Indicadores Financeiros (endividamento)
em 23 de Abril de 2024
De acordo com Gitman (2008), "os índices de atividade medem a velocidade com que as várias contas são convertidas em vendas ou caixa - entradas ou saídas".
Os índices de atividade, também chamados de índices do ciclo operacional, permitem que seja analisado o desempenho operacional da empresa e suas necessidades de investimento em giro (ASSAF NETO, 2010).
Neste artigo vamos abordar os seguintes índices:
i. Ciclo Operacional;
ii. Prazo Médio de Estocagem;
iii. Prazo Médio de Fabricação;
iv. Prazo Médio de Vendas;
v. Prazo Médio de Cobrança;
vi. Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores.
vii. Ciclo de conversão de caixa (CCC)
Por meio dos prazos médios pode-se analisar o ciclo operacional e de caixa da entidade, "elementos fundamentais para a determinação de estratégias empresariais, tanto comerciais quanto financeiras, geralmente vitais para a determinação do fracasso ou do sucesso de uma empresa" (MATARAZZO, 2010, p.260).
Ciclo Operacional (CO):
O ciclo operacional compreende toda a operação da empresa, desde a compra da material prima, estocagem dos insumos, pagamento das compras, produção, venda e recebimento destas.
De acordo com Gitman (2008, p.512), "o ciclo operacional (CO) de uma empresa é o prazo desde o início do processo de produção ao recebimento de caixa resultante da venda do produto acabado".
Entende-se por início do processo de produção como sendo, por exemplo, as compras de matéria prima.
Para Martins, Miranda e Diniz (2014), os índices apresentados na figura abaixo que compõem o ciclo operacional são:
A figura acima apresenta os demais índices que fazem parte do cálculo do ciclo operacional. Porém, a fórmula para calcular o ciclo operacional é:
CO (dias) = IME(dias) + PMR(dias)
Onde, IME é a idade média dos estoques (PME(dias) + PMF(dias)) e o PMR é o prazo médio de recebimento das vendas (PMV(dias) + PMC(dias)).
Quanto menor o ciclo operacional, melhor para a entidade. Significa que a empresa realiza as suas operações de maneira mais eficiente.
Prazo Médio de Estocagem (PME):
Esse indicador recebe outras dominações, como por exemplo, prazo médio de renovação de estoques, prazo médio de estocagem de matéria-prima e prazo de rotação de estoques, contudo a definição é a mesma, ou seja, indica o tempo médio consumido entre a compra da matéria-prima e sua solicitação para o processo produtivo.
A fórmula para calcular esse indicador é:
PME = Estoque médio de MP / Consumo anual x 365
Para calcular o consumo anual é necessário usar a seguinte fórmula:
Consumo anual = Estoque inicial + Compras - Estoque final
Quanto menor esse indicador, melhor para a entidade. Significa que a empresa realiza a operação de compra e estocagem de maneira mais eficiente.
Prazo Médio de Fabricação (PMF):
Esse indicador não é muito citado na literatura, no entanto ele é relevante. Em suma, esse indicador revela o tempo gasto pela empresa para fabricar os seus produtos (Martins, Miranda e Diniz, 2014).
A fórmula desse indicador é a seguinte:
PMF = Estoque médio de produtos em Elaboração / Custo de Produção x 365
Quanto menor esse indicador, melhor para a entidade. Significa que a empresa realiza a operação fabricação de maneira mais eficiente.
Prazo Médio de Vendas (PMV):
O prazo médio de vendas também é chamado por outros autores de prazo médio de estocagem de produtos acabados, significa o espaço de tempo entre o término de usa fabricação e a venda realizada pelo produto da empresa. Em outras palavras, é o prazo em que o produto ficou parado no estoque de produtos acabas até ser vendido.
A fórmula desse indicador é a seguinte:
PMV = Estoque médio de produtos Acabados / Custos dos Produtos Vendidos x 365
Quanto menor esse indicador, melhor para a entidade. Significa que a empresa realiza a operação de vendas de maneira mais eficiente.
Prazo Médio de Cobrança (PMC):
O prazo médio de cobrança ou prazo médio de recebimento de vendas ou prazo médio de recebimento de contas a receber ou prazo médio de recebimento de clientes representam o mesmo conceito, ou seja, o tempo gasto que uma empresa tem para receber as suas vendas a prazo.
A fórmula é a seguinte:
PMC = Duplicatas a receber (média) / Vendas a prazo x 365
Quanto menor esse indicador, melhor para a entidade. Significa que a empresa realiza a operação de cobrança de maneira mais eficiente. Reduzindo assim a inadimplência do seu contas a receber.
Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF):
O prazo de médio de pagamento a fornecedores também é conhecido por prazo médio de pagamento de compras e prazo médio de contas a pagar. Esse indicador representa o tempo gasto para a entidade realizar o pagamento de suas compras a prazo (em média).
A fórmula para calcular esse indicador é:
PMPF = Fornecedores a pagar (média) / Compras a prazo x 365
Para calcular o denominador "compras" é necessário usar a fórmula abaixo (isolando o termo "Compras"):
CMV = Estoque inicial de mercadorias + Compras - Estoque final de mercadorias
Para esse indicador, quanto maior, melhor. Pois ele contribuiu para que a empresa tenha mais tempo para pagar aos fornecedores e assim ter mais folga financeira. Fazendo com que o seu ciclo operacional seja cada vez mais financiado pelos fornecedores.
Ciclo de Conversão de Caixa (CCC):
Gitman (2004) define o ciclo de conversão de caixa (CCC) da empresa como uma ferramenta importante para a administração do capital de giro.
Esse indicador é definido pela diferença entre o ciclo operacional e o ciclo financeiro (ou PMPF).
A fórmula do CCC em dias é:
CCC = CO - PMPF
Sempre que o CCC for maior que zero, significa que a empresa está com necessidade de capital de giro. Ou seja, o seu ciclo operacional (desde as compras da matéria prima, produção, estocagem, até as vendas e recebimento das vendas) está superando o prazo médio dos fornecedores.
Exemplo:
A empresa A tem um ciclo operacional de 90 dias e os seus fornecedores concede um prazo médio de pagamento de 35 dias. Dessa forma, o CCC seria de 55 dias (90 dias - 35 dias). Significa que a empresa A teria que buscar formas de financiar os demais dias da sua operação. Uma vez que os fornecedores concedem apenas 35 dias como prazo de pagamento.
A empresa poderia buscar ações em várias frente para reduzir o seu CCC.
i. Mapear o seu processo de compras, estocagem e produção com o intuito de reduzir essas primeiras etapas do seu ciclo operacional.
ii. Adotar política de cobrança agressiva, buscando reduzir o prazo médio de recebimento das vendas a prazo ou até conceder descontos para pagamentos a vista e assim reduzir o PMR.
iii. Além disso, nada impede que a empresa negocie prazos maiores com os seus fornecedores, através de uma política de compras mais estratégicas, principalmente com a utilização dos conceitos de LEC (lote econômico de compras).
Enfim, há inúmeras ações a serem adotadas pela empresa, onde é possível administrar de forma mais eficiente o ciclo operacional e financeiro da mesma, consequentemente gerando uma gestão mais inteligente do seu capital de giro.
Nos três artigos anteriores foi apresentado o conjunto de indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade.
Lembrando que o objetivo dessa série é de apresentar os principais conceitos para que no final seja possível realizarmos análises da situação econômico-financeira de algumas empresas listadas na bolsa.
No próximo artigo irei apresentar o conjunto de índices de valor de mercado, discutiremos, entre outros, o índice preço/lucro e índice valor de mercado/valor de livro.
Um abraço e até o próximo artigo!