Música clássica para ouvir com as crianças

Piano Musicalização Erudito Clássica Iniciante
Música clássica para ouvir com as crianças
Daniel P.
em 26 de Abril de 2020

Ouvir música também faz parte do processo de formação do músico. Às vezes aprendemos coisas novas ouvindo que talvez não aprenderíamos apenas frequentando aulas e estudando em casa. Temos contato com ideias e imagens novas, e muitos gestos vão se tornando mais orgânicos a partir da escuta. E não há restrições, ouvir é uma experiência que sempre agrega. Música para orquestra, côro, música de câmara, instrumental solo, cantor. Conhecer este repertório expande nosso universo musical interno.

Que tal criar uma “hora da música clássica”? Um dia na semana onde você junta as crianças para assistir alguma gravação. Vale pipoca, refrigerante e aperitivos de sua preferencia, como uma noite do cinema, mas para ouvir e assistir apresentações musicais. A ideia é introduzir peças que as crianças gostem, geralmente peças curtas, animadas e melódicas.

Confira a seguir 10 peças instrumentais para agradar o público infantil:

1. O carnaval dos animais

O carnaval dos animais é uma obra para dois pianos e orquestra composta em 1886 pelo compositor francês Camille Saint-Saëns a obra é composta por 14 movimentos onde cada movimento retrata um personagem. Os movimentos são curtos e bastante divertidos de ouvir:

  1. Introdução e marcha dos leões
  2. Galinhas e galos
  3. Mulas
  4. Tartarugas
  5. O elefante
  6. Cangurus
  7. Aquário
  8. Personagens de orelhas compridas
  9. O cuco nas profundezas dos bosques
  10. Pássaros
  11. Pianistas
  12. Fósseis
  13. O cisne
  14. Final
 

2. Pedro e o lobo

Uma história infantil ilustrada pela orquestra. Composta pelo compositor russo Sergei Prokofiev em 1936, é a obra mais executada deste mesmo compositor e foi apresentada com ilustres narradores como Leonard Bernstein, Eleanor Roosevelt, David Bowie, Sting, entre outrs. Em Pedro e o lobo, cada personagem da história é representado por um instrumento ou naipe da orquestra:

  • Passarinho: flauta transversal
  • Pato: oboé
  • Gato: clarinete
  • Avô: fagote
  • Lobo: três trompas
  • Pedro: instrumentos de corda
  • Caçadores: tímpanos e bombo

Abaixo uma versão narrada em português por Julio Feliz:

 

3. Overture 1812

A Overture 1812 é uma obra orquestral do compositor russo Pyotr Tchaikovsky. Foi escrita em comemoração do fracasso da invasão francesa à Rússia em 1812. A obra é bastante conhecida pela sua sequência de tiros de canhão que é, em alguns concertos ao ar livre, executada com canhões verdadeiros, a Filarmônica de Los Angeles já utilizou até fogos de artifício. Na gravação abaixo, a Orquestra real do Concertgebouw conduzida pelo maestro Antonio Papano utiliza rifles:

 

4. Für Elise

A Bagatela nº 25 em lá menor, WoO 59 ou “Para Elisa”, está entre as peças mais conhecidas do compositor alemão Ludwig van Beethoven e é provavelmente a peça mais tocada pelos alunos de piano. Além de ser parte das salas de concerto, a obra faz parte de jingles e comerciais. Segue abaixo um video clip do pianista chinês Lang Lang executando a obra:

 

5. O voo do besouro

Composta pelo compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov, O voo do besouro é um interlúdio da ópera O conto do Czar Saltan composta entre 1899 e 1900. A peça encerra o primeira parte do terceiro ato da ópera, quando o príncipe Gvidon Saltanovich é transformado em um inseto para poder visitar seu pai.

 

6. Ballet O lago dos cisnes

O Lago dos cisnes é um ballet dramático do compositor Pyotr Tchaikovsky com libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltze. O espetáculo é dividido em quatro atos e teve sua estreia em 1877.

Paris Opera Orchestra and Corps de Ballet de l’Opéra national de Paris
 

7. Uma pequena serenata noturna

Obra bastante conhecida do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, geralmente executada por orquestras de cordas. Composta em 1787, possivelmente por encomenda, foi publicada somente em 1827. Eine kleine Nachtmusik (título original em alemão), está estruturada em 4 movimentos:

  1. Allegro
  2. Romanze
  3. Menuetto
  4. Rondo

Acompanhe abaixo a execução da peça pela Orquestra de Câmara do Concertgebouw:

 

8. As quatro estações

As quatro estações são 4 concertos para violino e orquestra do compositor italiano Antonio Vivaldi. Foram compostas em 1723, e diferente dos demais concertos deste compositor, estes continham um soneto ilustrativo na parte to primeiro violino de acordo com cada estação.

  • Concerto nº 1 La Primavera (Primavera)
  • Concerto nº 2 L’estate (Verão)
  • Concerto nº 3 L’a autunno (Outono)
  • Concerto nº 4 L’inverno (Inverno)

Confira a interpretação da violinista Janine Jansen com a Amsterdam Sinfonietta:

 

9. Concerto para piano e orquestra nº 2 de Dmitri Shostakovitch

A obra foi composta em 1957 para o aniversário de 19 anos de seu filho que o executou em sua formatura no conservatório de Moscou. Uma obra bastante alegre, foi composta para ser mais acessível para jovens pianistas. O terceiro movimento inclui passagens que utilizam partes dos estudos de Hanon como motivo. A gravação a seguir é uma animação que tem o primeiro movimento como trilha sonora:

 

Já na gravação abaixo, a pianista brasileira Cristina Ortiz executa a obra completa em uma performance bastante precisa e enérgica:

Cristina Ortiz, Orchestra della Svizzera Italiana, Rumon Gamba
 

10. Peer Gynt

Peer Gynt foi uma peça teatral em 5 atos escrita pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen e publicada em 1867. A primeira apresentação ocorreu apenas em 1876, e foi musicada pelo compositor Edvard Grieg. Grieg escreveu duas suítes para acompanhar o espetáculo, que atualmente são executadas como parte do repertório de concerto.

Abaixo, a suíte nº 1 executada pela Limburgs Symfonie Orkest

 

Se você leu até aqui, obrigado! Comentários e sugestões são sempre bem vindos.

Daniel

 

Post adaptado de: https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2020/04/26/musica-classica-para-ouvir-com-as-criancas/

 

1 avaliação
São Paulo / SP
Mestrado: piano performance (Georgia State University)
Piano Pré-Vestibular Piano Erudito Piano para Vestibular Piano Avançado Aperfeiçoamento no Piano Técnicas de Piano Correpetição para cantores e instrumentistas
Aulas de piano para todos os níveis e idades com professor qualificado e experiente
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 120 / aula
Conversar Whatsapp do professor Daniel P. Whatsapp do professor Daniel P. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 48 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil