Indicação de série sobre urbanismo no Brasil
Por: Guilherme L.
09 de Outubro de 2019

Indicação de série sobre urbanismo no Brasil

Série do SESC TV

Redação Geral Aulas Particulares Aulas De Reforço Atualidades Assuntos que mais caíram no ENEM Ensino Médio

Estudar por meio de vídeos pode ser bastante enriquecedor, as imagens complementam bastante seu repertório e trazem mais vivacidade aos estudos. Recomendo fortemente essa série do SESC TV sobre a formação das cidades brasileiras. "Inspirada no livro A Cidade no Brasil, de Antonio Risério, a série explora os aspectos históricos, culturais e estéticos do fenômeno urbano no país, investiga o surgimento das cidades e discute seu desenvolvimento até os dias atuais."

Direção: Isa Grinspum Ferraz


A cidade

No primeiro episódio, sociólogos, arquitetos, urbanistas, professores e produtores culturais recorrem à história e à antropologia e apresentam os conceitos do que é uma cidade. Analisam as especificidades das cidades brasileiras, desde suas origens até os dias atuais, e as comparam a outras no mundo, a partir de um viés cultural e urbanístico.

https://www.youtube.com/watch?v=IAWk-qofo7s&list=PLiIQoqgFEbVXlK39JVjygoH6nes92jZuB&index=1

 

Cidade ameríndia, metrópole neoindígena

Arqueólogos, antropólogos, cientistas e urbanistas investigam a formação das cidades ameríndias e suas ordens sociais, que transcenderam o horizonte dos acampamentos e das aldeias. Comentam ainda sobre a organização das metrópoles neoindígenas, relembrando momentos importantes na história das cidades amazônicas como a invasão europeia e o processo de urbanização regional.

https://www.youtube.com/watch?v=UZ8UlgqI1nE&list=PLiIQoqgFEbVXlK39JVjygoH6nes92jZuB&index=2

 

O Brasil nasceu urbano

Em grande parte do Velho Mundo, a revolução agrícola criou as cidades. No Brasil, ocorreu o contrário, a cidade originou o campo. Neste episódio, sociólogos, antropólogos e urbanistas revelam como foram planejadas as primeiras cidades brasileiras, que não surgiram de maneira espontânea, e como a arquitetura de traçados regulares das cidades europeias se adaptaram à geografia brasileira.

https://www.youtube.com/watch?v=Uk8TstZPZYo&list=PLiIQoqgFEbVXlK39JVjygoH6nes92jZuB&index=3

 

 

A cidade africana

O Brasil recebeu o maior número de escravos africanos no mundo e foi o último país ocidental a abolir a escravidão. Neste episódio, especialistas comentam a contribuição da cultura africana na composição da paisagem urbana brasileira e reconhecem que a abolição tardia e sem planejamento agravou a segregação racial e social no país, relegando o negro às periferias, consideradas “senzalas urbanas”.

https://www.youtube.com/watch?v=0BnzKR9axl0&list=PLiIQoqgFEbVXlK39JVjygoH6nes92jZuB&index=4

 

 

Cidade de vidas embaralhadas

Especialistas analisam o surgimento das cidades brasileiras como lugares abertos aos encontros, descobertas e cruzamento de histórias, locais onde senhores e escravos, brancos, negros e índios circulavam simultaneamente e até se avizinhavam. Os argumentos revelam que a segregação não é uma característica da cidade colonial escravista brasileira, mas da modernidade urbana capitalista.

https://www.youtube.com/watch?v=-Qu4lOc3u9w&list=PLiIQoqgFEbVXlK39JVjygoH6nes92jZuB&index=5

 

Sertão, cidade, segregação

A cidade como objeto de celebração e crítica é analisada por arquitetos, urbanistas e educadores. Sertão, Cidade e Segregação rememora questões como a falta de planejamento urbano, a discriminação social, agravada em grande parte pela especulação imobiliária, e o exílio das periferias. A metrópole, lugar onde coexistem o progresso e retrocesso, é confrontada consigo mesma.

https://www.youtube.com/watch?v=pD3350m9z40&list=PLiIQoqgFEbVXlK39JVjygoH6nes92jZuB&index=6

 

Cidade natural ou do desperdício?

A cidade como local de acumulação irracional de riquezas e desigualdades é confrontada com o sonho contemporâneo de transformação da vida urbana, a partir de um pensamento sustentável e do combate às falsas necessidades que a aproxima do modelo de cidade natural. O líder Yanomami Davi Kopenawa reforça a necessidade de preservação da natureza e contrapõe o modo de vida urbano ao da vida na floresta.

https://www.youtube.com/watch?v=34HgEA5D0P4&list=PLiIQoqgFEbVXlK39JVjygoH6nes92jZuB&index=7

 

 

Cidades e Migrações

Índios, portugueses e africanos determinaram a configuração primária do povo brasileiro, em suas dimensões biológicas e culturais, mas imigrantes de outros países também contribuíram na formação da população e das cidades no Brasil. No episódio, a combinação dessas culturas que fez com que metrópoles como São Paulo acolham melhor as diferenças, ao receber, hoje, pessoas em situação de refúgio.

https://www.youtube.com/watch?v=98x3SSUITJM&list=PLiIQoqgFEbVXlK39JVjygoH6nes92jZuB&index=8

 

 

Vanguarda e tradição 

Ao contrário das vanguardas estéticas internacionais, no Brasil, a invenção e tradição se estabelecem como dialéticas centrais da cultura. Neste episódio, arquitetos, sociólogos, políticos, escritores e artistas abordam os paradoxos entre a vanguarda e a tradição na formação da sociedade brasileira, ao resgatarem costumes, valores e símbolos populares, como fontes de inspiração para criar o novo.

https://www.youtube.com/watch?v=iya2w4U48wo&list=PLiIQoqgFEbVXlK39JVjygoH6nes92jZuB&index=9

 

 

 

O direito à cidade

A liberdade de fazer e refazer é um dos mais preciosos e negligenciados direitos urbanos. Pensadores ultrapassam a discussão sobre os recursos que uma metrópole incorpora e falam sobre infinitas formas de uso e adaptação da cidade. Defendem a importância dos espaços públicos, que assumem a imagem da população, transformados em locais de convívio entre diferentes e promoção do bem-estar coletivo.
 
R$ 50 / h
Guilherme L.
São Paulo / SP
Guilherme L.
Horas de aulas particulares ministradas 1 hora de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Coesão em Redação Redação de Preparatório Redação - texto dissertativo-argumentativo.
Curso Livre: Curso de Capacitação de Professores Particulares (Profes )
Tenha aulas de Redação eficientes para a redação, concursos, Fuvest e ENEM (5 competências, dicas, planejamento de estudos, estímulo à escrita).
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil