Os elementos químicos

Os elementos químicos representam os átomos, que por sua vez são os blocos contrututores da matéria. Se tudo é feito de matéria e energia, então os átomos estão em todo lugar não é mesmo?

Se você olhar para a janela do seu quarto, provavelmente vai encontrar algum componente de ferro. Pois bem, como o próprio nome já sugere, este componente é formado por átomos do elemento químico ferro (símbolo químico: Fe). Se você estiver segurando um lápis, vai ver o grafite dentro dele, que é formado por átomos do elemento químico carbono (símbolo químico C).

Tudo o que está a sua volta é formado por átomos de vários elementos químicos, inclusive nós. Você sabia que 99% do corpo humano é composto por 6 elementos: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio e fósforo? 

Agora que você já sabe o que são os elementos químicos e sua importância, vamos entender o que é e para que serva a tabela periódica.

Origem da tabela periódica

A tabela periódica, como o próprio nome já diz, é uma tabela que reúne todos os elementos químicos conhecidos, sejam encontrados naturalmente ou produzidos artificialmente em laboratórios. Atualmente (ano de 2020) a tabela periódica possui 118 elementos químicos (92 naturais e 26 artificiais) como você pode conferir a seguir.

Tabela periódica

Ao contrário do que muitos pensam a tabela periódica nem sempre teve este formato e a maioria dos elementos conhecidos só foram descobertos a partir do século XIX.

Em 1787 eram conhecidos cerca de 27 elementos e o número crescia a cada ano. Desde modo a necessidade de catalogar esses elementos surgiu naturalmente, o que nos leva a obra escrita por Lavoisier: “Traité Élémentaire de Chimie”. Neste livro Lavoisier agrupou os elementos, estabelecendo nomes e símbolos apropriados. Essa foi a primeira tentativa de agrupar os elementos conhecidos de acordo com suas características.

À medida que mais elementos eram descobertos surgiu a necessidade de classifica-los de acordo com suas propriedades físicas e químicas. Foi então que o professor Russo Dmitri Mendeleiev em 1869 decidiu organizar os elementos (na época só se conhecia 66) em função de suas massas atômicas. Ele percebeu que se organizasse os elementos em ordem crescente de massa atômica, surgia uma periodicidade nas propriedades físicas e químicas (dai o termo periódica).

Baseado nisso, Mendeleiev criou uma tabela com linhas e colunas e dispôs os elementos em ordem crescente de massa atômica, de modo que se um elemento não tivesse as mesmas propriedades químicas do grupo não qual pertencia, ele deixa o espaço em branco, dizendo que estes espaçoes pertenciam aos elementos que ainda não haviam sido descobertos. Uma imagem da tabela original de Mendeleiev é mostrada a seguir:

 

Tabela periódica de Mendeleev

A tabela de Mendeleiev foi tão revolucionária que foi usada por décadas. Muitos elementos descobertos naquela época se encaixavam exatamente nos espaços em branco que Mendeleiev deixara. 

Essa versão da tabela periódica só foi subistituida em 1913, quando o físico inglês Henry Moseley, reorganizou a tabela de Mendeleiev distribuindo os elementos em função do seu número atômico (parâmetro proposto por ele mesmo) e não em função da massa atômica, como fez Mendeleiev. Issou permitiu agrupar os elementos com propriedades semelhantes de forma mais precisa, gerando uma tabela que se parece mais com a tabela periódica atual.

Como usar a tabela periódica

Agora que você já conhece a origem da tabela periódica, está na hora de entender melhor como usá-la!

Diferente do que a maioria pensa, você não precisa decorar a tabela periódica, pois ela é um instrumento de consulta. Pense na tabela periódica como um catálogo. No começo do blog eu disse que na janela do seu quarto provavelmente tem algum compoente de ferro e que este componente é formado por átomos do elemento químico ferro. Pois bem, se eu quiser saber mais alguma informação sobre o ferro como: Qual é seu simbolo químico? Qual é a sua massa atômica? Quantos elétrons ele possui? Onde você vai procurar? Exatamente! No catálogo, a tabela periódica!

Na tabela periódica você tem todas essas informações para cada um dos 118 elementos!

Além disso a tabela periódica na forma que está organizada, você tem acesso a várias outras informações que vão te ajudar a entender o porquê dos átomos se ligarem uns aos outros para formar compostos. Você sabia que os elementos de uma mesma coluna possuem átomos com propriedades semelhantes? Essa e outras informações estão tpdas na tabela periódica.

A quantidade de informações que podemos extrair é tão grande, que torna-se praticamente impossível decorar a tabela periódica. Ela é um instrumento de consulta, você deve recorrer a ela para consultar e extrair informações.

Espero que este blog tenha te ajudado! Se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato. Ficarei feliz em ajudar!

Se você gostou, visite meu perfil e deixe um comentário, vai me ajudar bastante :) 

https://profes.com.br/brunomacedo

R$ 70 / h
Bruno M.
Itaboraí / RJ
Bruno M.
5,0 (6 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 4 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Química para o Vestibular de Medicina Química Orgânica Química para Ensino Fundamental
Curso Técnico: Técnico em Química (Centro Tecnológico de Niterói)
Faça uma aula comigo que te mostro como a química pode ser mais interessante do que parece! Sem decoreba e de um jeito fácil e prático! :)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil