6 PASSOS para você ARRASAR nos estudos!
Por: Carolina B.
25 de Setembro de 2019

6 PASSOS para você ARRASAR nos estudos!

Sonhe, planeje, execute e descanse! ;)

Matemática Reforço Escolar Ensino Fundamental Ensino Médio ENEM Concursos Ensino Superior Técnico Geral Pré-Vestibular Profissional Apoio escolar Estatística Probabilidade Cursinho Resolução de exercícios

Como planejar seus estudos e arrasar em qualquer prova que você tiver? 

A primeira coisa que você precisa fazer é: Saber qual HORÁRIO do dia você rende mais nos estudos. Falei em algum post atrás que se você ainda não sabe isso, você pode testar. Estude em todos os horários do dia, ao longo de uma semana. Veja em qual horário você consegue absorver mais as informação, o horário que te dá mais energia e te deixa mais atenta. 

A segunda coisa é: Saber a FORMA que você estuda melhor. Você estuda melhor lendo em voz alta? assistindo vídeo-aulas?, escutando um áudio?, fazendo resumos? ensinando? 

É necessário você descobrir isso para que você tenha o melhor desempenho durante os estudos. E, se ainda você não sabe, você também pode testar. Seja sua própria cientista neste momento e experimente! 

A terceira coisa importante, depois de saber quando e como você estuda melhor, é estabelecer uma sequência de IMPORTÂNCIA. “Como assim Carol?” 

Seguinte: Separe tudo o que você precisa estudar. Faça uma lista das disciplinas ou assuntos dentro de uma disciplina que você precisa estudar. ENUMERE do mais DIFÍCIL para o mais fácil para você. Comece do mais difícil. (Isso é algo que dá certo para a maioria das pessoas. Se não der para você, tudo bem! Você pode começar do mais fácil também.)

A quarta coisa necessária é: SEPARAR todo o material necessário para você estudar naquele momento determinado, sem ter interrupções por “estar faltando lago”. Ou seja, para evitar você dar desculpas para você mesma durante o processo de estudo. Uma dica importante neste tópico é: deixe tudo a mão e tenha seu local de estudo limpo! O visual importa! ;)

O quinto passo é: DIVIDIR seu tempo de estudo em partes (como diria Jack, o estirador). Eu utilizo o método pomodoro de estudo, que consiste no seguinte: 1) coloco no timer 40 minutos e estudo focada nesse período. Sem interrupções. Para isso, coloco um bloco de notas ao meu lado para que eu anote qualquer pensamento que vier e que não esteja relacionado ao estudo; 2) Paro por 5 a 10 minutos depois desse tempo. 3) Faço isso por 3 ciclos. 4) Ao final dos 3 ciclos, eu tirou um período maior de descanso de 30 a 45 minutos até reiniciar os estudos. 

Durante esse processo, é importante você ELIMINAR toda e qualquer interrupção que você tiver no momento. Por isso, eu coloco meu celular ou no modo avião ou no modo não perturbe, bem longe de mim!

 

Resumindo, os PASSOS para aproveitar ao MÁXIMO seus estudos são:

  1. saber o HORÁRIO que você rende mais;
  2. saber a FORMA que você rende mais;
  3. determinar a IMPORTÂNCIA dos estudos (do mais difícil para o mais fácil)
  4. SEPARAR todo o material que será utilizado;
  5. DIVIDIR o seu horário disponível para estudo em partes de estudo focado + descanso.
  6. DESCANSAR ao final de cada ciclo de estudo.

Curtiram? Então salvem, compartilhem e mãos à obra! ;)

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil