
Relação entre habilidades de leitura e fala

em 29 de Maio de 2014
Blog do Intensivo
Aprender inglês com eficiência e fluidez:
AULAS EM INGLÊS
Se você começar a ter aulas diretamente em inglês, você vai desenvolver suas capacidades comunicativas no idioma mais rapidamente. Assim como você aprendeu português ouvindo e, pouco a pouco, começando a se expressar, não faz sentido imaginar ter aprendido português com alguém falando grego.
NÃO TRADUZA
A memorização de vocabulário é um processo que requer construir relações entre os objetos, as imagens, as emoções de um lado e as palavras de outro lado. Tanto a palavra sonora quanto a palavra escrita devem evocar diretamente a lembrança daquilo que representa. Praticar a assimilação de vocabulário dessa forma levará a uma utilização da língua mais aproximada do que faz um falante nativo.
SEJA DISCIPLINADO
Aprender inglês é um projeto que deve ser encarado como um processo que requer investimento de tempo e atenção. Os resultados serão um prêmio de seu empenho e assiduidade. Não existe metodologia milagrosa, nem formas alternativas que liberem os estudantes do tempo necessário de exposição à língua. Qualquer ideia nesse sentido é propaganda enganosa.
CUMPRA A CARGA-HORÁRIA NECESSÁRIA
Segundo estudos, para um brasileiro chegar a um nível de competência satisfatório em língua inglesa, são necessárias 600 horas de contato com a língua, que devem compreender aulas em todas as habilidades comunicativas, complementadas com estudos paralelos, filmes, atividades na internet, viagens ou mesmo conversas com nativos no seu cotidiano. Você precisa cumprir essa carga-horária, para ter a perspectiva de se sentir confortável na comunicação nessa língua em qualquer circunstância.
TENHA FOCO
Se você quer aprender inglês, programe sua vida para se dedicar a essa atividade pelo período necessário. Durante o tempo em que estiver estudando, foque nesse objetivo. Evite trazer assuntos externos para suas aulas, a menos que eles possam ser utilizados para discussões em inglês.
CONTROLE A ANSIEDADE
Todo resultado requer um processo. Se você quer obter um bom resultado, precisa contribuir para que esse processo seja desenvolvido da forma mais eficiente. É inútil se cobrar resultados antes do tempo ou querer acelerar o processo pulando etapas. Muitas pessoas passam anos num círculo vicioso de começa e para, muitas vezes motivado pela ansiedade de querer ser fluente logo nos primeiros dias. Também por esse motivo, muitos são vítimas de escolas de má fé que prometem resultados mágicos, sem esforço, mas depois de algum tempo transferem para o aluno a responsabilidade pelo seu fracasso.
O Intensivo oferece um método de trabalho e uma estrutura pedagógica que há 14 anos tem dado resultados em curtíssimo prazo. Mas para isso, é preciso que você também faça sua parte.