Estudo das escalas para o aluno de piano iniciante
Por: Daniel P.
22 de Fevereiro de 2020

Estudo das escalas para o aluno de piano iniciante

Importância de "ajudar com o braço"

Piano Iniciante Principiante Teoria Musical Erudito Técnica Clássica Técnica Pianística

O estudo das escalas vai além da assimilação de dedilhados e exercitação motora dos dedos, é um ótimo instrumento para trabalhar diferentes articulações, timbres e cores. Costumo trabalhar escalas com todos alunos, independentemente do nível do aluno, sempre achei válido o trabalho de técnica pura no instrumento sendo possível observar os benefícios e progresso que este estudo traz para os alunos: além de aumentar a familiaridade com o instrumento também aumenta a confiança e desenvoltura na hora de tocar.

Peço aos alunos que pratiquem as escalas maiores e menores harmônicas após serem capazes de tocar pentacordes (escalas de cinco dedos) em todas as tonalidades. Claro que ninguém aprende os dedilhados de todas as vinte e quatro logo de primeira, eu costumo introduzir as escalas aos poucos, uma ou duas por aula começando pela escala de Dó maior. É verdade que Chopin afirmava que a escala de Si maior era a escala mais confortável para a mão direita, e apesar do compositor não ter deixado informação quanto a mão esquerda, a escala de Dó maior acaba sendo uma tonalidade mais acessível por ter menos acidentes. Proponho que os alunos iniciantes sejam capazes de executar todas as escalas em 1 oitava com as mãos juntas em movimento paralelo (subindo e descendo juntas), os alunos intermediários sejam capazes de fazer o mesmo em 2 oitavas e os alunos avançados, em 4 oitavas.

Executar as escalas com diferentes dinâmicas, em crescendo e diminuendo, em staccato e em legato, com pedal, sem pedal, com metrônomo e sem metrônomo, enfim, as variações são inúmeras.

Tenho observado que alguns alunos focam muito em exercitar os dedos e confiam basicamente no domínio digital do instrumento, mas “travam” do cotovelo para cima o que acaba criando tensão desnecessária. Isto ocorre principalmente quando o repertório passa a exigir uma sonoridade mais volumosa, com uma escrita mais densa. Por isso, acredito ser importante trabalhar o conceito de peso de braço através da sensação de cada articulação desde o início. Podemos dividir o estudo a partir da sensação nas diferentes articulações, isto é, diferentes pontos do braço: dedos, pulso, cotovelos, ombros e costas. 

No geral, precisamos de todas as articulações e movimentos do braço inteiro em maior ou menor grau. A maior parte destas articulações são usadas instintivamente, mas acredito ser valioso racionalizar o uso e entender as sensações físicas de cada articulação, principalmente no momento de estudo. Através da sensação física é possível entender os distintos resultados sonoros obtidos a partir de cada movimento e conseguir combinar com imagens sonoras através da criatividade de cada um.

É importante incentivar a criatividade dos alunos mesmo durante o estudo das escalas, desta maneira eles vão criando a própria identidade sonora e passam a entender que o objetivo não está nos dedos, nem nas teclas, o objetivo é o som. E o estudo é mais que um exercício motor, é um laboratório sonoro. Como exemplo, além das variações de articulação, costumo pedir para que os alunos imaginem a seção de cordas de uma orquestra para determinada escala, a seção de madeiras em outra, um cantor, e assim por diante. Também dá para adicionar caráter às escalas e experimentar tocar a mesma escala de maneira heroica, marcial, brincalhona, séria etc.

Se você leu este post inteiro, obrigado! Por favor, sinta-se livre para comentar ou enviar dúvidas.Eu gostaria de deixar disponível os handouts dos pentacordes e das escalas.

Dica: Eu costumo imprimir em papel colorido, cada folha com uma cor diferente.

Handout Pentacordes

Handout Escalas

Bom estudo!

Texto retirado de https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2020/02/22/estudo-das-escalas-para-o-aluno-de-piano-iniciante/

R$ 75 / h
Daniel P.
Marília / SP
Daniel P.
5,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 4 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Piano para Vestibular Piano Avançado Piano Iniciante
Mestrado: piano performance (Georgia State University)
Aulas de piano para todos os níveis e idades com professor qualificado e experiente
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil