Formação de professores  libras
Foto de Ester S.
Por: Ester S.
10 de Junho de 2022

Formação de professores libras

No estado de Goiás

Pedagogia Formação de professores Geral Libras

Formação de Professores em Libras no Estado de Goiás

    O Decreto de nº 5.626/2005 prevê a obrigatoriedade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos de formação de professores. Para reformulação e estabelecimento de uma emenda curricular, deve-se considerar o decreto em sua totalidade, o que sugere que ao professor deve ser concebido o conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos (BRASIL, 2005).

    É preciso salientar que a Universidade Federal de Goiás/Regional Goiânia, por meio da faculdade de Letras, foi a primeira universidade do Brasil a ofertar o curso de Letras Libras presencial (UFG - PPC 2014), o curso foi aprovado em junho de 2008, em atendimento ao Decreto n° 5.626/2005 (SILVA, 2017).

    No contexto atual, as instituições em Goiás que qualificam profissionais para atuar como professor de libras são: Instituto Federal de Goiás– IFG, em Aparecida de Goiânia, o qual oferece o curso de Pedagogia Bilíngue EAD; Faculdade Uni Araguaia, de Goiânia, na oferta do curso de Pós-Graduação em “Educação Inclusiva Libras e Braile”, formando tanto um professor qualificado para o ensino de surdos quanto de cegos e baixa visão; o Centro de Capacitação de Profissionais da educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS, de Goiânia, o qual oferece o curso básico de Libras ao intérprete; e o Instituto Chaplin, de Goiânia, que oferece curso de Libras.

    O curso de libras é escolhido como curso complementar pois, a formação de professores em libras é feita por meio de cursos de curta ou media duração. Sendo assim, os professores que procuram esse tema, é para acrescentar mais conhecimento e enriquecer o currículo, obtendo então como formação continuada.

 

 

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto