
Força ou Energia

em 18 de Fevereiro de 2015
Como nasce e morre uma estrela.
Com certeza não existe um futuro.
As estrelas quase sempre se formam em grupos, raramente isoladas, devíamos aprender com elas.
Quando a temperatura no centro deles alcança um valor alto suficiente para começar a reação de fusão nuclear, a contração para e a estrela nasce.
É muito similar com o êxtase final de nosso orgasmo. O período de vida de uma estrela está diretamente relacionado à sua massa. A fase atual do Sol é de 4,5 bilhões de anos, logo, ele tem além disso uns 5 bilhões de anos pela frente.
Durante as fases finais de vida do Sol, ele irá se alargar até atingir a órbita de Marte, transformando-se em uma estrela vermelha gigante. Nessa fase evolutiva, todos os planetas internos, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, serão extremamente aquecidos.
Na Terra, os oceanos se evaporarão e o planeta perderá sua atmosfera. A tristeza da perda é semelhante quando pensamos em ter amor e o perdemos.
Mas por que as estrelas morrem? No núcleo delas, a energia é formada por fusão nuclear, ou seja, elementos mais leves vãos se fundindo e formando os mais pesados com o passar do tempo.
No caso do Sol, o hidrogênio (que é mais leve) transforma-se em hélio (que é mais pesado) por fusão nuclear. Quando o hidrogênio se esgota no núcleo da estrela, o hélio começa a se fundir para formar carbono. Mas em uma estrela com a massa do Sol, a temperatura de fusão do carbono para formar elementos mais pesados nunca será atingida, então forma-se um núcleo que não mais produzirá energia e, com isso, começa o processo de morte da estrela.
Como veem não tempos futuro , quando olhamos as estrelas , algumas já morreram e a vemos. Só vemos o passado e o Futuro? Não nos pertence. Portanto não preocupo mais com ele, quero só um presente eterno de ouro. Do mais puro metal de realizações pois tudo que “reluz” é “ouro”...
Helios na mitologia grega era um jovem que personificava o nosso astro sol. Cada manhã ele subia do oceano para o céu em sua carruagem puxada por seus quatro cavalos ( Pyrois, Eos, Aethon e Phlegon), descendo somente à noite. Fazia seu percurso sempre de leste para oeste. Helios era o deus que tudo vê e tudo sabe.
A reverência ao sol como um deus veio da Ásia para a Grécia. Helios foi adorado em vários lugares do Peloponeso, mas especialmente em Rodes onde a cada ano eram realizados os jogos em sua honra.
Em Rodes também havia a famosa estátua conhecida como Colosso de Rodes. Esta estátua enorme, media 32 metros de altura e foi construída em 302 a 290 aC. No terremoto de 224-223 aC a estátua rompeu os joelhos e caiu ao mar.
O Sol é a personificação romana do astro sol, completamente idêntico ao deus grego Helios.
A foto ao lado tirada de um bloco de pedra, que vem de um período na história egípcia, em que o sol foi considerado a única divindade. O Faraó egípcio Akhenatom, aboliu todos os deuses do Egito, criando o culto a um único deus, o Sol.
Se olharmos em outras culturas até mais recentes como os astecas e os nossos índios, veremos sempre presente este temor e reverência ao Sol.
|