Exercício físico para diabéticos tipo 2

Que tipo de exercício é o ideal para diabéticos e hipertensos?

Educação Física Personal trainer Fisiologia do Exercício Diabetes Hipertensão Exercício Bioquímica do exercício
Exercício físico para diabéticos tipo 2
Diego B.
em 28 de Maio de 2020

Os benefícios proporcionados pela prática de exercício físico no indivíduo diabético e que geralmente é hipertenso podem ser a curto ou a longo prazoe se refletem principalmente no controle glicêmico e hemodinâmico.

Alterações hormonais em resposta ao exercício resultam em um efeito hipoglicemiante, independentes da ação da insulina, a qual está inibida durante o exercício. Assim, o aumento da captação de glicose pelas células musculares, mediante a translocação do GLUT4 é feito por mecanismos independentes da ação insulínica, por meio de contrações musculares e/ou aumento da bradicinina plasmática (vasodilatador). O exercício físico promove redução da pressão arterial, num fenômeno denominado hipotensão pós-exercício (HPE). Esse fenômeno pode ser verificado tanto em normotensos quanto em hipertensos.

Então, quais seriam os exercícios físicos recomendados para Diabéticos Tipo 2?

• De característica aeróbia como caminhar, nadar, correr, andar de bicicleta, etc

• Que envolvam grande massa muscular

• De três a quatro vezes semanais e duração de 20 a 60 minutos
• Não ultrapassar a intensidade de 85% do VO2max. Este controle de intensidade pode ser feito também com base na PSE (Percepção Subjetiva de Esforço).
• De modo geral, para a maioria dos pacientes não seria recomendável a prescrição de exercícios aeróbios de intensidades superiores aos limiares de lactato ou ventilatório.
• Visando melhora da aptidão física recomenda-se a associação entre exercícios aeróbicos e resistidos, com cargas baixas. Este tipo de associação colabora para o aumento da capacidade cardiorrespiratória, da força e resistência muscular, as quais são necessárias para uma melhor qualidade de vida, facilitando a execução de atividades da vida diária, como subir escadas, carregar compras do supermercado, etc., além de contribuir para o controle da glicemia.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2009v11n1p103/16470

#diabetes #exercicio #edfísica #personaltrainer #personal #hipertensão #idosos #dyabetes #treinamento #gruposespeciais #insulina #qualidadedevida

1 avaliação
Angra dos Reis / RJ
Mestrado: Mestre em Desenvolvimento Motor (Universidade do Porto)
Avaliação Física Fisiologia do Exercício na Educação Física Educação Física - Anatomia Educação Física Curso superior Alongamento Educação Física Profissional Educação Física - Fisiologia Humana
Formado na UFRJ e Mestre em Ciências do Esporte. Prof. Universitário c/ experiência em fitness e também em condicionamento físico p/ grupos especiais.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Diego B. Whatsapp do professor Diego B. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 dia e 6 h
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil