3 Dicas poderosas para ter mais FOCO nos estudos
Por: Carolina B.
01 de Maio de 2019

3 Dicas poderosas para ter mais FOCO nos estudos

Como você pode ter mais FOCO e ser mais PRODUTIVO nos estudos?

Coaching Assessoria e acompanhamento de estudos Desenvolvimento Pessoal Aprendendo a ter disciplina Ensinar a Estudar Como Estudar Sozinho Produtividade Planejamento estudos

Fala galera!

Quem ainda não me conhece, vou me apresentar um pouquinho antes de iniciar o tema de hoje.

Oi! Eu sou a Carol! Também sou licenciada e bacharela em Ciências Biológicas, mestre em Ecologia e Doutora em Economia, tudo pela Universidade de Brasília, UnB. Como vocês repararam, eu fiz o doutorado em uma área diferente da minha formação, 5 anos depois de ter finalizado o mestrado em Ecologia. Em breve falarei mais sobre como consegui essa “façanha” em outros posts, mas o importante agora é que eu consegui finalizar este doutorado graças a algumas ferramentas que tive acesso e aprendi durante os 5 anos de doutorado, de 2012 a 2017. E essas ferramentas me auxiliaram a ter foco e ser produtiva tanto nos estudos para as disciplinas como para a escrita da minha tese. E sei o quão é importante ser produtivo e manter o foco nos dias de hoje, em que estamos sempre brigando com o tempo e queremos ter mais tempo de qualidade com as pessoas queridas da nossa vida!

Então, como organizar os estudos/trabalho e ter mais tempo “extra” de qualidade? Especialmente se você trabalha o dia inteiro e (acha que) não tem tempo para estudar e sempre reclama que o tempo é escasso?

 
*giphy

Eu só direi uma coisa: vocês têm tempo sim! É só organizar um pouquinho melhor o seu dia e se manterem focados em uma, e somente uma, atividade! Eu não vou entrar no mérito da organização diária hoje, mas sim no tempo para o estudo. Podemos falar sobre a organização diária em posts futuros!

Existem várias técnicas para manter o foco em uma determinada atividade, seja trabalho, estudo, fazer artesanato… Antes de eu falar da técnica que eu utilizei para os estudos e ainda utilizo para trabalhar, vamos a algumas dicas para ser PRODUTIVO e para terminar suas obrigações logo e ter tempo para lazer e diversão:

 
*giphy
  1. Mantenha a atenção e presença naquilo que você está fazendo! Ou seja, desligue todas as distrações ao seu redor. Como fazer isso? Coloque seu celular no modo avião pra que você não receba nenhuma mensagem ou notificação de aplicativo durante o momento que você está estudando/trabalhando. Isso é importante pra que você mantenha o foco e 100% da sua atenção na atividade que você está desenvolvendo. Também é importante para que você consiga fazer o máximo com menor tempo possível, ou seja, ser eficiente.
  2. Coloque o seu computador também em modo avião! Ou seja, desligue a internet para você não ficar tentado com as distrações como Facebook, e-mails, jogos e outras distrações, especialmente quando se está produzindo textos ou estudando.
  3. Tenha um bloco de notas do seu lado enquanto estuda/trabalha! Para quê? Para você anotar tudo aquilo que vier na sua mente durante o período de foco! Você verá que quando começa a entrar nesse estado de foco, você será “atrapalhado” pelos seus próprios pensamentos, te incitando e seduzindo a sair desse estado de foco e presença. Para “enganar” seus pensamentos, materialize-os, escrevendo em um bloco de papel, para que você, nos momentos de intervalo, olhe para o que escreveu e avalie se deve fazer algo a respeito ou não. Para mim, sempre surgia ideias para outros capítulos da tese ou algo que eu deveria complementar ou ler. Para não interromper o estado de atenção plena e de “flow”, eu anotava tudo e avaliava depois de desempenhar atividade que tinha proposto para mim naquele momento.

Agora, vamos à técnica! Eu gosto de utilizar a técnica pomodoro de estudo.

 
*giphy

Como é essa técnica?

Essa técnica foi desenvolvida por um italiano pra conseguir realizar uma tarefa sem distrações. A técnica é simples: colocar o timer para 25 minutos e durante esse período você realiza a tarefa completamente focado. A cada 25 minutos você tem direito a um intervalo de 5 minutos. Depois de 4 períodos de 25 minutos você tem direito ao presente de ter uma pausa maior de 15 minutos.

Existem alguns aplicativos que você pode baixar no seu celular ou no seu computador. No aplicativo, você coloca a tarefa que quer realizar e o tempo que quer se manter focado nessa tarefa. No meu caso, eu utilizo o timer de cozinha mesmo e coloco um período de 40 minutos, com intervalos de 5 minutos. Após 3 períodos de 40 minutos faço um intervalo maior, de 15 minutos.

“Mas, Carol, o que eu devo fazer durante os intervalos?”

Nos intervalos de 5 minutos você pode fazer qualquer coisa que desejar! Eu, por exemplo, atualizo as mensagens do celular, vou ao banheiro, bebo água e, às vezes, verifico meus e-mails. Já no intervalo de 15 minutos, eu faço qualquer outra atividade não relacionada a nenhum estímulo eletrônico. Eu me levanto da cadeira e faço atividades relacionadas a casa (lancho, lavo roupa, estendo roupa, lavo louça…) ou mesmo desenho, pinto mandalas, leio um livro, faço crochê, ou medito!

 
*giphy

Com essa técnica e com as dicas que eu apresentei, eu consegui (e ainda consigo) render e produzir muito mais. Durante o doutorado aprender essa técnica me auxiliou a focar em diferentes atividades ao longo do dia, como estudar para as disciplinas e escrever capítulos da tese. Naquela época, eu fazia o seguinte esquema: dedicava, pelo menos, 2h para leitura e escrita da tese e 2h dedicava para os estudos da disciplina. Isso significava que em 3 ciclos de 40 minutos eu me mantinha focada no desenvolvimento da tese e em 3 ciclos de 40 minutos, na disciplina. O que era ótimo, porque eu tirava 15 minutos entre essas duas tarefas para descansar, fazer um lanche e iniciar a outra atividade com o mesmo foco e dedicação.

Portanto, se você tem somente 2h por dia pra estudar, é possível SIM estudar com foco e com plena atenção! Você pode testar para ver em quantos minutos você consegue ficar mais tempo focado. Lembre-se que é importante você desligar qualquer distração a sua volta, ou seja, colocar os aplicativos no modo silencioso ou colocar o celular no modo avião ou desligar a internet do seu computador. Também é importante estar em um ambiente tranquilo e silencioso se você vai escrever ou ler. Caso isso não seja possível, coloque um protetor auricular, ou coloque uma música de fundo que estimule o foco. Eu gosto de estudar com músicas instrumentais. No Spotify, por exemplo, você encontra listas de música apropriadas para o estudo intensivo e focado.

Bom, espero que essas dicas tenham sido úteis! E eu gostaria muito de receber o comentário de vocês!

Então, quem testar a técnica, por favor, mande um comentário por aqui! Ou se você tiver outra técnica funciona muito bem para você, compartilhe conosco! Assim, todos contribuem para a discussão, o uso das técnicas e as melhores maneiras de aprimorá-las!

O tempo é a gente que faz! Só precisamos perceber como organizar melhor as nossas atividades e escolhas diárias.

E lembrem-se: foco é dizer não! Priorizem essas 2h de estudo diárias e vocês verão que o estudo para prova, o desenvolvimento do seu TCC ou de qualquer outro estudo/trabalho irá render muito mais.

Grata pela leitura!

Abraços!

Carol Bernardo.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil