Níveis no estudo do piano
em 03 de Janeiro de 2023
Aula de piano na modalidade online não é uma novidade no mercado, alguns professores trabalham com esta modalidade há mais de 10 anos, como é o caso do pianista e pedagogo Coreano-Americano Hugh Sung. Os professores de instrumento têm incorporado, mesmo que de maneira cautelosa, novas ferramentas tecnológicas em suas aulas. Na maioria das vezes, aulas online eram oferecidas apenas quando era preciso contornar situações específicas e temporárias: quando um aluno adoecia, ou precisava viajar, quando não era possível agendar uma reposição de aula perdida, entre outros. Em conversas com colegas e professores de piano com experiência em aulas na modalidade online, a preferência pela modalidade presencial era unânime.
No momento atual, respeitando as regras de distanciamento social, aulas na modalidade online passaram a ser a norma, talvez a única opção. Existem, inclusive, festivais, encontros e simpósios de música acontecendo de forma online. O processo de transição e adaptação à esta nova modalidade pode gerar certa ansiedade, por isso, seguem algumas dicas de ferramentas e propostas que podem ajudar, a ideia é fazer a transição sem que seja necessária a aquisição de equipamentos extras.
Wifi
Caso você decida usar um Tablet ou celular, considere ficar o mais perto possível o roteador para garantir uma melhor conexão, ou ainda, instalar repetidores de sinal wifi.
Se você puder conectar seu computador através de um cabo de Ethernet, sua conexão pode melhorar significativamente.
Lembre-se de fechar guias desnecessárias no seu navegador e, caso você utilize serviços de armazenamento como o Dropbox, OneDrive e outros, lembre-se de pausar a sincronização durante a aula, pois isto pode afetar a qualidade do sinal.
Compartilhando internet em casa
A qualidade da conexão à internet pode ser afetada dependendo da quantidade de downloads e uploads acontecendo simultaneamente. Nas circunstâncias atuais, é possível que outros membros da família estejam trabalhando e estudando em casa e talvez a demanda ultrapasse a capacidade do pacote de internet que você tem, convêm organizar o horário das aulas de acordo com as atividades dos demais ou pensar em investir em um pacote melhor.
Para começar, são necessários apenas um dos seguintes aparelhos:
Se o seu equipamento for relativamente recente, eles já incluem câmera e microfone embutidos.
Equipamentos extras, não essenciais, que colaboram para uma melhor qualidade de som e de vídeo:
Há inúmeras opções de aplicativos e softwares para chamadas em vídeo como Skype, Zoom, FaceTime, Google Hangouts, WhatsApp, Google Duo, Viber, etc.
Minha experiência com aulas online tem sido através do Skype.
Entre os recursos oferecidos pelo software que mais colaboram para aulas online estão:
Quanto à velocidade necessária de banda larga, a tabela a seguir fornece as velocidades mínimas de download e upload exigidas, além das velocidades recomendadas para obter o melhor desempenho.
Tipo de chamada | Velocidade mínima de download/upload | Velocidade recomendada de download/upload |
---|---|---|
Chamadas | 30 kbps / 30 kbps | 100 kbps / 100 kbps |
Chamadas de vídeo / Compartilhamento de tela |
128 kbps / 128 kbps | 300 kbps / 300 kbps |
Chamadas de vídeo (alta qualidade) |
400 kbps / 400 kbps | 500 kbps / 500 kbps |
Chamadas de vídeo (HD) |
1,2 Mbps / 1,2 Mbps | 1,5 Mbps / 1,5 Mbps |
Vídeo em grupo (3 pessoas) |
512 kbps / 128 kbps | 2 Mbps / 512 kbps |
Vídeo em grupo (5 pessoas) |
2 Mbps / 128 kbps | 4 Mbps / 512 kbps |
Vídeo em grupo (Mais de 7 pessoas) |
4 Mbps / 128 kbps | 8 Mbps / 512 kbps |
Para encontrar a posição ideal para posicionamento da câmera é preciso experimentar. É possível ajustar a altura com a ajuda de uma mesa ou escrivaninha, livros e outros objetos sem que seja necessário adquirir um tripé.
O ideal é que seja possível ver as duas mãos e o rosto do aluno e o teclado do piano inteiro. É importante que seu rosto seja visível para não tornar a aula impessoal e garantir a atenção dos alunos, principalmente os mais jovens. Posicionar a câmera para captar somente as mãos pode ser necessário, mas não faça disto a regra.
Manter uma fonte de luz por trás da câmera é o ideal. A luz natural pode ser um problema dependendo das condições do cômodo, fechar as cortinas e ascender a luz do cômodo pode ser mais eficaz.
O vídeo abaixo do professor Julio Machado, oferece uma boa demonstração de como é a dinâmica de aula de instrumento online:
Trabalhar com uma modalidade diferente requer ferramentas específicas e é preciso aprender a lidar com dificuldades específicas à modalidade.
A principal dificuldade é o delay. Há um atraso na transmissão entre ambas as partes, o que faz com que a dinâmica entre as interações dentro da aula ocorram alternadamente, enquanto o professor se manifesta, o aluno espera e vice-versa. Interações simultâneas como tocar junto, cantar e contar enquanto o aluno toca e bater o pé para marcar os tempos não são possíveis nessa modalidade e ao invés de ajudar acabam atrapalhando.
Para peças que requerem acompanhamento do professor, por exemplo, gravar o acompanhamento e enviar ao aluno é uma alternativa.
É necessário uma abordagem mais criativa para dificuldade rítmicas. Incentivar o aluno a contar em voz alta ou criar exercícios onde o aluno ouve o ritmo e depois tenta reproduzir são alternativas, uma vez que, não é possível tocar junto ao aluno ou contar em voz alta. Outra ideia, é ensinar o aluno a estudar com o metrônomo, lembre-se tanto o professor quanto o aluno precisam utilizar o próprio metrônomo, um de cada vez para que o exercício funcione. Há inúmeras versões de aplicativos de metrônomos gratuitos e até mesmo metrônomos virtuais como este.
Quanto aos comentários e notas que geralmente são escritos à mão, podem ser enviados por email. Outra alternativa é criar um arquivo utilizando o Google Docs e compartilhá-lo, desta forma o aquivo funciona como uma caderneta virtual.
O ideal seria ter uma cópia das músicas dos alunos, e de preferência, uma edição que contenha número de compassos. Uma opção de editor de arquivos pdf é o pdfelement, através dele é possível fazer anotações e marcações em partituras e enviar aos alunos por email.
Para quem ainda não conhece o IMSLP (International Music Score Library Project), é uma livraria internacional de partituras gratuitas. A forma mais fácil de encontrar partituras é pesquisando diretamente em um site de busca. Exemplo: "clementi sonatina op 36 no 1 imslp", os primeiros resultados podem incluir gravações, geralmente há várias edições diferentes e até mesmo arranjos e transcrições para outros instrumentos.
O G Suite possui vários recursos que podem contribuir em sua aula um deles é o Jamboard. O Google Jamboard é um aplicativo online que funciona como um quadro branco onde é possível desenhar, escrever, incluir imagens e notas.
Caso necessite de um editor de partituras para criação de exercícios ou para preparação das aulas, Flat é um editor de partituras e tablaturas online
De forma geral, a modalidade online requer um tempo de preparação e organização das aulas que a modalidade presencial não necessita. Antes de iniciar a aula, é necessário verificar a conexão à internet e seu equipamento: softwares e aplicativos necessitam de atualização e se preparar com antecedência evita atrasos e inconveniências. Por ser uma novidade para muitos alunos e professores, é importante utilizar os recursos disponíveis para enriquecer ao máximo as aulas e estar sempre buscando novos recursos e soluções para eventuais dificuldades.
Se você leu até aqui, obrigado! Comentários e sugestões são sempre bem vindos.
Daniel