Vitamina K2 (MK7) – Benefícios, Dosagem Correta!
Por: Diliagni M.
05 de Abril de 2023

Vitamina K2 (MK7) – Benefícios, Dosagem Correta!

Para que é utilizada Vitamina K2 – Benefícios

Medicina Farmacologia Imunologia

Uma simples cápsula de vitamina K2 poderá lhe ajudar na prevenção e tratamento de algumas doenças como osteoporoses, alterações cardiovasculares, entre outras.

Você sabia que a Vitamina K2 è imprescindível para a nossa saúde? Tem certeza de estar suplementando ela de forma adequada? Pois è! Manter níveis adequados de Vitamina K2 è muito importante para nosso organismo, ela tem um processo de funcionamento impressionante: fique ligado que já explico detalhadamente.

 

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O que é Vitamina K2

Segundo pesquisas, os primeiros estudos sobre esta sustância remontam-se ao ano 1929, quando Henrik Dam verificou o desenvolvimento de hemorragia subcutânea e anemia em galinhas. Em 1939, as formas de ocorrência natural da vitamina foram isoladas da alfafa e da farinha de peixe podre.

A vitamina K, fundamental para o nosso organismo, é dividida em K1, K2 e K3.

A fitomenadiona ou vitamina K1 é obtida através dos vegetais principalmente aqueles de cor escura. O papel mais conhecido da vitamina K1 está relacionado com a sua ação no processo de coagulação sanguínea. [Ela é fundamental para síntese hepática de proteínas envolvidas neste processo, como os fatores II (pró-trombina), VII, IX e X (fatores de coagulação) e as proteínas C, S e Z (inibidoras da coagulação)]

A menadiona sintética ou vitamina K3 tem sua produção feita em laboratórios.

A menaquinona ou vitamina K2 é produzida por bactérias que se encontram em nossa flora intestinal principalmente ou presente em alimentos fermentados (encontrada na soja fermentada, no fígado, na gema do ovo, no leite, na fermentação de queijos, iogurte e em óleos de peixes). A vitamina K2 apresenta variações: MK4, MK7, MK8 e MK 9, alguns autores afirmam que a forma mais importante para nós é a MK7.

Na maioria dos casos a quantidade produzida pelas bactérias saudáveis do nosso intestino não é suficiente, principalmente com o passar dos anos, e as vezes pela aparição de algumas patologias que podem afetar a sua produção, sínteses e metabolismo, aparecendo assim a deficiência dessa vitamina que pode prejudicar nossos ossos e estruturas do sistema cardiovascular, por isso muitas vezes é necessário repor essa vitamina através de suplementos já que ela é de vital importância manter o adequado funcionamento de nosso organismo.

 

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Para que é utilizada Vitamina K2 - Benefícios

Existe um estudo realizado no 2004 por Rotterdam (pioneiro na demonstração dos efeitos da vitamina K2,) onde se comprova que, “os indivíduos que ingeriram altas doses de vitamina K2 apresentaram 50% menos chances de morte por doença coronariana e menor nível de calcificação das artérias, quando comparadas aos indivíduos que ingeriram pouca ou nenhuma vitamina K2”.

A Vitamina K destaca-se na sua função de ativar a osteocalcina cuja produção é responsabilidade dos osteoblastos (células dos ossos). A osteocalcina (ela é secretada por osteoblastos e tem um papel na mineralização e homeostases de íons de cálcio no organismo ) é fundamental para que o cálcio seja assimilado na matriz óssea. Além disso, esta proteína ainda evita o depósito de cálcio nas artérias. A vitamina K2, portanto, é essencial para a saúde do organismo, pois é ela quem impede que a ação da vitamina D deposite cálcio nas artérias.

Está comprovado que a absorção do cálcio é beneficiada pela vitamina D, mecanismo que intervém na saúde dos ossos. Mas olha só, existem evidências que comprovam que a vitamina K2 é a grande responsável pelo transporte do cálcio para a absorção por parte do sistema esquelético. Impedindo assim que o cálcio fique depositado em estruturas e órgãos podendo causar sérias alterações para nossa saúde, como nas artérias (aterosclerose), articulações (artroses) e órgãos (cálculos renais, vesicular e catarata).

Algumas bibliografias também tornam responsável a participação da Vitamina K na prevenção da osteoporose, assim como de agir no processo de calcificação dos tecidos moles.

Doença Cardiovascular:

Quando o nosso organismo sofre uma lesão ou agressão, a resposta se dá por meio da reação inflamatória que o cálcio depositado no tecido lesado causa. Se isto acontece nos vasos sanguíneos, é um sinal de que a doença arterial coronariana está se manifestando de maneira imperceptível, o que significa que há placa se formando na artéria, um problema que pode desencadear um ataque ao coração. Ao serem administradas de forma simultânea, a vitamina K e a vitamina D, são capazes de produzir um aumento da proteína matrix (GLA), responsável por proteger os nossos vasos sanguíneos de calcificações. Entre as importâncias da matriz GLA, podemos citar seu uso como referência da condição cardíaca e vascular por meio da medição laboratorial. Estudos mostram que o aumento de consumo da vitamina K2 é capaz de reduzir o risco de desenvolvimento de doença coronária.

Existem condições especificas que podem causar deficiência de esta sustância e são doenças como:

  • Doença de Cohn
  • Colite ulcerativa
  • Doença celíaca
  • Doença hepática que interfere no armazenamento de vitamina K, e outras condições que interferem na absorção de nutrientes ou na administração de estes como é o caso de uma dieta pobre.
  • Uso de medicamentos como antibióticos de amplo espectro, remédios para colesterol e aspirina

 

Precauções para a administração da Vitamina K

È imprescindível os cuidados na hora da administração em:

  • Pacientes grávidas ou que estiveram amamentando, deve-se evitar uma suplementação de vitamina K2 maior do que a IDR (65 mcg), a menos que tenha sido  recomendado e monitorado pelo seu médico, já que existem condições especificas.
  • Pacientes com antecedentes de AVC.
  • Parada cardíaca.
  • Pacientes com insuficiência renal.

Estes pacientes não devem consumir vitamina K2 sem a previa avaliação e recomendação do seu médico.

 

Como deve ser consumida Vitamina K2 - Dosagem Correta

È importante você saber que deve sempre tomar o suplemento de vitamina K junto com gordura, pois a vitamina é lipossolúvel e este fato permitira uma maior e fácil adsorção. Na verdade a dosagem exata ainda este para ser determinada, Mas alguns especialistas como o Dr. Vermeer recomenda entre 45 mcg e 185 mcg diariamente para adultos. Não entanto existem estudos mais atuais onde o Dr. Drauzio recomenda doses de entre 150 mcg e 200 mcg para adultos. Você deve ser muito cuidadoso com as doses mais altas se você tomar anticoagulantes, mas se você for geralmente saudável e não estiver tomando esses tipos de medicamentos, eu sugiro 150 mcg por dia. Mas lembre de sempre consultar o seu medico para melhores recomendações.

 

Advertência

Segundo uma publicação da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) e outros estudos afirma-se que a suplementação de vitamina D e cálcio somada à deficiência de vitamina K2 é perigosa, de acordo com uma metanálise que ligou o cálcio à ocorrência de ataques cardíacos. Este estudo demonstrou que indivíduos que ingeriram suplemento de cálcio apresentaram maiores possibilidades a sofrerem um ataque cardíaco. Entretanto, é importante destacarmos que isto não significa que o cálcio é o responsável pelo problema.

O estudo ainda apontou que as pessoas que consumiram somente cálcio apresentaram efeitos negativos, como formação de placas de aterosclerose nas artérias coronarianas, processo que causa ataques cardíacos. Deste modo, o consumo de cálcio deve ser equilibrado com o consumo de vitamina K2 e vitamina D, além de magnésio, Ômega 3 e sílica, diminuindo assim o risco de possíveis complicações.

 

Conclusão

Se você não estiver consumindo uma dieta adequada, rica em alimentos capazes de suplementar as suas necessidades de Vitamina K, ou se estiver consumindo suplemento de cálcio, (comumente muito usado na atualidade no tratamento de osteoporose, fundamentalmente em mulheres  com mais de 40  anos) está na hora de visitar o seu medico para avaliar a possibilidade de aderir o suplemento ao seu dia a dia, pois este é fundamental para manter parâmetros de vida saudável, assim como para garantir um melhor efeito dos suplementos que você já usa diariamente.

Eu gosto de lembrar sempre que a avaliação de um profissional qualificado é fundamental antes do consumo de qualquer sustância!

Lembre-se que sempre podem existir contra-indicações, interações medicamentosas, e será o seu medico quem deve decidir se consumir e a dose certa do produto.

 

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Especialização: Licenciatura em Fisica - Ciências (INSTITUTO SUPERIOR PEDAGÓGICO FRANK PAÍS )
Medico clinico geral! Professora de língua espanhola (nativo) e anatomia humana com mais de 10 anos de experiencia internacional.
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