Voce utiliza a DRE como ferramenta de gestão?
Por: Diego D.
20 de Junho de 2017

Voce utiliza a DRE como ferramenta de gestão?

Administração Empreendedorismo Vendas Geral Finanças Gestão Custos Propósito Controle Médio Logística Desconto Investimentos

Você, que atua no ramo do comércio e do empreendedorismo, sabe o quanto é importante uma boa logística, não é mesmo? Sabe o quanto é importante ter o controle e o conhecimento adequado do aspecto financeiro do seu empreendimento. Afinal, um bom conhecimento faz parte de uma boa administração. Por isso, nesse caso, vou falar para você a importância da DRE.

A utilização da DRE

A DRE, também chamada de Demonstração do Resultado de Exercício, consiste em um documento contábil de demonstração. De uma forma geral, é possível dizer que o objetivo da DRE é fornecer para o gestor detalhes relevantes sobre o andamento do seu negócio, tais como a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, os custos e também as despesas da sua empresa, entre outros.

E todos esses detalhes oferecidos pela DRE são apurados de acordo com as normas do princípio contábil do regime de competência, sendo assim, receitas e despesas devem ser incluídas na operação do resultado do período em que acontecem. Por isso, não é um exagero afirmar que uma Demonstração do Resultado de Exercício traz para você o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais do seu negócio.

Além disso, uma DRE, seguindo normas legais e de divulgação, compreende o período financeiro de doze meses, mas se você considerar mais conveniente, ela também pode ser desenvolvida e elaborada de mês e mês para objetivos administrativos, ou de três em três meses, para fins fiscais.

Na verdade, é importante que você tenha em mente que a Demonstração do Resultado de Exercício atua como uma ferramenta contábil de grande relevância para o empreendedorismo, uma vez que ela aponta quais são os lucros e quais são os prejuízos da sua empresa. O fato é que com esse controle de finanças você terá uma visão mais realista e abrangente das decisões que adota para o andamento do seu empreendimento, sabendo se existem condições econômicas e financeiras para determinados investimentos.

Como fazer uma Demonstração do Resultado de Exercício?

Bem, eu falei sobre a importância e sobre a utilidade de uma DRE, mas acho que certamente você está se perguntando como esse processo é feito, não é mesmo?

Pois então, é importante saber que os tópicos que são discriminados em uma DRE são determinados por lei. As ordens de informação que fazem parte da estrutura de uma DRE também são estipuladas por lei, não importando, para isso, se a sua empresa é pequena, ou é de médio ou grande porte.

Para você compreender melhor a questão, coloco aqui a estrutura de uma DRE:
– Na primeira linha é mostrada a Receita Bruta de Vendas. A partir dessa receita são deduzidos conceitos importantes do seu empreendimento, como, por exemplo, as devoluções de vendas, os abatimentos, os descontos comerciais cedidos e os impostos. Esse resultado é conhecido como Receita Líquida de Vendas.

  • A partir dessa receita líquida é deduzido o custo das mercadorias e também o dos serviços vendidos, depois é conhecido o Lucro Bruto.
  • Com o Lucro Bruto em mãos, é feita a subtração de todas as despesas financeiras, operacionais e administrativas em geral. Em seguida, após essa subtração, são acrescidas as receitas operacionais, possibilitando então que o administrador saiba qual é o lucro ou o prejuízo operacional líquido.

  • Tendo por base esse resultado, é possível então acrescentar (ou em determinados casos até mesmo deduzir) quais são os resultados não operacionais, como, por exemplo, as participações de debenturistas, dos empregados, dos administradores, das partes beneficiárias, entre outros aspectos que são relevantes. E por fim é possível que você chegue ao que chamamos de Lucro Líquido do Exercício (LLE), que é o propósito principal de toda Demonstração do Resultado de Exercício.

Operação Logística

Diante de tudo isso, eu pergunto para você: O operador logístico que você utiliza atualmente consegue comportar todas essas informações, proporcionando para você uma análise concisa e bem feita do seu empreendimento?

Por isso, diante de tais situações, é muito importante que você tenha ao seu lado um grupo forte como o Grupo ENAR, que pode oferecer para você serviços que irão otimizar a gestão do seu negócio, trazendo muito mais segurança para os seus investimentos e auxiliando uma boa administração.

R$ 40 / h
Diego D.
Limeira / SP
Diego D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Administração da Produção Gestão de Marcas Administração de Custos
MBA: MBA Gestão da Produção na Construção Civil (UNIARA)
Venha aprender Administração, Ciências Contábeis, Marketing
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil