Tutorial de pós-graduação sem estresse
Por: Carolina B.
20 de Maio de 2019

Tutorial de pós-graduação sem estresse

5 super DICAS para você ter uma pós graduação tranquila e produtiva!

Coaching Profissional Coaching Educacional Assessoria e acompanhamento de estudos Autodesenvolvimento Autoconhecimento Desenvolvimento Pessoal Curso superior Estudos Carreira Tutoria Orientação Profissional Como Estudar Sozinho Ensinar a Estudar Planejamento pessoal Produtividade Auxilio ao desenvolvimento de carreira Autonomia Escolar Técnicas De Estudo Orientação De Estudos coaching para mulheres Organização Mentor Orientação de TCC Fichamentos Professional Coaching Tempo Controle do estress Gestão de Projetos Planejamento estudos pós graduação mestrado doutorado mentor de mestrado mentor de doutorado dissertação tese TCC monografia

Fala galera! :)

Hoje acordei inspirada e vou compartilhar um tutorial com vocês sobre como sobreviver à uma pós-graduação sem arrancar os cabelos!!

Eu passei por duas pós-graduações stricto-sensu: um mestrado e um doutorado. E quando eu estava entrando em parafuso, principalmente nos períodos finais, eu adotei algumas medidas simples no meu dia-a-dia. Estas me auxiliaram a reduzir um cadim o estresse!

 

via GIPHY

 

Então, vamos ao tutorial:

 

1) Tenha uma rotina matinal.

via GIPHY

Essa rotina deve ser delineada por você e adequada a seu estilo de vida. Portanto, não venha tentar acordar cedo, às 6h da manhã, se você tem costume de acordar as 11h da manhã! Seja realista! Se você acorda tarde, continue acordando tarde, e faça uma rotina que te dê um up! Por exemplo: acordar as 11h, beber 500ml de água, ir ao banheiro, escovar os dentes, meditar por 5 min, fazer 20 min de caminhada, tomar café. E ser assim todos os dias.

Se você quiser desenvolver o hábito de acordar mais cedo, é possível também! Mas faça isso de maneira gradual! Por exemplo: se você acorda as 11h e quer passar a acordar as 8h todos os dias, programe seu relógio para te despertar 15 min mais cedo a cada dois dias. Assim, você não sentirá tanto a mudança e te fará gastar menos energia para atingir ao objeito de acordar as 8h.

 

2) Beba água.

via GIPHY

É óbvio, eu sei! Mas o óbvio a gente esquece ou é difícil de ver!

Então, tenha sempre uma garrafa de água perto de você quando estiver estudando e/ou escrevendo! E beba sempre e com frequência!

Se você tem o hábito de, mesmo tendo uma garrafa próxima de vocês, esquecer de beber água, coloque um lembrete no celular para tocar ao longo do dia! Isso ajudará a voltar a ter o hábito de beber água regularmente e te auxiliar no processo de escrita/estudo.

 

3) Levante da cadeira de tempos em tempos.

via GIPHY

Entrar em movimento é ótimo para seu corpo e para a sua mente. Faz você movimentar a energia que estava estagnada e te ajudar a desempacar alguma ideia que travou durante a escrita.

Você pode colocar esse hábito junto ao ato de beber água. Assim, todas as vezes que o despertador do celular tocar para você beber água, você pode levantar da cadeira e ir beber água.

 

4) Caminhe 30 min diariamente ou faça exercícios regulares.

via GIPHY

Se você não faz nenhuma atividade regularmente, crie o hábito de caminhar, pelo menos 30 min por dia!

Exercícios ou a simples caminhada é imprescindível para você reduzir o estresse! Esse hábito diário te auxiliará a movimentar a energia, te dar mais disposição e ainda auxiliar seu sono, caso tenha problemas para dormir.

 

5) Se alimente bem.

via GIPHY

Seu cérebro é responsável pelo consumo de 20% da sua energia diária! Portanto, a boa alimentação é fundamental no bom funcionamento cerebral e, consequentemente, no processo de estudo e escrita.

Coloque alimentos que irão te nutrir e dar disposição para passar por esse momento.

Sei que nesses momentos você terá vontade de comer muitas porcarias ou junk food que é mais prático e rápido. Mas muito cuidado! O excesso desses alimentos pode fazer com que sua energia diminua ao longo do tempo!

 

Espero que com esse "tutorial" sua vida na pós-graduação seja mais leve e com mais "good vibes"!!

via GIPHY

Qualquer dúvida ou comentário, pergunte aqui, nos comentários!

Se gostou, compartilhe!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil