RAZÕES PELAS QUAIS ADULTOS TÊM MAIS DIFICULDADE PARA APREND
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Por: Fernando V.
15 de Maio de 2014

RAZÕES PELAS QUAIS ADULTOS TÊM MAIS DIFICULDADE PARA APREND

Inglês Geral Ensino Fundamental Geral Geral Geral Geral Geral Geral Geral Geral Geral Geral Geral Geral Geral Geral

 

 

Foi-se o tempo em que adultos achavam que abandonariam as carteiras escolares para sempre quando recebessem seu diploma de nível superior. Cada vez mais adultos precisam se aperfeiçoar, se atualizar, aprender um idioma estrangeiro, cursar pós-graduação, etc.,

Nos cursos de idiomas, é comum termos classes de alunos numa média de faixa etária que vai bem além do padrão escolar.

Entretanto, há sempre certo desconforto e resistência da maioria dos estudantes desse perfil, pois se associa o aprendizado a um tempo que já passou e é costumeiro cobrar-se por resultados mesmo que o processo tenha mal começado.

Há sempre a impressão de que, se tivessem estudado na infância, tudo teria sido mais “fácil”.

Para sermos francos, essa é uma das conjecturas mais inúteis e prejudiciais para ter em mente quando um adulto começa um curso de idiomas, posto que não podemos voltar no tempo e essa hipótese em nada contribui para estabelecer um método de trabalho adequado. É muito comum que estudantes adultos gastem bastante tempo lamentando não terem estudado um idioma na infância, o que em sua concepção teria sido muito mais fácil do que no momento atual.

Essa suposição serve, na verdade, para disfarçar uma série de equívocos na abordagem do método e torna-se uma justificativa para não se fazer o que precisa ser feito. Muitas vezes a dificuldade oriunda da falta de disciplina e planejamento é jogada sobre uma dificuldade hipotética devido a uma idade considerada imprópria para a atividade, o que cria um círculo vicioso de maus hábitos discentes.

Vamos então começar a desmascarar alguns mitos:

Já existe desde a década de 70 o conceito de educação para adultos, chamado de andragogia, que se contrapõe à noção de pedagogia, que é a educação para crianças.

Adultos em geral possuem uma abordagem pragmática sobre tudo o que vão aprender. Diferentemente de crianças que se deixam conduzir com facilidade, precisam de uma explicação convincente para cada passo que vão dar.

Um adulto precisa saber o porquê deve aprender algo e qual o ganho terá com isso. É comum um aluno adulto perguntar se o Present Perfect é realmente usado e se ele deve realmente aprendê-lo, num exemplo perfeito de rejeição a conteúdos, baseado no fato de não haver construção similar em português e ele precisar encontrar um razão para fazer o esforço de aprendê-lo.

O que deveria ser feito realmente é uma relação entre a construção gramatical e os contextos que ela exprime na própria língua inglesa, como fazem as crianças ao aprender uma língua.

Adultos em geral são acostumados a tomar suas próprias decisões, por isso se sentem no direito de escolher o que e como devem aprender. Isso exige professores determinados e conscientes do trabalho que estão fazendo, com metas claras e processos bem definidos, para que não se corra o risco de se deixar perder completamente por influência dos caprichos de seus alunos adultos.

O adulto só se dispõe a aprender de verdade quando consegue relacionar os conteúdos com situações do seu dia a dia. Ele aprende melhor quando os conceitos apresentados estão claramente contextualizados para alguma aplicação e utilidade. Por isso, é fundamental que as estruturas da língua sejam relacionadas com fatos, em exemplos dados durante as explicações.

A motivação para o aprendizado nos adultos advém de valores intrínsecos, tais como autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e profissional. O programa do curso deve levar em conta que todo conteúdo deve ser visualizado pelo aluno nos resultados práticos durante as aulas e em suas atividades cotidianas.

De fato, adultos imaginam que crianças aprendem idiomas por osmose. Poucos imaginam que crianças, ao aprender sua língua materna, ou uma segunda língua, constroem na verdade relações contextuais entre as estruturas dentro de suas mentes de forma intuitiva.

Um adulto pode seguir o mesmo processo, criando um método de memorização e de entendimento das estruturas de uma forma mais técnica e até mais rápida do que a que acontece espontaneamente com crianças.

É muito mais eficiente, para um adulto, entender as nomenclaturas gramaticais básicas, como substantivo, verbo, adjetivo, etc., e organizar todo o vocabulário aprendido em categorias. A estrutura é muito melhor compreendida e assimilada de forma mais rápida quando se aprendem as fórmulas das frases, a concordância, etc, dentro de relações.

Realmente, não faz sentido tornar-se passivo dentro do ambiente de aprendizado esperando que um milagre aconteça, como muitos fazem, imaginando que é assim que ocorre com as crianças.
Além disso, enquanto uma criança demora de 5 a 10 anos em período integral para aprender estruturas de uma língua e se comunicar com destreza, adultos não têm paciência e querem aprender tudo de forma imediata.

Por isso, o domínio de um instrumento técnico (fórmulas e nomenclaturas gramaticais) deve ser considerado essencial, para quem não quer ficar um longo tempo perdido.

A maioria das escolas atualmente constroem “métodos” baseados no elemento ansiedade e nas crenças que dominam a mentalidade do estudante adulto. É comum depois dos alunos passarem por um período sem resultados e acometidos pela frustração ainda serem responsabilizados pelo próprio fracasso.

Sem uma conscientização do aluno adulto sobre seus comportamentos, os quais criam suas próprias limitações no processo de aprendizado, e nesse caso o aprendizado de idiomas, torna-se quase impossível chegar a algum progresso.

Além disso, há um fator essencial no planejamento de um curso de idiomas: Tanto a carga horária total necessária para assimilar os conteúdos e atingir fluência não pode ser negligenciada, como a frequência de aulas semanais tem uma influência direta no tempo em que será necessário investir para tornar-se um falante da língua. Obviamente, quanto mais tempo dedicado semanalmente, mais rapidamente virão os resultados.

Educação não é uma mercadoria que se encontra numa prateleira de uma loja, mas sim uma equação com elementos essenciais como alunos envolvidos e motivados, professores dedicados dentro de um espaço que ofereça um conteúdo programático e uma metodologia que cumpra com aquilo que precisa ser feito.

Por todo esse tempo tem sido enfocado um projeto que objetiva criar um ambiente adequado para o aprendizado de idiomas estrangeiros por adultos, tornando-os conscientes de seu processo de aprendizado e procurando optimizar os resultados num curto prazo de tempo.

É um trabalho complexo, pois implica desconstruir uma série de mitos constituídos no imaginário do estudante, além de fazê-lo incorporar um método de aprendizado eficiente, destituído de hábitos negativos que só atravancam seu processo de aprendizado na vida.

 

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