Dieta só amanhã...
Foto de Bruna R.
Por: Bruna R.
02 de Julho de 2023

Dieta só amanhã...

Nutrição obesidade Compulsão alimentar reeducação alimentar

Você sabia que o Brasil é o segundo país com o maior número de academias no mundo? Atrás apenas dos Estados Unidos, uma pesquisa apontou que o Brasil possui 29.525 academias. Esse dado me chamou atenção porque recentemente também saiu uma pesquisa do Ministério da Saúde divulgando que no ano de 2022, o número de pessoas obesas subiu para 863.083, diagnosticadas com o mais grave nível de obesidade, totalizando 4,07% da população. 

Um estranho paradoxo, tendo em vista a disponibilidade de academias no país. Isso nos remete ao seguinte questionamento: por que o número de pessoas obesas só cresce? Provavelmente, a rotina acelerada das pessoas e o pouco tempo disponível para o preparo dos alimentos dificultam a adesão a uma alimentação mais saudável. Além disso, os alimentos industrializados são mais palatáveis e costumam chamar a atenção dos consumidores. 

A obesidade é um problema de saúde pública e se configura como fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças, como hipertensão e diabetes, além de aumentar o risco de problemas cardíacos. Assim, dentre outras medidas, o Ministério da Saúde através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que as embalagens dos alimentos deverão ter um símbolo informativo na parte da frente para esclarecer o consumidor sobre o alto conteúdo de nutrientes que podem fazer mal para a saúde se ingeridos em grande quantidade.

Escolhas saudáveis podem ser feitas sem restrições. O ato de comer também é social, está presente na forma de celebrar momentos e passagens, mas também deve ser pensado com consciência. O nosso corpo precisa ser nutrido de bons alimentos e ser ensinado a apreciar aqueles in natura. Uma alimentação equilibrada pode trazer muitos benefícios para a saúde corporal e mental. Alguns alimentos podem auxiliar na melhoria do humor, da memória, no combate ao estresse e ansiedade, tais como peixes e frutos do mar (ricos em selênio e zinco), ovos (possuem vitaminas do complexo B, tiamina e niacina), frutas cítricas (repletas de vitamina C, que melhoram a imunidade), dentre outros. 

As pequenas mudanças que fazemos na nossa alimentação podem fazer muita diferença e nos proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto