Observando o cotidiano de cidadãos comuns, dependendo do profissão que exerce, percebe-se que muito pouco se escreve. Com a automatização, muitos problemas podem ser resolvidos com um simples telefonema. Alguns até conseguem se relacionar com a escrita através da assinatura de um cheque ou de documentos apenas.
Em contrapartida, o nosso maravilhoso mundo moderno se torna cada vez mais exigente quanto a escrita. Contraditório? Aparentemente!
As certidões, os diplomas, atestados e tantos outros documentos são fundamentais em nossas vidas." Tudo o que somos, temos, realizamos ou desejamos realizar deve estar legitimado pela palavra." A cada processo seletivo ao qual nos submetemos, somos avaliados quanto a nossa habilidade com a escrita.
Até na informática, tudo é realizado através da escrita. Conviver neste meio exige um trato especial com o ato de escrever. O e-mail é um dos meios mais eficientes de transmissão de mensagens, além, é claro, de outras ferramentas que a web disponibiliza.
Mesmo sabendo que necessitamos das máquinas para nos auxiliar no cotidiano, os únicos dotados de habilidades como a de produzir textos, somos nós! A vaga no mercado de trabalho é de quem domina esta habilidade tão complexa e sofisticada que é a escrita!
Fonte: GARCEZ, L. H. do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
http://bydebby.blogspot.com.br/2009/07/5-mito-escrever-e-algo-desnecessario-no.html (blog pessoal)