Comer com atenção plena
Por: Bruna R.
02 de Julho de 2023

Comer com atenção plena

Meditação mindfullness

Comer com atenção plena, também chamado de Mindful eating, é o comportamento de comer consciente, envolvendo os cinco sentidos humanos. Assim, é importante observar o alimento, as cores, as formas, o aroma e o que estes lhe causam, se lhe parece apetitoso ou não, por exemplo. 

Você já reparou que muitas vezes comemos pelo simples fato de comer? Geralmente, em um dia atarefado nos alimentamos com pressa, sem prestar atenção na textura ou no sabor dos alimentos, ficando mais atentos, muitas vezes, somente ao visual que apresentam. Outras vezes, comemos de forma automática, nos distraindo com o celular ou assistindo alguma coisa na televisão. Isso pode alterar a nossa sensação de saciedade e pode fazer com que comamos mais. 

Portanto, que tal praticar a utilização dos nossos outros sentidos (olfato, audição, tato e paladar) na hora de se alimentar? Escolha um alimento, coloque uma venda nas outras pessoas que irão participar da brincadeira e ofereça um pedaço para cada. Elas podem sentir a textura enquanto comem, o cheiro e o sabor, mas ainda não devem dizer o nome dos alimentos caso tenham descoberto.

Realize as perguntas para os participantes: que sensações esse alimento desperta? Depois, questione aos participantes sobre o cheiro para que percebam como o corpo deles reage. Quais lembranças essas sensações trazem? Agora sugira experimentar com calma. Peça que avaliem a temperatura, o sabor e que mastiguem devagar.

Na sua contagem, peça que digam, ao mesmo tempo, o nome do alimento. Ao final, podem compartilhar se sentiram dificuldade ao tentarem descobrir qual é o alimento.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil