Ensaio sobre a Metafísica de Aristóteles
Por: Gabriel S.
19 de Julho de 2022

Ensaio sobre a Metafísica de Aristóteles

Neste breve artigo procura-se abordar sobre a compreensão da Metafísica no pensamento aristotélico.

Filosofia Metafísica Aristóteles: Lógica e Metafísica História da Filosofia Antiga

A Metafísica na concepção aristotélica

           Antes de demonstrarmos o que é a Metafísica (Μετά τα φυσικά), é necessário compreender que Aristóteles distingue três tipos de ciência: (i) teoréticas: física, matemática, metafísica; (ii) práticas: economia, política, ética; (iii) poiéticas: medicina, arte; carpintaria, entre outras formas de artesanato. O primeiro tipo busca o saber por si mesmo, o segundo já busca o saber que as relações humanas estejam ligadas e o próprio ser consiga a perfeição moral, e, por fim, o terceiro tipo buscam saber em vista do fazer, o construir objetos para o fim da utilização. Compreendendo a metafísica como uma ciência teorética, diz o filósofo que ela “será anterior as outras ciências, e será a filosofia primeira” (M.A. 1026 a 30)   e, além disso, “enquanto filosofia primeira, ela será universal e a ela caberá a tarefa de estudar o ser enquanto ser, vale dizer, o que é o ser e os atributos que lhe pertencem enquanto ser” (M.A. 1026 a 30).


           Ademais, o Estagirita ao definir a metafísica como ciência do ser enquanto ser afirma:  

"Existe uma ciência que considera o ser enquanto ser e as propriedades que lhe competem enquanto tal. Ela não se identifica com nenhuma das ciências particulares: de fato, nenhuma das outras ciências considera universalmente o ser enquanto ser, mas delimitando uma parte dele, cada um estuda as características dessa parte. Assim o fazem, por exemplo, as matemáticas. Ora, dado que buscamos as causas primeiros e os princípios supremos, é evidente que estes devem ser causas e princípios de uma realidade que é por si. Se também os que buscavam os elementos dos seres, buscavam esses princípios <supremos>, necessariamente aqueles elementos não era elementos do ser acidental, mas do ser enquanto ser. Portanto, também nós devemos buscar as causas do ser enquanto ser” (M.A. 1003 a 20-30).


          Nessa mesma perspectiva, a metafísica, ou filosofia primeira como ele mesmo afirma,  é uma ciência que investiga o ser enquanto ser e as propriedades que lhes são inerentes devido a sua própria natureza. Em sentido literal, a metafísica busca o que está além da física, ou seja, vai se preocupar com o que há de mais distante do sensível, alcançando as questões que estão além do sensível, por isso dizer que esta é a ciência do suprassensível. Em contrapartida, as outras ciências vão buscar na objetividade do sensível, resolver os questionamentos que estão pautados no sensível. Tendo em vista tudo isto, podemos dizer que a metafísica é determinada como toda tentativa do pensamento humano de ultrapassar o mundo empírico (físico) para chegar a uma realidade além-física, também podemos dizer que pretende chegar às causas primeiras do ser enquanto ser. Por fim, esta filosofia primeira observa e questiona os princípios primeiros ou supremos; o ser enquanto ser; a substância e, por fim, Deus e a substância suprassensível. 

 

REFERÊNCIAS:

ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Loyola, 2002. Tradução de Giovanni Reale.

R$ 55 / h
Gabriel S.
Salvador / BA
Gabriel S.
4,7 (24 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 29 horas de aula
Tarefas resolvidas 34 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Filosofia - História da Filosofia Moderna História da Filosofia Filosofia - Lógica Aristotélica
Especialização: Ciências humanas: História, Filosofia e Sociologia (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS))
Leciono português, redação, literatura, filosofia, história e sociologia. Corrijo trabalhos, ajusto para abnt. Corrijo atividades em latim e grego.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil