Antes de tudo, o que foi o período barroco?
Período da história da música que vai aproximadamente de 1600 à 1750. A música barroca tinha como características a polifonia, o uso do baixo contínuo e do contraponto. Foi neste período onde houve a consolidação da tonalidade. Dentre os principais gêneros musicais deste período estão a ópera, o oratório, a fuga, a suíte, a sonata e o concerto. Como principais compositores podemos citar: Claudio Monteverdi (1567-1643), Antonio Vivaldi (1678-1741), Domenico Scarlatti (1685-1757), Jean-Philippe Rameau (1683-1764), François Couperin (1668-1733) , Johann Sebastian Bach (1685-1750) e George Friedrich Händel (1685-1759).
A música para teclado deste período é bastante rica e era composta para os principais instrumentos da época: o orgão, o cravo e o clavicórdio. Atualmente executamos estas obras no piano, que, apesar de ser um instrumento de teclas tem um mecanismo bastante diferente dos instrumentos cujas obras foram compostas inicialmente.
O que é o Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach? Quem foi Anna Magdalena Bach?
O Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach é uma obra que consiste em 2 cadernos de manuscritos o primeiro de 1722 e o segundo de 1725. Estes manuscritos foram presente do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) à sua segunda esposa Anna Magdalena Bach, e continham música para teclado e algumas peças para voz. O primeiro caderno, inclui apenas peças de composição própria, já o segundo, inclui peças de outros compositores do período. Os manuscritos tinham como fim o uso doméstico.
O que é o minueto?
Dança de origem francesa, seu nome vem de pas menu que significa passo miúdo. É caracterizada pela delicadeza dos movimentos e por ser uma dança alegre e elegante. De origem aristocrática e muito popular na corte de Luís XIV, o minueto difundiu-se pelo continente europeu entre os séculos XVII e XVIII.
O minueto em sol maior
O minueto em sol maior, catalogado como BWV Anh. 114, era atribuído à Johann Sebastian Bach até 1970, quando foi reconhecido como obra do compositor alemão Christian Petzold (1677-1733).
Gravações para conhecer a obra:
A obra é estruturada em AABB, onde A e B possuem 16 compassos respectivamente.
A seção A desenvolve em sol maior
A seção B transita em ré maior mas retorna para sol maior com confirmação por cadência perfeita nos últimos compassos.
Como estudar?
O primeiro passo é realizar a leitura. É essencial analisar: clave, fórmula de compasso, tonalidade e observar na partitura padrões rítmico-melódicos.
Temos clave de sol para a mão direita e clave de fá para a esquerda. A fórmula de compasso é 3/4, tendo a colcheia como figura de menor valor na obra toda, e a tonalidade é sol maior. Como a tonalidade é sol maior, as escalas de sol maior e ré maior são um recurso valioso. Vale a pena dominar estas escalas, talvez utilizá-las como aquecimento.
Você pode revisar o dedilhado das escalas aqui
Observando a partitura, logo reconhecemos elementos novos: ornamentos. Ornamentos são embelezamentos de uma melodia e são representados na partitura por símbolos especiais. É recomendável fazer a leitura sem os ornamentos para facilitar a assimilação rítmica e melódica.
Abaixo, estão listados os ornamentos presentes na peça e a transcrição deles:
No Minueto eles ocorrem nos seguintes compassos:
Executadas como:
Executada como:
Executadas como:
Executado como:
O objetivo é praticar os ornamentos até eles serem incorporados na melodia sem problemas.
Depois de realizar a leitura, e conseguir incorporar os ornamentos na peça, está na hora de trabalhar sentindo o ritmo como se cada compasso fosse um grande tempo, um grande pulso que engloba três tempos.
Outro elemento novo, é a escrita em diferentes vozes. Talvez seja o primeiro contato com a escrita em vozes diferentes. Em notação musical, duas ou mais vozes são diferenciadas a partir da direção das hastes. Exemplos:
O toque recomendado para peças barrocas é um toque mais solto, ao invés de ligar e conectar todas as notas é preciso que haja uma pequena separação entre cada uma. Uma maneira de conseguir esse toque é estudar por parte em staccato para estimular os dedos a atacarem e saírem da tecla rapidamente, eu aconselho começar devagar e aos poucos aumentar o andamento prestando bastante atenção para ter certeza que as notas não estão ficando “grudadas”. A ideia de começar o estudo em staccato devagar é importante para poder averiguar se estamos criando tensão desnecessária, lembre que precisamos de um movimento que parte principalmente das juntas, é um staccato de dedo, não de braço.
É sugerido começar a memorizar a peça a partir deste momento. É verdade que o fato de “desmontarmos” a música na hora de aprender acaba fazendo com que a memória aconteça naturalmente, mas é um ótimo momento para praticar com e sem a partitura musicalmente para que as intenções musicais não se percam e a execução se torne mecânica quando parar de usar a partitura.
Este processo toma tempo. Tive alunos que aprenderam este mesmo Minueto em pouco mais de 2 meses, enquanto outros passaram 6 meses até conseguirem executá-lo bem. É necessário ter paciência com o processo todo e não desistir.
Se você leu este post inteiro, obrigado! Por favor, sinta-se livre para comentar ou enviar dúvidas.
Eu gostaria de deixar uma versão da partitura disponível para download aqui
Bom estudo!
Daniel
Texto adptado de: https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2020/03/22/musica-barroca-no-piano/