Alimentação durante a pandemia do coronavírus
Por: Carla A.
21 de Março de 2020

Alimentação durante a pandemia do coronavírus

Nutrição Curso superior Segurança Alimentar Profissional Dietoterapia alimentação Saúde publica

Atualmente estamos vivendo uma das maiores pandemias: o coronavírus. Vários países no mundo foram atingidos e registram números crescente de pessoas infectadas e de mortes. A Itália é considerada o epicentro do vírus na Europa e o número de mortos ultrapassou a China, país onde surgiu o primeiro caso de coronavírus. Em tempos assim muito se fala sobre imunidade, nas redes sociais e blogs há promessas de shots milagrosos para a imunidade e para combater o vírus. Daí a importância de falarmos sobre a relação da imunidade versus alimentação. É necessário cautela ao fazer promessas de prevenção do vírus por determinado alimento, além de necessário alertar que NENHUM alimento em isolado tem esse poder. 

A alimentação saudável com certeza contribui para a imunidade, mas outros fatores também estão relacionados como idade, sexo, prática de atiividade física, suplementação, presença de comorbidades, entre outros. Mas o nosso foco aqui é falar como podemos melhorar nossa imunidade através dos alimentos. É importante salientar que a imunidade é fortalecidade quando há o consumo equilibrado e variado de diversos grupos alimentares, em especial com a ingestão de frutas, verduras e legumes. Porém, alguns nutrientes são especialmente essenciais, são eles: zinco, selênio, magnésio, polifenóis, ômega 3, vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B.

As frutas e verduras como citado anteriormente são essencias e seu consumo recomendado é de 3 a 5 porções por dia de frutas, e de 4 a 5 porções de legumes e verduras. A hidratação também é fundamental, sendo recomendado a ingestão de no mínimo 2,5 litros de água por dia. Alguns alimentos que possuem alto poder antioxidante e que possuem alto valor nutritivo com nutrientes essenciais para a imunidade são: frutas cítricas (acerola, maracujá, morango, limão, laranja); castanha do Pará e de caju; gengibre; chás (mulungu, verde, camomila); cebola; alho; especiarias como canela, cúrcuma, pimenta preta. 

Nesse período é importante ter uma alimentação balanceada (com teor moderado de gorduras boas e carboidratos complexos, além de bom teor de proteínas), sem restrições como dieta hipocalórica, rica em fibras e variada. Manter uma alimentação saudável não é importante apenas nesse caos do coronavírus, mas durante toda a vida, pois sem dúvidas isso fortalecerá nosso sistema imune contra diversas doenças.

Nessa quarentena alimentem-se bem e cuidem também de sua saúde emocional.

R$ 55 / h
Carla A.
João Pessoa / PB
Carla A.
4,6 (7 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 12 horas de aula
Tarefas resolvidas 10 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Nutrição - Bioquímica Nutrição no Vestibular Nutrição - Fisiologia Humana
Especialização: Nutrição Clínica Funcional (FAVENI)
Nutricionista clínica, concursada e mestra em ciências da nutrição.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil