![6º Mito acerca do ato de escrever: "Escrever é um ato autôno](https://cdn.profes.com.br/images/categories/redacao.webp)
6º Mito acerca do ato de escrever: "Escrever é um ato autôno
![Foto de Débora O.](https://cdn.profes.com.br/media/CACHED/images/accounts/photos/16/74796/dcd3f379-d55e-44e1-a9ad-ce32e519b539/e46121d7c5997debeb8b06ebfe572b33.webp)
em 25 de Novembro de 2016
A leitura nos ajuda a "assimilarmos as estruturas próprias da língua escrita". Assim como na oralidade, que precisamos nos apoiar em um contexto e necessitamos do ouvinte, a comunicação escrita também tem as suas particularidades. Isto é devido ao fato da comunicação acontecer a distância,"sem o apoio do contexto e da expressão facial. Tratamos de forma diferente a sintaxe, o vocabulário e a própria organização do discurso." Quando mantemos contato com os mais variados gêneros textuais, a nossa memória armazena modelos que facilitarão a escrita, pois passamos a ter um conhecimento efetivo dela.
Além disso, o processo de leitura envolve "tantos procedimentos intelectuais e exige tantas operações mentais", que o bom leitor acaba por adquirir uma maior agilidade de raciocínio.
Vale lembrar que a leitura é uma eficiente fonte de informação, promove a análise dos mais variados acontecimentos e torna o leitor mais crítico e menos propenso à dominação ideológica.
Fontes:
GARCEZ, L. H. do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
http://bydebby.blogspot.com.br/2009/06/4-mito-escrever-e-um-ato-isolado.html (blog pessoal)