Pilates e Dor Lombar

Entenda porque o Pilates é tão recomendado para dores na coluna

Pilates Fisioterapia Ortopédica Exercício Físico Lombalgia Dor crônica
Pilates e Dor Lombar
Cibele N.
em 21 de Abril de 2021

Entenda de uma vez por todas: menos de 5% de dores na coluna são casos realmente cirúrgicos! 

Guardou esta informação? Beleza! 

Então vamos ao artigo...

Porque o pilates é tão recomendado para dores na coluna e porque realmente os alunos, quando bem instruídos, percebem seus benefícios?

Para entender os benefícios do Pilates você precisa entender que a dor lombar não é causada pela existência de uma hérnia de disco ou pela escoliose ou osteófitos ("bico de papagaio") mas por diversos outros fatores como fraqueza muscular de músculos estabilizadores da coluna, falta de atividade física, encurtamentos musculares que geram diversas compensações, fatores sociais, econômicos, emocionais, etc... E, geralmente, o problema não está na coluna mas sim no quadril, na fraqueza de MMII, de abdômen, entre outros. Aliás, quase nunca o problema é realmente na coluna :( 

Sabendo isso, o Pilates como um método de fortalecimento global vai ao encontro justamente de todas as principais causas de dor lombar: promovendo mobilidade de quadril e coluna; fortalecimento de MMII, paravertebrais e abdômen; alongamento dos principais músculos e, pela diversidade de movimentos, conseguimos promover bem estar e tirar o corpo do sedentarismo. O bem estar durante uma atividade libera opióides endógenos que causam analgesia e promove um relaxamento global. Por isso a atividade física é tão recomendada para ansiedade e depressão também ;)

Pilates NÃO é bola, NÃO é arte circense e nem invertidas. A todo tempo NÃO precisa ser desafiante. Precisa ser bem orientado para que você fortaleça todo seu corpo e perceba seus benefícios. E gradualmente você vai evoluindo nos exercícios :)

Sabendo isso, se mexa e agende sua aula.

Bye :) 

Rio de Janeiro / RJ
Mestrado: Engenharia Biomédica (UFRJ)
Pilates - online Pilates - Força Pilates - autoestima Pilates a Domicílio Postura com Pilates Pilates - diminuição do estresse e ansiedade Pilates Intermediário
Instrutora de pilates com 2 formações internacionais e ampla experiência de cuidado em saúde de corpos em home office
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Cibele N. Whatsapp do professor Cibele N. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil