Verbos irregulares no passado - uma pequena tabela de casos
Por: Guilherme A.
23 de Outubro de 2015

Verbos irregulares no passado - uma pequena tabela de casos

Inglês Pronúncia Intermediário Grupos Escrita Provas Ajuda Exercícios English Verbos Irregulares Profissional Verbos Língua

 

A má notícia quando aprendemos os verbos no passado é que não existe regra para saber se um verbo é regular ou irregular. Também não existe fórmula nenhuma para sabermos COMO transformar um verbo irregular.

Ficar decorando aquelas tabelinhas com as três colunas (VERBO - SIMPLE PAST - PAST PARTICIPLE) nem sempre ajuda muito. Acho bom ter aquelas tabelinhas para consultar quando preciso, mas de início, é melhor aprender os mais comuns e fazer alguns exercícios.

Para alunos que já aprenderam o PRESENT PERFECT (geralmente, do Pre-intermediário em diante), uma boa forma de treinar verbos irregulares é fazendo exercícios de SIMPLE PAST e PRESENT PERFECT - assim você já treina duas coisas ao mesmo tempo: os verbos irregulares, e quando usar o PRESENT PERFECT ou SIMPLE PAST (uma das coisas mais difíceis da língua inglesa, que eu tratei em outro post).

Mas apesar de não ter regra nenhuma para formar verbos irregulares no passado, podemos fazer pequenas tabelinhas de alguns casos parecidos. Isso facilita a memorização.

O caso mais fácil são os verbos que ficam IGUAIZINHOS TANTO NO SIMPLE PAST QUANTO NO PAST PARTICIPLE:

Por exemplo, o verbo "HIT" (atingir, acertar, etc.) tanto no Simple Past quanto no Past Participle continua como HIT". Por isso vemos nas tabelinhas HIT-HIT-HIT.

Outros casos :

CUT- CUT -CUT

PUT- PUT- PUT

HURT- HURT-HURT

SHUT - SHUT- SHUT

 

BET- BET -BET 

LET - LET - LET

SET - SET- SET

Outros verbos que não mudam: SPREAD, BROADCAST, QUIT

O verbo READ é um caso especial: ele não muda na escrita, mas a pronúncia muda no passado. Se você estiver se referindo a ele no infinitivo ou presente (ou, por exemplo, no futuro, que consiste em WILL + INFINITIVO), você lê algo como "rid". Mas se ele estiver no SIMPLE PAST ou PAST PARTICIPLE, você lê como a palavra RED (vermelho), ainda que também se escreva READ.


Outro caso fácil de memorizar em bloco são os verbos que seguem um padrão I-A-U (ou seja, infinitivo com I, Simple Past com A e Past Participle com U):

BEGIN - BEGAN - BEGUN

DRINK - DRANK - DRUNK

RING- RANG- RUNG

SHRINK - SHRANK - SHRUNK

SINK - SANK - SUNK

SWIM - SWAM - SWUM

 

E para terminar:

KNOW - KNEW - KNOWN

BLOW - BLEW - BLOWN

THROW- THREW - THROWN

 

Comece com esses que são mais usados e mais fáceis, depois você pode ver uma lista um pouco maior em sites como o Using English. Aconselho os estudantes a tentarem montar uma frase com cada um desses verbos no Passado (e se já souberem o Present Perfect , no Past Participle), para memorizá-los.

Além desses grupos, se você quiser aprender verbos irregulares com tabelinhas, aconselho começar com os 10 verbos irregulares mais comuns, depois 20, depois 50, e assim por diante. É muito fácil achar tabelas desse tipo, basta colocar no Google "10 most common irregular verbs", e assim por diante. Ou pesquisar em português mesmo.

Os verbos mais comuns serão mais úteis em qualquer situação (na sua vida profissional, provas de inglês, etc.) e também, por serem mais usados, é mais fácil de memorizar. Então, sempre comece por eles. Antes o arroz feijão! 

Seja como for, treine montar frases com esses verbos, ou faça exercícios de verbos irregulares. Se você apenas ficar lendo tabelas, além de ser mais cansativo, você provavelmente esquecerá logo. 

 

 

R$ 75 / h
Guilherme A.
São Paulo / SP
Guilherme A.
5,0 (1 avaliação)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Verbos Regulares em Inglês English Expressions Verbos em Inglês
Mestrado: Ciencia Política (Universidade de São Paulo (USP))
Aprenda comigo Inglês
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil