A tão temida ansiedade
Por: Bruna R.
16 de Maio de 2023

A tão temida ansiedade

Psicologia Curso superior Faculdade Adultos Ensino superior Profissional

A ansiedade é algo que vem atormentando muitas pessoas. Portanto, hoje eu vou fazer uma breve explicação a respeito dessa temática para que vocês entendam um pouco mais e saibam como ajudar a si mesmos ou ajudar alguém. 

A ansiedade é uma reação normal e esperada na vida de um ser humano e geralmente está ligada ao medo. Algumas situações como andar de avião pela primeira vez, a chegada de um filho, mudar de cidade, fazer uma prova importante, são alguns exemplos que demonstram que a ansiedade é natural de ser sentida. Contudo, quando a ansiedade se torna exacerbada e traz prejuízos para a vida do indivíduo é sinal de alerta. 

Os transtornos de ansiedade se diferenciam do medo ou da ansiedade adaptativa por serem excessivos ou persistirem além do período apropriado ao nível de desenvolvimento. Ocorrem com mais frequência em pessoas do sexo feminino e podem se dividir em alguns tipos como: transtorno de ansiedade de separação, transtorno de ansiedade social, transtorno de ansiedade induzido por substância, transtorno de ansiedade generalizada, dentre outros. 

Nesses casos, o melhor é buscar ajuda médica e psicológica. Você também pode fazer algumas mudanças na sua rotina, a saber: manter uma boa noite de sono, praticar exercícios físicos regularmente, ter momentos de lazer, de autocuidado e meditação (você pode praticar com as meditações guiadas disponíveis no Youtube ou Spotify). 

Em caso de crise de ansiedade (desconforto no peito, coração acelerado, falta de ar, tremores, sudorese, náuseas) busque diminuir o ritmo da respiração através de exercícios de respiração e diminuir o foco dos sintomas por meio da imaginação guiada. 

Não hesite em procurar ajuda profissional, se notar prejuízo significativo. Não se sinta “louco” ou inferior a alguém por conta disso. Todos nós precisamos cuidar da nossa saúde mental. 

R$ 70 / h
Bruna R.
Fortaleza / CE
Bruna R.
4,5 (10 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 17 horas de aula
Tarefas resolvidas 7 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Saúde Pública - Psicologia Psicologia - SUS Psicologia - Saúde Coletiva
Especialização: Psicologia Hospitalar (Centro Universitário UniAmérica)
Sou psicóloga, especialista em psicologia hospitalar e saúde coletiva e tenho conhecimento em metodologia científica, projetos acadêmicos e artigos.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil