Os bairros parisienses
em 07 de Junho de 2016
Curta em francês
Embora já tenha lido diversos livros sobre didática e técnicas de aprendizagem de uma nova língua, acredito que o aprendizado de um modo geral é algo bastante subjetivo. O que funciona para mim, nem sempre será o método mais adaptado ao meu vizinho e vice-versa. Algumas pessoas possuem maior percepção auditiva e conseguem reproduzir sons com bastante facilidade. Já outras podem ser mais visuais, conseguem memorizar melhor um texto escrito ou imagens.
Independente do perfil de cada pessoa, o contato diário com a nova língua é fundamental para evoluir no aprendizado.
Eu adoro assistir filmes e documentários e para mim esta é uma das maneiras mais prazerosas de estudar uma nova língua. Quando assisto filmes em inglês por exemplo, sempre que possível coloco as legendas em inglês e isso facilita muito não apenas a compreensão (sem legendas acho que entendo uns 60%) mas também a memorização de novas palavras (minha memória é visual!).
O que é legal é que existe muito material disponível na internet para quem quer praticar. Eu adoro filmes, mas sei que nem sempre são acessíveis, o vocabulário às vezes é complexo para quem é iniciante e 2 horas de concentração pode ser bastante cansativo no início. E por que não começar com curta-metragens? Sempre que possível, gosto de trabalhar com curtas, é possível visualizá-los em sala e discutir com os alunos. Este tipo de formato é excelente para quem quer praticar mas não dispõe de muito tempo, e o que é melhor, alguns deles você poderá encontrar integralmente no youtube e dailymotion.
Motivados? Segue uma listinha de alguns curtas em francês que vocês poderão curtir:
Feeling Nothing - court métrage d'animation 8 minutes
Só preparar a pipoca ;)