CRISTÃOS, OLHEM PARA A CRUZ DO SEU SENHOR!
Por: Fernando M.
17 de Agosto de 2020

CRISTÃOS, OLHEM PARA A CRUZ DO SEU SENHOR!

Teologia

Se qualquer um dos homens que, supondo ser filhos de Deus, imagine que há alguma razão “neles” por que eles deveriam ter sido salvos, que eles saibam, que ainda estão na escuridão, concernente aos primeiros princípios da graça, e ainda não aprenderam o evangelho.

Você é agora santificado, você é vivificado, você é justificado; mas o que você teria sido hoje se não fosse pela interposição da mão divina? Não há um crime que você não teria cometido; não há uma loucura em que você possa não ter fugido.

Lloyd Jones, acertadamente diz que tudo na vida cristã é graça, do início ao fim graça. Isso significa que o orgulho é intensamente ofensivo aos olhos de quem tudo doou a seres miseráveis e paupérrimos como nós. Nesse sentido, o ponto mais odioso do orgulho humano encontra-se em gabar-se do bem que ele não fez por si, mas recebeu graciosamente das mãos do criador e sustentador de toda criação.

Todas as religiões, com exceção do cristianismo, têm em comum a arrogante e equivocada idéia, expressa de diferentes maneiras, de que nós somos capazes, se não de conquistar a nossa salvação, pelo menos de contribuir substancialmente para ela. Essa doutrina da salvação própria engorda muitíssimo a nossa auto-estima. Ela agrada ao nosso orgulhoso ego e salva-nos do supremo embaraço de sermos humilhados diante da cruz.
Ainda hoje não existe uma coisa que leve tanta gente a abdicar do reino de Deus quanto o orgulho. Como disse Emil Brunner, em todas as outras religiões “o homem é poupado da suprema humilhação de saber que o Mediador, no caso, Jesus Cristo, deve sofrer a punição em seu lugar. Essas religiões não o deixam absolutamente despido.” O evangelho, porém, nos desnuda, não temos nenhuma roupa com que nos apresentar diante de Deus, Ele nos declara falidos, e somos notificados de que não temos dinheiro algum com o qual comprar o favor dos céus.

Se eu, humildemente pudesse dar-lhes um conselho, cristãos, o conselho seria esse; Vá, pendure seu orgulho na forca, bem no alto! Pendure-o ali para apodrecer, e você fiquede pé a baixo e o execre por toda a eternidade; com certeza, tudo o que mais deve ser amaldiçoado e desprezado é o orgulho de um cristão. Ele, de todos os homens, tem dez mil vezes mais razão do que qualquer outro para ser humilde e andar humilde com o seu Deus e gentil e humildemente para com os seus semelhantes. Observe aquele madeiro ensanguentado ao qual as escrituras nos relata e saiba, para sua humilhação, que um justo morreu por injustos pecadores, a culpa que estava sob seus ombros foi removida pelo sofrimento de um santo. Portanto, core o seu rosto de humilde vergonha e humilhe-se diante dEle.

 

F. S. Machado

R$ 50 / h
Fernando M.
Paracambi / RJ
Fernando M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Antigo Testamento História da Igreja Ensino Religioso
Especialização: Pós Graduação em Teologia Sistemática (Mackenzie)
Professor de Teologia Sistemática reformada. Venha aprender teologia de forma descomplicada!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil