Indicadores Financeiros (índices de atividade)
em 23 de Abril de 2024
O objetivo desse artigo é de apresentar o conjunto dos principais índices de endividamento que auxilia na análise do perfil qualitativo da estrutura de financiamento da empresa.
Gitman (2004, p.49) diz que "o índice de endividamento de uma empresa indica o volume de dinheiro de terceiros usados para gerar lucros".
Segundo Padoveze e Benedicto (2014, p.154), “esses indicadores mostram a porcentagem dos ativos financiada com capitais de terceiros e próprios ou se a empresa tem dependência de recursos de terceiros”.
Ou seja, o objetivo dos índices de endividamento é evidenciar o perfil do capital investido na organização, tentando observar o quanto a empresa tem de capital próprio e de capital de terceiros, assim como o quanto a empresa tem de endividamento de curto e longo prazo.
Os principais índices de endividamento evidenciados nesse trabalho serão: Índice de endividamento; Índice de composição do endividamento; Índice de imobilização do PL; Índice de imobilização dos recursos não correntes.
Índice de endividamento:
Martins, Miranda e Diniz (2014, p.139), afirma que "o índice de endividamento mostra quanto a empresa tem de dívidas com terceiros (passivo circulante + passivo não circulante) para cada real de recursos próprios (patrimônio líquido)".
Esse indicador demonstra o risco em que a empresa está sujeita em relação a dependência que ela tem do capital de terceiros. Por regra, quanto menor esse índice, melhor, uma vez que o risco da empresa não cumprir os seus compromissos será menor.
Para calcular o índice de endividamento deve-se usar a seguinte relação:
Índice de composição do endividamento:
Segundo Silva (2014, p.148), “através desta análise é possível mensurar o volume de dívidas da empresa com vencimento no curto prazo em relação à dívida total”.
Ou seja, o índice de composição do endividamento evidência o aspecto qualitativo do endividamento da empresa em relação ao prazo. Quanto maior esse índice, maior é o percentual de dívidas de curto prazo.
O índice de composição do endividamento se calcula da seguinte forma:
Índice de imobilização do PL:
Ainda dentro do grupo de endividamento, existe o índice de imobilização do patrimônio líquido.
Em relação a esse índice, segundo Martins, Miranda e Diniz (2014, p.141), "O índice de imobilização do Patrimônio Líquido apresenta a parcela do capital próprio que está investida em ativos de baixa liquidez (ativos imobilizados, investimentos ou ativos intangíveis), ou seja, ativos não circulantes deduzidos dos ativos realizáveis a longo prazo".
A fórmula para calcular o índice de imobilização do PL é:
Vale salientar que quanto mais a empresa financia os ativos de baixa liquidez com recursos próprios, mais ela precisará financiar os ativos de curto prazo com recurso de terceiros e isto pode ocasionar uma baixa qualidade no seu endividamento com terceiros, uma vez que utilizar recursos de terceiros para financiar capital de giro geralmente não é muito barato.
Índice de imobilização dos recursos não correntes:
Um outro indicador relevante pertencente ao grupo de índices de endividamento é o índice de imobilização de recursos não correntes.
De acordo com Matarazzo (2010, p.94), esse índice indica "que percentual de Recursos não Correntes a empresa aplicou no Ativo Permanente".
Martins, Miranda e Diniz (2014, p.142), afirma que o índice de imobilização de recursos não correntes "mostra o percentual de recursos de longo prazo aplicados nos grupos de ativos de menor liquidez (imobilizado, investimento e intangível)".
Para calcular esse índice é preciso utilizar a relação abaixo:
Existem outros indicadores que auxiliam na análise do perfil do endividamento da empresa, mas esses são os mais utilizados. Assim como os indicadores de liquidez, os índices de endividamento servem para gerar diagnósticos da situação econômico-financeira das companhias.
No próximo artigo irei apresentar outros grupos de indicadores para dar suporte em análises mais robustas e assim ser possível aplicar em um caso prático, como por exemplo em uma empresa listada na bolsa de valores. Já que estas apresentam os seus demonstrativos de forma padronizada aos seus investidores e ao mercado em geral.
Em breve, apresentarei os conceitos dos principais índices de "rentabilidade". Discutiremos ROI, ROE, Giro do ativo, EBITDA e outros.
Até o próximo artigo!