
ANTISSOCIAL

em 25 de Fevereiro de 2024
EMPREGO: COMO DESTACAR-SE EM UM CENÁRIO ONDE A BUSCA ESTÁ MAIOR DO QUE A OFERTA?
As empresas buscam pessoas através de recrutamento e seleção. Mas os candidatos necessitam cumprir os requisitos necessários para o “preenchimento” da vaga, o mercado de trabalho busca um indivíduo que saiba lidar com questões subjetivas, e que tenha comportamentos e atitudes adequadas para desempenhar suas funções, dentro de um cenário competitivo, controverso e duvidoso.
A disputa por uma vaga de emprego está cada dia mais acirrada, numa sociedade capitalista onde o desemprego virou tendência.
Infelizmente, apenas a formação não é o suficiente, o candidato deve mostrar ao recrutador ou selecionador atratividade, e suas principais características profissionais e pessoais, através de conhecimentos, habilidades e atitudes. Além de uma constante atualização profissional. Através de metas e objetivos, deve saber conduzir sua carreira para aplicação de suas competências em diversas organizações.
O trabalhador deve sempre atualizar-se, a fim de atender às variadas demandas solicitadas pelas organizações. É de sua competência também conseguir e permanecer na vaga até então disponível, o que torna-se um desafio constante para esse colaborador.
Comportamentos e atitudes são determinantes no momento da entrevista. E a experiência é o ponto decisivo na hora da contratação de um processo seletivo.
CUIDE DE SUA IMAGEM
A primeira impressão que formamos sobre uma determinada pessoa acontece exatamente nos primeiros 03 segundos. Em seguida, através da fala, expressões faciais e corporais, fidelizamos a imagem da pessoa.
Reflita nessa frase: “O que as pessoas dizem quando vêem você chegando?”(Steven Gower).
Muitas atividades analisam a imagem e também motivação, energia e interesse do colaborador.
Se portar de forma ética em situações e ambientes.
Evite: Cores visualmente chamativas em roupas, maquiagem e acessórios. Vista-se de acordo com o ambiente. Ficar em pé em frente ao entrevistador, pois demonstra ideia de superioridade.
Procure: Sorrir e olhe nos olhos do entrevistador;
Destacar-se pelo empenho e não somente pela aparência.
Manter postura ereta(transmite competência);
Gesticular menos( pois demonstra nervosismo e falta de confiança);
Produzir um currículo sem erros de grafia e objetivo.
Analisar sua voz: entonação, timbre ou ruídos que possam interferir na boa comunicação na hora da entrevista.
Cuidar de suas inseguranças, se precisar busque ajuda psicológica.
Fontes:
Rodrigues BP, Trebi JB, Ligatô NM. Entrevista de emprego: porta de entrada para o mercado de trabalho. ETEC “PROFª” ANNA FERRAZ. Araraquara.2021.
Ribeiro AC et al. Imagem e postura pessoal e profissional no recrutamento e seleção. Faculdade de tecnologia de Mogi das Cruzes. 2021.
Santos FPR et al. Os instrumentos de avaliação no recrutamento e seleção de pessoas. Centro Paula Souza. 2021.