ANÁLISE DE TEXTO
em 23 de Janeiro de 2018
No Brasil esse ainda é um assunto pouquíssimo ensinado aos jovens. Muitos estão deixando para aprender a cuidar de dinheiro só depois de se formarem. Mas quanto mais cedo você se educar financeiramente, mais cedo você vai alcançar sua independência financeira.
A única coisa que aprendi na escola sobre isso foi matemática financeira básica. Cálculos de juros simples e compostos. Mas isso não basta! Vou te dar 2 dicas iniciais.
#1 – Tenha sonhos!
Normalmente gastamos todo nosso dinheiro assim que o recebemos. Se você tiver sonhos, vai se lembrar de guardar parte do seu dinheiro para eles. Minha sugestão é que você tenha sonhos de curto, médio e longo prazo. Por exemplo:
Curto Prazo: Comprar um celular novo – Prazo: 6 meses
Médio Prazo: Fazer um intercâmbio - Prazo: 2 anos
Longo Prazo: Alcançar minha independência financeira – Prazo: 8 anos
Nem precisa ser um sonho diretamente financeiro. Por exemplo, passar na faculdade. Você pode economizar parte do seu dinheiro para investir em aulas e cursos que te ajudem a se preparar para o vestibular.
#2 – Faça seu dinheiro render.
Por falta de informação, há milhares de pessoas hoje que tem muito dinheiro parado, ou rendendo abaixo da inflação. O que significa que o dinheiro que elas estão juntando está perdendo valor.
Há investimentos seguros, para você investir a partir de R$50,00, que rendem muito mais que a poupança, e você pode tirar a qualquer momento. Estes são os investimentos “conservadores”, há outros investimentos que são mais agressivos e chegam a render 10% ao mês!
Para saber mais, entre em contato comigo!
Professor Felipe Carvalho