Níveis no estudo do piano
em 03 de Janeiro de 2023
Ouvir música também faz parte do processo de formação do músico. Às vezes aprendemos coisas novas ouvindo que talvez não aprenderíamos apenas frequentando aulas e estudando em casa. Temos contato com ideias e imagens novas, e muitos gestos vão se tornando mais orgânicos a partir da escuta. E não há restrições, ouvir é uma experiência que sempre agrega. Música para orquestra, côro, música de câmara, instrumental solo, cantor. Conhecer este repertório expande nosso universo musical interno.
Que tal criar uma “hora da música clássica”? Um dia na semana onde você junta as crianças para assistir alguma gravação. Vale pipoca, refrigerante e aperitivos de sua preferencia, como uma noite do cinema, mas para ouvir e assistir apresentações musicais. A ideia é introduzir peças que as crianças gostem, geralmente peças curtas, animadas e melódicas.
Confira a seguir 10 peças instrumentais para agradar o público infantil:
O carnaval dos animais é uma obra para dois pianos e orquestra composta em 1886 pelo compositor francês Camille Saint-Saëns a obra é composta por 14 movimentos onde cada movimento retrata um personagem. Os movimentos são curtos e bastante divertidos de ouvir:
Uma história infantil ilustrada pela orquestra. Composta pelo compositor russo Sergei Prokofiev em 1936, é a obra mais executada deste mesmo compositor e foi apresentada com ilustres narradores como Leonard Bernstein, Eleanor Roosevelt, David Bowie, Sting, entre outros. Em Pedro e o lobo, cada personagem da história é representado por um instrumento ou naipe da orquestra:
Abaixo uma versão narrada em português por Julio Feliz:
A Overture 1812 é uma obra orquestral do compositor russo Pyotr Tchaikovsky. Foi escrita em comemoração do fracasso da invasão francesa à Rússia em 1812. A obra é bastante conhecida pela sua sequência de tiros de canhão que é, em alguns concertos ao ar livre, executada com canhões verdadeiros, a Filarmônica de Los Angeles já utilizou até fogos de artifício. Na gravação abaixo, a Orquestra real do Concertgebouw conduzida pelo maestro Antonio Papano utiliza rifles:
A Bagatela nº 25 em lá menor, WoO 59 ou “Para Elisa”, está entre as peças mais conhecidas do compositor alemão Ludwig van Beethoven e é provavelmente a peça mais tocada pelos alunos de piano. Além de ser parte das salas de concerto, a obra faz parte de jingles e comerciais. Segue abaixo um video clip do pianista chinês Lang Lang executando a obra:
Composta pelo compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov, O voo do besouro é um interlúdio da ópera O conto do Czar Saltan composta entre 1899 e 1900. A peça encerra o primeira parte do terceiro ato da ópera, quando o príncipe Gvidon Saltanovich é transformado em um inseto para poder visitar seu pai.
O Lago dos cisnes é um ballet dramático do compositor Pyotr Tchaikovsky com libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltze. O espetáculo é dividido em quatro atos e teve sua estreia em 1877.
Obra bastante conhecida do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, geralmente executada por orquestras de cordas. Composta em 1787, possivelmente por encomenda, foi publicada somente em 1827. Eine kleine Nachtmusik (título original em alemão), está estruturada em 4 movimentos:
Acompanhe abaixo a execução da peça pela Orquestra de Câmara do Concertgebouw:
As quatro estações são 4 concertos para violino e orquestra do compositor italiano Antonio Vivaldi. Foram compostas em 1723, e diferente dos demais concertos deste compositor, estes continham um soneto ilustrativo na parte to primeiro violino de acordo com cada estação.
Confira a interpretação da violinista Janine Jansen com a Amsterdam Sinfonietta:
A obra foi composta em 1957 para o aniversário de 19 anos de seu filho que o executou em sua formatura no conservatório de Moscou. Uma obra bastante alegre, foi composta para ser mais acessível para jovens pianistas. O terceiro movimento inclui passagens que utilizam partes dos estudos de Hanon como motivo. A gravação a seguir é uma animação que tem o primeiro movimento como trilha sonora:
Já na gravação abaixo, a pianista brasileira Cristina Ortiz executa a obra completa em uma performance bastante precisa e enérgica:
Peer Gynt foi uma peça teatral em 5 atos escrita pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen e publicada em 1867. A primeira apresentação ocorreu apenas em 1876, e foi musicada pelo compositor Edvard Grieg. Grieg escreveu duas suítes para acompanhar o espetáculo, que atualmente são executadas como parte do repertório de concerto.
Abaixo, a suíte nº 1 executada pela Limburgs Symfonie Orkest
Se você leu até aqui, obrigado! Comentários e sugestões são sempre bem vindos.
Daniel
Post adaptado de: https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2020/04/26/musica-classica-para-ouvir-com-as-criancas/