Pilates para dor lombar: funciona mesmo?
Por: Cibele N.
30 de Abril de 2024

Pilates para dor lombar: funciona mesmo?

Fisioterapia Ortopedia Pilates Exercício físico Dor crônica Dor lombar Anatomia Patologia

Primeiramente: bom dia, boa tarde ou boa noite. Em segundo lugar: espero que você curta a leitura. Em terceiro: Sim, já existe diversos artigos registrados evidenciando que Pilates é superior que outras técnicas para tratamento de dor lombar crônica. E vou apresentar um desses artigos hoje!

Em um estudo de 2018, realizado por um grupo de pesquisadores da Nova Zelandia, reuniu-se um grupo de 55 adultos saudáveis com dor lombar crônica (dor ≥ 6 meses) com idades entre 25 e 65 anos. Estes participantes prencheram uma escala de funcionalidade antes da intervenção (PSFS) que tem um score de 0-10 (capaz-incapaz para realizar atividades de acordo com a dor). Estes participantes também foram avaliados fisicamente: medidas demograficas e antropomórficas; caracteristicas da dor; interferencia nas atividades; crenças e comportamentos relatados; fatores psicossociais; avaliação musculoequelética; medidas da flexibilidade; testes de controle de movimento; teste de resistência muscular do tronco.

Quanto a intervenção, o programa foi definido em uma clínica de pilates em Auckland, Nova Zelândia. E consistiu em 12 aulas de 1h de duração, agendado por um período de 6 semanas. Todos os participantes fizeram uma aula de Mat e uma aula de reformer, por semana. Todas as aulas foram supervisionadas por um instrutor de Pilates com 5 anos de experiencia e conduzido em grupo máximo de 7 participantes nas aulas de reformer e máximo de 16 participantes nas aulas de Mat.

Os exercícios foram progressivamente graduados e foram designados para conhecimento do corpo e controle do movimento. Exercícios progressivos para conhecimento da respiração e contração do assoalho pélvico e musculos do abdomen, atraves da manutenção do controle da coluna enquanto desempenha movimentos dinamicos que envolvem pernas e braços. Outros exercícios que estimulam mobilidade da coluna e alongamento de músculos do quadril e pernas.

O estudo completo estará disponível mas chegou-se a conclusão que, os resultados mostraram que a combinação de altos níveis de incapacidade, história de dor lombar gradual, ausencia de movimentos aberrantes e indice de alta massa corporal foi capaz de predizer melhora clinicamente importante na incapacidade. Ou seja, no cruzamento dos dados percebeu-se que o controle de movimento, adquiridos no pilates assim como o aumento da massa, foram clinicamente importante no tratamento da dor lombra crônica de origem não específica.

 

Referência:

BAILLIE, L.; BACON, C. J. et al. Predictors of functional improvement in people with chronic low back pain following a graded Pilates-based exercise programme. Journal of bodywork & Movement Therapies 23, 211-218, 2019.

Leia mais em:

https://deplacerfisioterapiaepilates.wordpress.com/

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 22 de junho de 2024

Olá Cibele, você pode me adicionar no whatsapp 11996524947!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 22 de junho de 2024

Olá Cibele, boa tarde!
Você faz aula online?

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 22 de Junho de 2024

Boa tarde Roberta!
Tudo bem?

Sim, atendo online! Se desejar, por aqui temos como agendar uma aula demonstrativa.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 22 de Junho de 2024

Vou ver com minha mãe para fazermos juntas!
Qual seria o valor online para 2 pessoas?

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 8 de maio de 2024

Minha atuação na área do Pilates, somente foi possível com a tutoria da professora Cibele N. que esclareceu vários aspectos do método, tornando de mais fácil compreensão e fácil aplicação, me tornado mais apta e com mais ofertas de trabalho na área em questão.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil