Algumas dicas para aprender uma nova língua
Por: Gabriela S.
07 de Dezembro de 2015

Algumas dicas para aprender uma nova língua

Inglês Geral Vocabulário Aprendizado Estudos EUA Conversação Ajuda Língua

Oi Gente! Tudo bem?

Tenho alguns alunos muito dedicados que sempre me procuram querendo aprender uma nova língua, o inglês! O processo de aprendizado muitas vezes pode ser cansativo e o desânimo muitas vezes bate a nossa porta, mas a primeira dica para vocês é perseverem! Ninguém disse que seria fácil, mas eu garanto para vocês que é uma luta que vale muito a pena! Não tem coisa melhor do que você saber que pode se comunicar em outra língua, e no caso do inglês, você pode falar com grande parte das pessoas de todo mundo.

Bom, a primeira dica eu já dei! Perseverança é a palavra para quem quer conseguir qualquer coisa na vida.

A segunda dica é ouça, ouvir tudo o que você puder em inglês (ou na língua que você quer aprender) é um processo que te ajuda muito a "se acostumar" com a língua. Atualmente eu estou aprendendo francês e sempre que eu posso, coloco com TED Talk ou um filme em francês. Por mais que eu ainda não entenda muita coisa, a gente começa a se habituar com a fonética, ritmo e com as palavras mais comuns. 

Mude todos os seus gadgets para a língua que você quer aprender, essa é a terceira dica que eu posso dar. Usar o celular, e-mail, facebook e computador na língua que você quer aprender ajuda bastante a ter sempre o mínimo de contato diário. Quando eu coloquei meu celular em francês, foi uma luta enorme para entender o que aconteceria com as minhas fotos se eu apertasse o botão Supprimer... Mas aos poucos eu fui acostumando e o meu vocabulário já deu uma bela de uma melhorada.

Converse com alguém que saiba a língua que você quer aprender, isso é essencial para que você possa se desenvolver de uma maneira extraordinariamente rápida! Mas antes disso, faça consigo mesmo um pacto, repita essas palavras como um mantra e deixe elas entrarem no seu subconsciente até você aceitá-las "eu vou falar tudo o que eu souber, se estiver falando errado, as pessoas vão me corrigir e eu vou aprender". Vai por mim que isso funciona! A primeira vez que eu fui para os EUA, eu sabia falar inglês, mas não era lá aquelas coisas... Eu falava muita coisa errado e em geral não conseguia me expressar de forma muito eficiente, mas assim que subi no avião eu fiz esse pacto comigo mesma. Prometi pra mim que ia falar, falar tudo o que eu pudesse e mesmo que estivesse falando errado, eu ia falar. E acreditem se quiserem, e ao final do mês que passei por lá, eu já estava até fazendo piadinhas! (Isso que eu não fiz nenhum curso por lá, fui só para visitar alguns amigos).

Mas e se não tiver ninguém ao meu redor que não saiba falar inglês? Eu estou aqui! Esperando você marcar a nossa aula de conversação!

E a última dica de hoje é use a tecnologia a seu favor! Hoje em dia há vários aplicativos gratuitos que podem te dar uma ajuda boa em vocabulário. O Duolingo é ótimo, ele é bem simples para ser usado e parece um jogo. Eu estou usando ele para aprender francês. Recomendo fortemente a todos que estão querendo aprender uma nova língua!

Bom gente, apesar de todas essas dicas, ESTUDAR é fundamental para quem realmente quer aprender. Ter um professor competente para te auxiliar é imprescindível. 

Não hesite e marque já a sua aula!

Bons estudos a todos e sucesso em tudo o que quiserem aprender!

Um grande abraço, Gabi

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil