Educação Ambiental para Crianças
Por: Crislaine M.
13 de Janeiro de 2018

Educação Ambiental para Crianças

Sustentabilidade

Biologia Educação Ambiental Sustentabilidade Geral Ensino Fundamental

Educação Ambiental para Crianças - Sustentabilidade

 

Sustentabilidade... Um conceito muito usado nos dias atuais, mas você sabe o que significa? Sustentabilidade é um conjunto de ações que visa suprir nossas necessidades sem prejudicar o meio ambiente, garantindo o futuro das próximas gerações.

Ser sustentável é praticar atitudes que cuidem do meio ambiente e que preservem os recursos naturais. Atitudes essas, que devem fazer parte de nossas vidas desde criança, pois é na infância que nossas ideias e condutas começam a ser formadas, por isso a importância de ensinar às crianças como e porquê ser sustentável, através da educação ambiental.

A educação ambiental deve ser inserida no Projeto Político Pedagógico da Escola, utilizando jogos interativos, discussões sobre o tema e visitas a parques, outra forma muito interessante de fazer com que a criança sinta a natureza e conheça suas diferentes formas e cheiros é montar a Trilha dos Sentidos. Nessa trilha, as crianças ficarão descalças e de olhos vendados, onde por meio de uma corda irão guiando-se no local, que estará repleto de folhas de diferentes formatos, frutos, terra, água e sons de diversos animais. Isso irá permitir que a criança toque, ouça e cheire a natureza, aliás, essa trilha pode ser feita também por adultos, afinal, muitas vezes a natureza passa despercebida na correria do nosso dia a dia.

Devemos lembrar que a educação ambiental começa em casa, na comunidade e não só na escola. A seguir estão algumas dicas de como desenvolver a educação ambiental com as crianças nos espaços fora do ambiente escolar e ajudá-las a ter uma visão mais ecológica.

 

1- Plantar uma árvore, regar e cuidar do seu crescimento.

2- Separar o lixo orgânico do lixo seco e reaproveitar caixas, papelão, plástico, e outros materiais criando brinquedos e itens decorativos que podem ser usados no quarto do seu filho.

3- Ensine-o a reaproveitar a água da chuva, usando ela para regar as plantas. Mostrando que todos nós precisamos de água para sobreviver, assim os pequenos irão entender a importância de não desperdiçar água no banho ou enquanto estão escovando os dentes.

4- Insira frutas e verduras orgânicas na alimentação e explique que os agrotóxicos contaminam o solo e a água, por isso devem ser evitados.

5- Coloque adesivos de super heróis ao lado dos interruptores de luz e ensine-o a sempre desligar a luz quando não está utilizando o ambiente. Cada vez que ele praticar essa atitude estará sendo um super herói.

Por último e mais importante leve seu filho, seus alunos ao parque, ao bosque, visite um lago, um zoológico, brinque com eles com jogos educativos sobre animais, faça com que conheçam a natureza, pois só se preserva aquilo que se conhece. É necessário entender que somos parte do meio ambiente e não donos dele. Destarte, a criança irá desenvolver um pensamento ecológico e entender a importância dessas pequenas atitudes que se tornam valiosas para todo o planeta. Afinal, ensinando nossas crianças a respeitarem o planeta elas se tornarão adultos melhores, conscientes e preocupados com o bem estar de todos os seres vivos.

 

Autora

Crislaine Munaro

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 16 de janeiro de 2018

Obrigada Josiane :)

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 16 de janeiro de 2018

Gostei do artigo, importante trabalhar esse tema.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil