Ensinando sobre intervalos

Dicas para incluir o conceito na aula de piano

Piano Principiante Iniciante Intermediário Teoria Musical Teoria para iniciantes Percepção
Ensinando sobre intervalos
Daniel P.
em 06 de Março de 2020

Entender como formar e classificar intervalos é imprescindível para uma boa formação de um músico. É um conhecimento necessário para compreender outros conceitos teóricos como a formação de escalas e acordes, para analisar uma obra, no campo da interpretação, saber classificar intervalos auxilia na hora de decidir como frasear determinado trecho e pode determinar como estudar uma passagem.

Assim que o aluno já está mais familiarizado com a partitura e já domina as primeiras escalas, começo a introduzir o conceito de intervalo. A forma que eu acho mais fácil de explicar o que é intervalo, é que é a distância entre dois sons, e que podemos medir essa distância. Utilizando apenas teclas brancas é possível ensinar o aluno a classificar os intervalos de uníssono a oitava, aproveito para explicar que os intervalos podem ser harmônicos ou melódicos, e quando melódicos podem ser ascendentes ou descendentes.

A partir deste ponto, já é possível formular vários exercícios nas seguintes categorias:

  1.          Teóricos: identificação e classificação de intervalos harmônicos e melódicos;
  2.          Práticos: pedir ao aluno que toque, utilizando apenas teclas brancas, intervalos harmônicos e melódicos, por exemplo: pedir para tocar 3 intervalos harmônicos de segunda cada um iniciando em uma nota diferente, pedir para encontrar uma quinta a partir de uma nota diferente do dó central etc.;
  3.          Perceptivos: treinar a capacidade do aluno de perceber auralmente os intervalos. Neste ponto, como ainda não expliquei como os intervalos podem ser quanto à qualidade (maiores, menores, justos, aumentados, diminutos), procuro tocar intervalos apenas em teclas brancas dentro de uma oitava, geralmente partindo do dó central.

O próximo passo é explicar como classificar os intervalos quanto à qualidade. Esta parte do conteúdo é destinada a alunos intermediários, uma vez que, é importante que o aluno já domine bem o conceito de acidentes e semitons, uma revisão rápida é sempre bem-vinda. Costumo começar com as 4ᵃˢ, 5ᵃˢ e 8ᵃˢ, justas, aumentadas e diminutas e os mesmos exercícios podem ser praticados com os novos intervalos, é importante que a aprendizagem envolva ouvir, ver (na pauta e no teclado) e tocar.

Por último, os intervalos maiores, menores: 2ᵃˢ, 3ᵃˢ, 6ᵃˢ e 7ᵃˢ. É legal começar a praticar bastante a percepção dos intervalos agora que o aluno já conhece e sabe como classificar todos os intervalos simples. Eu gosto de montar alguns exercícios de ditado para praticar durante a aula e algumas fichas de exercícios teóricos. É bom lembrar de sempre pedir aos alunos que toquem os intervalos depois de resolver os exercícios no caderno para irem se familiarizando com a sonoridade de cada intervalo. Outra ideia é ir se distanciando aos poucos da região central do piano nos exercícios de percepção atingindo a oitava mais aguda e a mais grave. Já pensando na prova específica do vestibular de música, é um ótimo momento para praticar escrever intervalos em claves diferentes.

Obrigado por ler até aqui!

Daniel

Texto retirado de https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2020/03/06/ensinando-sobre-intervalos/

São Paulo / SP
Mestrado: piano performance (Georgia State University)
Piano Iniciante Correpetição para cantores e instrumentistas Piano Intermediário Piano Avançado Aperfeiçoamento no Piano Piano para Leigos Piano Erudito
Aulas de piano particulares em domicílio para todas as idades, em São Paulo
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 120 / aula
Conversar Whatsapp do professor Daniel P. Whatsapp do professor Daniel P. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 2 h e 32 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil