Por que é importante aprender Economia?

Saiba da importância da Economia no seu dia-a-dia!

Economia Macroeconomia Microeconomia Introdução à Economia Básica
Por que é importante aprender Economia?
Carolina B.
em 11 de Setembro de 2019

Durante a escolha da minha graduação, não tive a menor dúvida do que iria fazer. Biologia, biologia, biologia, biologia. (Uma para cada vez que fiz o vestibular. Sim, só passei na minha quarta tentativa, por pura ansiedade/nervoso de fazer provas.)

Ao longo da graduação e do mestrado sempre fui aficcionada pela beleza das Ciências Biológicas e todas as suas áreas. Por causa disso, eu não lia outra coisa: me interessava quase que somente pela leitura de artigos e notícias ligadas à área. Passava longe de leituras sobre economia, sobre política e sobre o que estava acontecendo no mundo. Me dava até preguiça pensar nisso, na verdade.

Só fui entrar em contato com a Economia dois anos depois de terminar o mestrado, em um cursinho que fiz para o concurso da Agência Nacional de Águas (ANA). E foi aí o meu primeiro contato com a disciplina de microeconomia. E o melhor ainda é que essa disciplina era aplicada aos recursos naturais. Esse primeiro contato me fez ficar de “antenas” mais ligadas. Especialmente para essa interface entre economia e ecologia (recursos naturais). 

O contato se estreitou em 2010, em um seminário sobre Economia Ambiental realizado pela Universidade Federal de Tocantins (UFT), onde trabalhava na época. Lá li os primeiros artigos sobre o tema e foi quando decidi fazer o doutorado em economia. 

Apesar de “prever” o que me esperava (muito muito muito estudo e alguns cabelos brancos a mais…), não imaginava que eu poderia (e conseguiria) analisar situações atuais das políticas econômicas, ter uma visão mais crítica com relação aos números e índices apresentados e, ainda, gostar de fazer tudo isso. Foi uma bela surpresa para mim. 

 

E essa ficha só caiu agora, hoje, para ser mais específica, após dar uma aula de Introdução à Economia. Hoje alguns alunos vieram me elogiar pelas aulas, dizendo que estavam gostando muito. Acredito que um dos motivos é que eu trago situações reais e atuais para a sala de aula. Com uma visão crítica econômica sobre o assunto. 

E é por isso que acho importante aprender Economia. Mesmo que seja só os conceitos básicos. Já fará você entender algumas coisinhas que estão rolando, como: a liberação do FGTS, na tentativa de “aquecer” a economia e aumentar o PIB… medida nada liberal como muita gente prega por aí; os impactos que as mudanças do clima estão causando nos preços de itens como tomate, alface, feijão, arroz…; prever os impactos que as queimadas na Amazônia podem causar no comércio interno e no comércio internacional; as consequências no mercado internacional das nada cuidadosas palavras do presidente. 

 

Enfim, faz você ter uma visão crítica do que está acontecendo no país e as possíveis consequências que isso pode ter em sua vida. É como um novo filme que você usará para enxergar o mundo.

Recomendo. 

E, conte comigo para o início desse aprendizado! ;)

1 avaliação
Brasília / DF
Doutorado: Economia (Universidade de Brasília - UnB)
Economia Básica Economia - Aulas Particulares Introdução à Economia
Olá, sou a Carol e tenho mais de 15 anos de experiência em aulas particulares e 5 anos de experiência de sala de aula. Fui professora particular de todas as disciplinas exatas (Matemática, Física, Química e Biologia) para Ensino Fundamental e Médio. Além disso, fui professora de Faculdade das discip ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Carolina B. Whatsapp do professor Carolina B. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 9 h e 25 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil