Música barroca no piano
Por: Daniel P.
22 de Março de 2020

Música barroca no piano

Por onde começar?

Piano Intermediário Principiante Erudito
O repertório de piano abrange obras de diferentes períodos da história da arte. Faz parte da formação do pianista aprender músicas do período barroco, clássico, romântico e do século XX. O método mais comum para introduzir o aluno ao universo barroco é utilizando peças do Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach, eu recomendo que a primeira peça a ser estudada seja o Minueto em sol maior.
 
Antes de tudo, o que foi o período barroco?

 

Período da história da música que vai aproximadamente de 1600 à 1750. A música barroca tinha como características a polifonia, o uso do baixo contínuo e do contraponto. Foi neste período onde houve a consolidação da tonalidade. Dentre os principais gêneros musicais deste período estão a ópera, o oratório, a fuga, a suíte, a sonata e o concerto. Como principais compositores podemos citar: Claudio Monteverdi (1567-1643), Antonio Vivaldi (1678-1741), Domenico Scarlatti (1685-1757), Jean-Philippe Rameau (1683-1764), François Couperin (1668-1733) , Johann Sebastian Bach (1685-1750) e George Friedrich Händel (1685-1759).

A música para teclado deste período é bastante rica e era composta para os principais instrumentos da época: o orgão, o cravo e o clavicórdio. Atualmente executamos estas obras no piano, que, apesar de ser um instrumento de teclas tem um mecanismo bastante diferente dos instrumentos cujas obras foram compostas inicialmente.

 

O que é o Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach? Quem foi Anna Magdalena Bach?

 

 

O Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach é uma obra que consiste em 2 cadernos de manuscritos o primeiro de 1722 e o segundo de 1725. Estes manuscritos foram presente do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) à sua segunda esposa Anna Magdalena Bach, e continham música para teclado e algumas peças para voz. O primeiro caderno, inclui apenas peças de composição própria, já o segundo, inclui peças de outros compositores do período. Os manuscritos tinham como fim o uso doméstico.

Capa do caderno de 1722
Capa do caderno de 1725
 
O que é o minueto?

Dança de origem francesa, seu nome vem de pas menu que significa passo miúdo. É caracterizada pela delicadeza dos movimentos e por ser uma dança alegre e elegante. De origem aristocrática e muito popular na corte de Luís XIV, o minueto difundiu-se pelo continente europeu entre os séculos XVII e XVIII.

The Banqueting House Whitehall
London TRILION PICTURES (1987) present George Frederick Handel’s “THE WATER MUSIC”
 
O minueto em sol maior

 

O minueto em sol maior, catalogado como BWV Anh. 114, era atribuído à Johann Sebastian Bach até 1970, quando foi reconhecido como obra do compositor alemão Christian Petzold (1677-1733).

 

Gravações para conhecer a obra:

 

Tzvi Erez é um pianista israelense-canadense. Conhecido por suas interpretações de obras de Bach, Beethoven, Chopin, Debussy, Liszt, Satie, Mozart, Grieg, Schumann e Rachmaninov. 
 

Ton Koopman é maestro, cravista e organista. De origem holandesa, leciona no Royal Conservatory of The Hague.

 

A obra é estruturada em AABB, onde A e B possuem 16 compassos respectivamente.

A seção A desenvolve em sol maior

A seção B transita em ré maior mas retorna para sol maior com confirmação por cadência perfeita nos últimos compassos.

 
Como estudar?

 

O primeiro passo é realizar a leitura. É essencial analisar: clave, fórmula de compasso, tonalidade e observar na partitura padrões rítmico-melódicos.

Temos clave de sol para a mão direita e clave de fá para a esquerda. A fórmula de compasso é 3/4, tendo a colcheia como figura de menor valor na obra toda, e a tonalidade é sol maior. Como a tonalidade é sol maior, as escalas de sol maior e ré maior são um recurso valioso. Vale a pena dominar estas escalas, talvez utilizá-las como aquecimento.

Você pode revisar o dedilhado das escalas aqui

Observando a partitura, logo reconhecemos elementos novos: ornamentos. Ornamentos são embelezamentos de uma melodia e são representados na partitura por símbolos especiais. É recomendável fazer a leitura sem os ornamentos para facilitar a assimilação rítmica e melódica.

Abaixo, estão listados os ornamentos presentes na peça e a transcrição deles:

No Minueto eles ocorrem nos seguintes compassos:

mordente inferior nos compassos 3 e 5

Executadas como:

appogiatura no compasso 8

Executada como:

mordente inferior nos compassos 11 e 13

Executadas como:

trilo/mordente superior compasso 30

 

Executado como:

O objetivo é praticar os ornamentos até eles serem incorporados na melodia sem problemas.

Depois de realizar a leitura, e conseguir incorporar os ornamentos na peça, está na hora de trabalhar sentindo o ritmo como se cada compasso fosse um grande tempo, um grande pulso que engloba três tempos.

Outro elemento novo, é a escrita em diferentes vozes. Talvez seja o primeiro contato com a escrita em vozes diferentes. Em notação musical, duas ou mais vozes são diferenciadas a partir da direção das hastes. Exemplos:

 

O toque recomendado para peças barrocas é um toque mais solto, ao invés de ligar e conectar todas as notas é preciso que haja uma pequena separação entre cada uma. Uma maneira de conseguir esse toque é estudar por parte em staccato para estimular os dedos a atacarem e saírem da tecla rapidamente, eu aconselho começar devagar e aos poucos aumentar o andamento prestando bastante atenção para ter certeza que as notas não estão ficando “grudadas”. A ideia de começar o estudo em staccato devagar é importante para poder averiguar se estamos criando tensão desnecessária, lembre que precisamos de um movimento que parte principalmente das juntas, é um staccato de dedo, não de braço.

É sugerido começar a memorizar a peça a partir deste momento. É verdade que o fato de “desmontarmos” a música na hora de aprender acaba fazendo com que a memória aconteça naturalmente, mas é um ótimo momento para praticar com e sem a partitura musicalmente para que as intenções musicais não se percam e a execução se torne mecânica quando parar de usar a partitura.

Este processo toma tempo. Tive alunos que aprenderam este mesmo Minueto em pouco mais de 2 meses, enquanto outros passaram 6 meses até conseguirem executá-lo bem. É necessário ter paciência com o processo todo e não desistir.

Se você leu este post inteiro, obrigado! Por favor, sinta-se livre para comentar ou enviar dúvidas.

Eu gostaria de deixar uma versão da partitura disponível para download aqui

 

Bom estudo!

Daniel

 

Texto adptado de: https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2020/03/22/musica-barroca-no-piano/

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Daniel P.
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Daniel P.
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