Ciência e Ficção
Por: Felipe R.
18 de Agosto de 2016

Ciência e Ficção

Física EM Técnico Online

Explosões que fazem som no espaço? Viagens no tempo? Raças de alienígenas? Planetas inteiros que desaparecem do nada? Cadê a Ciência dessa ficção toda? Antes de mais nada, veja meu vídeo sobre este assunto

 

 

 

 

 
Science Fiction - Sci Fi ou Ficção científica
 
 
Dicionário Informal
 
"Um tipo de conto, história que se propõe a fantasiar algo possível, mesmo que não seja no presente. Uma fantasia literária que tem ligação,na maioria das vezes,com Ciência"
 
Priberam dicionário Online 
 
[Cinema, Literatura, Televisão]  Criação de .caráter artísticobaseada na imaginação dos progressos científicos e tecnológicos.

"ficção científica", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/fic%C3%A7%C3%A3o%20cient%C3%ADfica [consultado em 24-12-2015].
"Criação de caráter artístico, baseada na imaginação dos progressos científicos e tecnológicos"
 
Wikipédia
 
"Ficção científica é um gênero literário desenvolvido no século XIX, que lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos."
 
 
Ópera Espacial ou Space Opera
 
Wikipédia
 

"Space opera (também referida como ópera espacial ) é um sub-gênero da ficção especulativa ou ficção científica que enfatiza a aventura romântica, cenários exóticos e personagens épicos."
 
Info Escola
 
"Com roteiros exagerados e dramatizados, durante um tempo, a space opera foi chamada de “super ficção”. Nela as histórias, geralmente, envolvem grandes corporações que abrangem extensões do universo"
 
Momentum Saga
 
 
"Normalmente sendo considerado um sub-gênero de qualidade inferior na ficção científica, o termo foi cunhado em 1941 por Wilson Tucker, fã e autor do gênero, como um termo pejorativo mesmo. Mais ou menos nesta época as novelas espaciais no rádio, nas pulp fictions e nas fanzines se proliferavam, carregados de aventuras improváveis, já que muito se desconhecia sobre espaço, ciência espacial e tudo era baseado na pura especulação."
 
Das definições acima podemos concluir que a Space Opera está muito mais para o fantasioso do que para o científico, não tendo obrigação nenhuma de ser semelhante com a realidade. Sendo assim, retomo o primeiro parágrafo onde vemos absurdos científicos ocorrendo devido a "licença poética", são obras que não se levam a sério, exigindo grande suspensão da descrença.
Apesar de toda a licença poética a Space Opera muitas vezes possui em seus "impérios" ou "regimes autoritários" fortes críticas a governos e regimes atuais. Utilizando o já citado Star Wars, nitidamente vemos um império com um quê de Nazismo e os Rebeldes da Esquerda batalhando (lembre-se que naquela época vivenciava-se uma total descrença com o governo americano e com a derrota no Vietnã).

Para o grande público não diferença entre os dois gêneros e tudo é classificado como ficção científica (da boa ou da ruim). Vale ressaltar que a ficção "boa" (a que se leva a sério) também não tem como obrigação mostrar a ciência como de fato ela é, seu principal objetivo é provocar a reflexão sobre as consequências sociais do desenvolvimento técnico-científico, tendo como pano de fundo o conhecimento atual ou mesmo especulativo. Como exemplo podemos citar o que é tido como o primeiro romance da ficção científica  Frankenstein de Mary Shelley, de 1815 onde temos claramente a reflexão sobre os limites da ética, o medo do desconhecido, e o conflito Homem x Deus (Criatura x Criador), tudo isso tendo como pano de fundo um ser inconcebível pela ciência até os dias de hoje. Mas vemos as mesma discussões quando pensamos em clonagem e células tronco, por exemplo.
 
Possuindo licença poética ou não, a ciência e a ficção muitas vezes andam lado a lado,
assim como o filme Le Voyage dans la lune (Viagem à lua) levou o homem até a lua em 1902.
Nosso foguetes fizeram isso 67 anos depois. É mais um exemplo da intersecção entre a arte e a ciência e da vida "imitando" a arte. 

 
Referências
 
R$ 55 / h
Felipe R.
Bauru / SP
Felipe R.
4,0 (3 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Física para Ensino Fundamental Física para Ensino Médio
Graduação: Bacharelado em Física (Universidade Estadual Paulista (UNESP))
Aprenda comigo Matemática, Física, Computação
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil