O Conceito de Força e Energia .
Por: Maria M.
06 de Outubro de 2014

O Conceito de Força e Energia .

Física Teoria da Relatividade Velocidade EM Física Teórica Momento Calor Relatividade Einstein Energia MV Movimento Cinética Nuclear 2 Quantidade de movimento

Não vamos imaginar que temos um paradigma  entre o conceito de força e de energia , vamos priorizar a construção do conceito de força e de energia. O ponto essencial  é o conceito de MASSA . Na pratica,a conseqüência mais importante da teoria da relatividade especial é a equivalência entre massa e energia , expressa pela equação E =  m c2 . Ela estabelece uma proporcionalidade entre massa e energia , isto é , quando uma cresce a outra do mesmo modo cresce , e vice-versa. 
         De  acordo com Einstein , a energia cinética de partículas a elevadíssimas velocidades se transforma em massa  e , reciprocamente , uma quantidade de massa pode se tornar uma enorme quantidade de energia.Tal processo se utiliza , por exemplos , nos reatores nucleares. 
           Massa é o ponto principal do conceito de forçar e de energia. Massa é ponto central de união . Pois F = m.a e E = m.c2  , vamos agora citar F como quantidade de movimento ( Q = m.v) pela unidade de tempo. 
             Não obstante de Einstein não ter sido o primeiro a propor a relação entre massa e energia, e várias fórmulas análogas aparecerem antes da teoria de Einstein, ele foi o primeiro a propor que a equivalência da massa e energia é um princípio geral que é uma conseqüência das simetrias do  espaço e tempo. 

             Em  20 de novembro de 2008, uma equipe internacional de físicos do Centro de Física Teórica de Marselha  com o subsídio de um  supercomputador , confirmou pela primeira vez na prática, que a massa do próton provém da energia liberada por quarks e gluons, confirmando  que a  massa provém da energia, conforme teorizado por Einstein. 
       Massa-energia : correspondência propõe que quando um corpo possui massa, ele tem uma certa energia proporcional, como que "em repouso". Isto é oposto à  Mecânica Newtoniana, na qual um corpo  em repouso não possui  energia cinética, e pode ou não ter outras (relativamente pequenas) quantidades de energia interna armazenada. Porém, em  Relatividade, a massa de repouso de um corpo é a energia de repouso desse corpo. O E da fórmula pode ser visto como a energia total do corpo, que é proporcional a massa do corpo. 
        Mesmo que  um único fóton ao viajar no vácuo pode se considerar como tendo massa efetiva, m, de acordo com a fórmula E=mc². Um fóton nunca pode ser medido em repouso, mas a fórmula se aplica não apenas a partículas quando estão em repouso, mas também a sistemas em repouso. Fótons solitários são contraditoriamente analisados  desprovidos de massa (eles não possuem massa de repouso, ou massa invariante, ainda que eles possam ter variáveis quantidades de energia e massa relativística). Mas, sistemas de 2 ou mais fótons movendo-se em desiguais  direções (como por exemplo uma aniquilação elétron-positron  ) pode não ter momento. Sua energia E deve ser interpretada como uma massa de repouso m= E/c², aplicando a equivalência massa-energia a eles como sistema. Esta fórmula também dá a relação quantitativa de quanta massa foi perdida por um corpo ou sistema em repouso, quando a energia é deslocada  dele, como em uma reação química ou nuclear onde calor e luz são extraídos. Então este E pode ser visto como a energia deslocada, correspondendo a uma certa quantidade de massa relativística  m que foi decaída, e que corresponde ao calor ou luz movidas. Nesses casos, a energia removida é igual a massa perdida, vezes o quadrado da velocidade da luz. Do mesmo modo, quando energia de qualquer forma é adicionada ao corpo em repouso, o aumento de massa de repouso será a energia adicionada dividido pela velocidade da luz ao quadrado. 

                                                                                      Prof.: Maria Cristina Moysés 

 

R$ 60 / h
Maria M.
Belo Horizonte / MG
Maria M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Física - Eletromagnetismo Magnetismo Física III
Estude comigo Física, Cálculo, Ciências da Terra
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil