Pilates e Dor Lombar
Por: Cibele N.
21 de Abril de 2021

Pilates e Dor Lombar

Entenda porque o Pilates é tão recomendado para dores na coluna

Pilates Fisioterapia Ortopédica Exercício Físico Lombalgia Dor crônica

Entenda de uma vez por todas: menos de 5% de dores na coluna são casos realmente cirúrgicos! 

Guardou esta informação? Beleza! 

Então vamos ao artigo...

Porque o pilates é tão recomendado para dores na coluna e porque realmente os alunos, quando bem instruídos, percebem seus benefícios?

Para entender os benefícios do Pilates você precisa entender que a dor lombar não é causada pela existência de uma hérnia de disco ou pela escoliose ou osteófitos ("bico de papagaio") mas por diversos outros fatores como fraqueza muscular de músculos estabilizadores da coluna, falta de atividade física, encurtamentos musculares que geram diversas compensações, fatores sociais, econômicos, emocionais, etc... E, geralmente, o problema não está na coluna mas sim no quadril, na fraqueza de MMII, de abdômen, entre outros. Aliás, quase nunca o problema é realmente na coluna :( 

Sabendo isso, o Pilates como um método de fortalecimento global vai ao encontro justamente de todas as principais causas de dor lombar: promovendo mobilidade de quadril e coluna; fortalecimento de MMII, paravertebrais e abdômen; alongamento dos principais músculos e, pela diversidade de movimentos, conseguimos promover bem estar e tirar o corpo do sedentarismo. O bem estar durante uma atividade libera opióides endógenos que causam analgesia e promove um relaxamento global. Por isso a atividade física é tão recomendada para ansiedade e depressão também ;)

Pilates NÃO é bola, NÃO é arte circense e nem invertidas. A todo tempo NÃO precisa ser desafiante. Precisa ser bem orientado para que você fortaleça todo seu corpo e perceba seus benefícios. E gradualmente você vai evoluindo nos exercícios :)

Sabendo isso, se mexa e agende sua aula.

Bye :) 

R$ 70 / h
Cibele N.
Rio de Janeiro / RJ
Cibele N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Pilates Avançado Pilates - diminuição de dor Pilates - presencial
Especialização: Osteopatia (Escuela de Osteopatia de Madrid)
Fisioterapeuta e instrutora de pilates com 2 formações internacionais e ampla experiência de cuidado em saúde de corpos em home office
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil