A única forma pontuar no Enem é conhecendo os critérios de avaliação, dominá-los e usá-los a favor. Considerando-se que a banca corrgirá os textos com base nesses parâmetros e não com achismos do tipo texto "bom" ou "ruim", o jeito de realmente aumentar a nota estar de acordo com a banca. Seguem-se algumas dicas práticas, item por item (em linguagem mais clara) de correção, cada um vale 200 pts :
I- Domínio da língua
- Para nota máxima, apenas três erros são permitidos.
- Qualquer "errinho", seja uma vírgula, seja um acento, é contado (alguns a banca convenciona que não serão penalizados, mas são pouco).
- A regra de ouro aqui é ser o mais simples possível. Minimizando-se a quantidade de erros.
II - Comprrender a proposta de redação / usar conteúdo cultural (citação)
- Coloque na redação as palavras relacionadas ao tema. Em 2017, por ex, o tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Muitas foram zeradas simplesmente porque não continham nada relacionado aos surdos, apenas aos problemas que os deficientes têm para estudar, de um modo geral. Configura-se no caso, fuga ao tema.
- DECORE E USE pelo menos uma citação, isso vai elevar a nota.
III- Argumentação
- Foco: escolha poucos argumentos e fale deles. Não há linhas nem tempo suficiente para desenvolver muitas ideias. Escolha umas e fale só delas.
IV - Conectivos
- Esse item mede a quantidade (contável, efetivamente usada) de palavras que conectam as ideias que o candidato usou, ex: "portanto, assim, não obstante, etc"
- A qualidade e a justeza são cobradas também, claro.
- No início de cada parágrafo deve haver um conectivo (mesmo que não seja exatamente a primeira palavra, deve aparecer um conectivo entre parágrafos)
V- Proposta de solução do problema
- Use apenas uma, defina, explique, exemplifique, diga como seria implementada e a consequência que traria (como resolveria o problema).
- Não seja vago com propostas do tipo "cada um fazer sua parte". Dê uma solução concreta, ex: "o gov. deve investir na Educação, criando cursos de aperfeiçoamento para professores em escolas especializadas, tornando-os capazes de atender aos surdos, de modo que o aluno tenha acesso amplo à escolarização"