Atividade Física na Gestação
Por: Cibele N.
22 de Junho de 2024

Atividade Física na Gestação

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Primeiramente: bom dia, boa tarde ou boa noite. Em segundo lugar: espero que você curta a leitura. Em terceiro lugar: sim, existe comprovação científica da eficiencia do pilates para gestantes e eu posso provar!

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por uma série de mudanças estruturais, biologicamente aceitáveis, afinal um novo ser está se formando em seu interior. As mulheres sofrem alterações circulatórias, reprodutivas e esqueléticas significativas. Essas alterações contribuem para o ganho de peso, alterações nos índices de glicose, dores nas costas e depressão, muitas vezes associada a obesidade. Além disso, outras complicações podem surgir no trabalho de parto, como por exemplo o parto prolongado que pode gerar inúmeros transtornos para mamãe e bebê.

Entretanto, apesar dos riscos por conta dessas alterações biológicas no corpo da mulher gestante, existem inúmeras estratégias para tornar esta fase mais prazerosa e menos traumática. Uma das inúmeras recomendações é o treinamento aeróbico antes e depois do parto, após passar por uma avaliação médica. E para melhora da força e resistência, contribuindo para diminuição de dores e para função psicológica, o ṕilates é uma forte recomendação.

O estudo de Zaman (2022), realizou uma revisão sistemática e meta-analise com o objetivo de coletar dados sobre o impacto do Pilates para mulheres grávidas analisando inúmeros resultados. Todos os estudos passaram por uma criteriosa avaliação de qualidade onde de 185 artigos encontrados, 13 estudos foram considerados adequados e de acordo com os critérios de inclusão.

Em relação ao tipo de parto, normal ou cesariana, 5 estudos mostraram que grupo pilates teve probabilidade significativamente maior de parto vaginal, um dos estudos teve n=358 mulheres. Em relação a duração da fase ativa do trabalho de parto, os exercícios de Pilates diminuíram significativamente o tempo da fase ativa, avaliados em um n=207 mulheres. Quando somados a duração do trabalho de parto (n=167), o grupo pilates teve tempo de trabalho menor.

Em relação a saúde materna, o grupo tratado com Pilates (n=248) tinham menos probabilidade de ganhar peso durante a gravidez.

No final de tudo, percebe-se que os exercícios de pilates são benéficos para os resultados obstétricos, reduzindo a taxa de parto cesáreo, aumentando a taxa de parto vaginal e encurtando o tempo de parto. O Pilates tambem ajuda no controle de ganho de peso e na melhoria do índice APGAR em 1 min (avaliação do bebê 1 min após nascimento).

Além dos inúmeros benefícios já comprovados no controle de dor, aumento de flexibilidade e força, controle de ansiedade e fatores emocionais; o Pilates como atividade física é primordial no periodo gestacional. Se você é gestante ou conhece uma gestante com dúvidas sobre fazer ou não atividade na gestação, experimente pilates e desfrute se de seus beneficios em sua mente e corpo.

 

Referência bibliográfica:

ZAMAN, A.Y. Obstetric, maternal and neonatal outcomes after Pilates exercise during pregnancy: A systematic review and meta-analysis. Medicine 102(21), 2023.

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Cibele N.
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Cibele N.
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Especialização: Osteopatia (Escuela de Osteopatia de Madrid)
Fisioterapeuta com 8 anos de experiência na área ortopédica. Faço mentoria para acadêmicos e profissionais da fisioterapia.
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