Atividade Física na Gestação
em 22 de Junho de 2024
Final de graduação é o período que considero de maior estresse de qualquer acadêmico: período de estágios supervisionados obrigatórios, onde começamos colocar mão na massa e ter uma noção real da profissão, decisão de qual área seguir e, além de tudo, o tão temido TCC.
Um breve resumo para os perdidos: O TCC é a sigla para o Trabalho de Conclusão de Curso. Algumas faculdades exigem a entrega deste trabalho como parte da avaliação final do curso e, a partir desta nota, permitir colação de grau e entrega diploma. Ou seja, você pode ter feito um curso de graduação lindo com notas invejáveis porém se não entregar o TCC e passar com nota digna, você não se forma. :(
Mas isso não pode ser motivo pra pânico. Um conselho primordial é planejamento. Elabore seu TCC com tempo, antecedência. Comece fazer levantamento de assuntos, conversar com professores que você tenha afinidade, levantamento de artigos, etc. Tudo isso pode ser feito com antecedência de forma independente. Lembre-se, deixar para ultima hora é sempre um risco já que os professores estarão menos disponíveis, estes também tem seus proṕrios trabalhos e porque tudo dá errado mesmo... Lei de Murphy vem com força!!!
Aos que estão já vivendo o período de elaboração na prática e estão desesperados sem saber por onde começar: Calma!!! Vai dar tudo certo! Respira fundo e vem comigo que vou te dar uma luz!
"Cibele, tô lascado (a), não tenho assunto, não tenho professor orientador, tenho nada!"
Você está bem lascado mesmo, mas há saída! Vamos lá, step by step!
1- Pensa em um assunto, dentro da sua área, que você gostaria de escrever
Em toda sua trajetória acadêmica, com certeza você já se identificou com algum assunto ou um tema. Algo que pra você faça sentido. Lembre-se que você vai passar horas lendo artigo sobre o assunto e escrevendo sobre. No mínimo você precisa gostar do assunto pois o processo por si só vai ser cansativo. Partindo por aí vai facilitar 2 etapas fundamentais: levantamento bibliográfico e escolha de orientador.
2- Escolha do Orientador
O assunto é muito importante mas a escolha do orientador é fundamental. Não existe trabalho bom sem uma adequada orientação por mais f*** que você seja como aluno. Há análises estatísticas, manhas do processo, etc que só os mais experientes podem te ajudar. E este é o papel do professor orientador. Por isso sempre digo, escolheu o tema mas o único orientador é àquele professor com a pior fama da faculdade (sabemos que existe). Mude o tema!!! Escolha uma segunda opção ou até terceira mas tente conciliar com um professor que vai te tratar com mínimo de dignidade. É obvio que isso é um conselho, não uma lei. Se você se garante e tem certeza que vai dar conta mesmo com um orientador ausente, siga em frente. Estarei orando por você!!!
3- Decidir tipo de pesquisa
O que vamos fazer? Revisão bibliográfica, estudo experimental, observacional, aplicação de questionário, análise, etc. São inúmeros métodos de pesquisa para elaboração de um TCC e isso tudo demanda TEMPO. Se estamos com pouco tempo sugiro revisão bibliográfica de literatura. Se estamos com mais tempo e disposição, os estudos experimentais são bem interessantes e enriquecedor para o conhecimento. Também sugiro decidir isso com seu orientador.
4- Levantamento Bibliográfico
Decidimos tema e tipo de pesquisa, VAMOS AOS TRABALHOS! O levantamento bibliográfico pode ser realizado em diversas bibliotecas científicas virtuais, por exemplo BVS. Existem plataformas que reúnem uma gama de trabalhos científicos e facilitam nossa busca: SCielo, Periódico Capes, Google Acadêmico. Nessa etapa é primordial o registro do número de trabalhos encontrados, o ano destes trabalhos, as palavras chaves utilizadas e quais dificuldades para encontrar artigos dentro do seu tema. Todos esses registros poderão ser utilizados na escrita do seu trabalho (Metodologia). Aqui também é primordial fazer o corte do tempo (ano que os estudos foram elaborados) e critérios de inclusão ou exclusão (quais informações você quer ou não nos estudos). Todas essas informações devem ser registradas!
5- Resumo dos artigos encontrados
Fez toda etapa anterior, aconselho fazer resumo com suas palavras dos artigos encontrados. Por 2 motivos: te ajuda a fixar conceitos importantes do tema que você está estudando e te adianta para as citações do seu trabalho, principalmente as partes da introdução e discussão (conflito de ideias entre autores). Este resumo pode ser feito em forma de planilha contendo autores, ano, metodologia, resultado. Vai por mim: é um adianto na sua vida que você não tem noção!
Com seu tema definido e resumos prontos, você vai começar escrever seu trabalho pra valer. A Introdução deve ser breve, apresentar os conceitos principais do seu trabalho e a forma como vai se dar a sua pesquisa. Aqui deve conter também o objetivo do seu trabalho. Para o leitor deve ser um apanhado geral do que vem adiante!
A metodologia é tudo que você fez para que a pesquisa acontecesse. Exatamente tudo!!! Tudo deve estar registrado.
Resultado é tudo que você encontrou na sua pesquisa. E discussão é o conflito dos seus resultados com outros autores. Lembra dos resumos dos artigos? Aqui eles serão fundamentais!
Conclusão é o resumo dos seus resultados. Aqui particularmente gosto de retomar ao objetivo para poder descrever também as limitações do meu estudo, se aconteceu claro.
E por último e não menos importante, as referências bibliográficas!!! Que devem seguir a norma da Abnt para ficarem bonitinhas e todo mundo ver quais foram os artigos, ferramentas, livros, enfim... tudo que foi utilizado no seu estudo.
Bom, basicamente é isso! Espero que tenha te dado uma luz para você iniciar seus trabalhos, entregar dentro do prazo e pegar seu tão sonhado diploma!!!
Mande suas dúvidas, terei prazer de te ajudar.
Qualquer coisa, estou por aqui :)