FERRAMENTAS ONLINE - COMO PODEM AJUDAR?
Felipe C.
em 24 de Outubro de 2017

Como fazer uso das ferramentas online para oferecer aulas particulares à distância?

 

Antes de responder a essa pergunta eu gostaria de acrescentar mais algumas: é possível ter uma aula online com a qualidade de uma aula presencial? Vale a pena entrar em contato com uma pessoa a uma distância maior, mesmo que existam interessados na minha cidade? Essas são dúvidas que eu tinha antes de me tornar professor particular.

Quando comecei a dar aulas, meu objetivo era ajudar quem estava por perto. Posso dizer que minhas expectativas foram atendidas, já que no começo surgiram alunos dispostos a ir até minha casa para aprender. Eu me lembro da primeira solicitação de aula recebida, fiquei honrado de poder ajudar alguém.

Eu realmente estava satisfeito de poder ensinar pessoas nas minhas horas vagas. Eram cerca de 4 alunos por mês, e parecia bastante pra mim. Foi quando surgiu um aluno de outro estado querendo uma aula online, fiquei preocupado, pois eu nunca havia feito isso. E era muito difícil manter o nível de qualidade da aula presencial, além disso, pra mim era mais trabalhoso, eu torcia para que os alunos preferissem a aula da forma tradicional.

O que eu não sabia é que minha vida profissional estava prestes a mudar. Quando aprendi a ministrar uma aula online com alta qualidade, e ouso dizer que ATÈ MELHOR que uma aula presencial, a quantidade de alunos buscando meu contato aumentou muito. Uma pessoa fala para outra que contra pra um grupo... e assim essa tal “aula particular online”, que poucos conheciam foi se espalhando e eu passei a me dedicar 100% ao ensino, não mais como uma renda extra.

FINALMENTE, COMO FOI QUE EU CONSEGUI ISSO?

1 – Ferramentas Iniciais

O básico necessário para aulas é um site que te conecta aos alunos que buscam tutoria na sua área. Eu experimentei 5 sites com essa finalidade, dentre eles o único que me deu bons resultados foi o PortalProfes, muitos alunos dizem que buscaram no Google por vários sites, mas que o que lhes transmite mais confiança é esse. Além de o site disponibilizar uma plataforma de Sala de Aula Virtual, que é mais uma ferramenta essencial, também é muito organizado e seguro.

Outra forma de encontrar alunos é nas redes sociais. Não são todos os alunos que procuram professor particular, porém muitos PRECISAM de aula particular. No facebook há grupos de muitas finalidades. Talvez você esteja pensando que ninguém tem interesse em aulas cujo assunto você é especialista... mas tem! Só que vou te dar uma sugestão, ninguém está nas redes sociais com objetivo de realizar uma compra, não seja aquele usuário chato forçando vendas. O ideal é que você primeiramente crie uma autoridade ajudando nos fóruns e grupos, as pessoas buscarão suas aulas por consequência.

2 – Deixando a aula ainda melhor

Eu comecei usando apenas a lousa digital, eu não tinha muita prática e no começo minha caligrafia ali era horrível. Com o passar do tempo fui melhorando e me acostumando, escrevendo melhor com o mouse, fazendo figuras para ilustrar o ensino. Mas havia um botão que eu ignorava: “compartilhar tela”. Eu pensava: “pra quê vou compartilhar minha tela se eu já tenho uma lousa digital?”.

Mas certa vez o uso se fez necessário, não lembro exatamente o que eu precisava mostrar ao aluno, mas foi quando notei que eu poderia fazer muito melhor uso dessa função.

Vou explicar melhor: quando eu compartilho minha tela, tudo que eu faço no computador fica visível ao aluno, e a conexão não se perde, ou seja, ainda consigo falar e ouvi-lo.

Dessa forma eu fui acrescentando algumas ferramentas aos poucos como, por exemplo:

Word – Para textos. Ele deixa a informação organizada e fácil de editar.

Paint – Muitas vezes utilizado para recortar e colar imagens tiradas através de “print screen”. Sei que muitos vão achar ultrapassado e inútil perto de photoshop, mas é acessível e fácil.

Excel – Quando o conceito do cálculo é mais importante que o resultado do cálculo. O Excel faz as contas quase que automaticamente. Muitas vezes o aluno quer aprender o PORQUÊ de uma conta e não COMO se faz. Nas aulas de estatística por exemplo, há cálculos que demoram horas, e não é viável eu ficar tomando o precioso tempo do aluno com contas de adição e subtração, enquanto ele já está num nível muito maior. Esse programa também permite apresentar o raciocínio em formato de gráfico.

PowerPoint – Pra quando era necessário deixar o roteiro da aula preparado. Apesar de eu ser professor de exatas, também já ensinei português (tanto para brasileiros quanto para estrangeiro), e nessas matérias mais teóricas é fundamental ter uma base textual preparada.

Calculadora – Apesar de o excel fazer cálculos, um software de calculadora é muito prático. Especialmente se for HP. É aqui que a aula online começa a ficar melhor que a presencial.

Há programas que simulam calculadoras que facilitam o entendimento do aluno, enquanto a imagem da calculadora aparece na tela, o aluno pode acompanhar passo a passo como é feito, o que ao vivo nem sempre é tão eficaz, já que a mão que digita tampa a visão do aluno. Muitos alunos têm dificuldades com o uso de calculadoras, e por mais que seus professores da faculdade ou escola ensinem, eles não os veem digitando, como pode acontecer numa aula particular.

Outra ferramenta que é possível online é o acesso a provas anteriores. Uma das formas mais eficientes de aprendizado é fazendo. E fazendo provas, vestibulares, ENEM, concursos anteriores. Os alunos tendem a aprender mais rápido quando resolvem exercícios. Compartilhando a tela eu posso treinar com os alunos a capacidade de interpretação de enunciado, a parte teórica e também os cálculos.

COMO EU DOU AULAS HOJE?

De tudo que eu usei até agora, a melhor forma que eu achei foi a seguinte:

Peço informações sobre a matéria de interesse do aluno, acesso algumas questões do tema, abro o “Microsoft Word”, quando preciso eu começo com uma introdução a conceitos básicos, sempre de acordo com a necessidade do aluno. Recorto a imagem da questão no “Paint”, às vezes acrescentando informações ilustrativas na figura (por exemplo, setas indicando vetores e formas geométricas). Essa imagem recortada no “Paint” é colada no “Word”. Tudo fica organizado passo a passo no word, por aula. Se convier eu incluo tabelas no mesmo documento. E depois encaminho ao aluno. Algumas vezes interrompo o compartilhamento de tela quando foco do aluno deve estar em mim, pois algumas explicações são mais eficazes enquanto o aluno vê minhas expressões e gestos ao falar. E principalmente, meu foco é elevar o nível de qualidade da aula. A melhor recompensa que eu posso ter dando aulas é ter alunos satisfeitos alcançando seus objetivos.

 

Espero ter ajudado! Se sim, deixe seu “curtir” para eu saber.

Muito obrigado!

Prof. Felipe Carvalho

40 avaliações
Santos / SP
MBA: Gerenciamento de Projetos (UNISANTA )
Pré-Militar Matemática para Pré-Vestibular Raciocínio Quantitativo Raciocínio Lógico Matemática para Concursos Matemática para Ensino Fundamental Matemática para Ensino Médio
Ensino Matemática, Física, Cálculo
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Felipe C. Whatsapp do professor Felipe C. Ver WhatsApp
Responde em 1 h e 9 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil