Citações: O guia definitivo
Por: Hélio J.
08 de Setembro de 2020

Citações: O guia definitivo

Aprenda a como citar suas fontes favoritas dentro das normas ABNT.

Letras Dicas Curso superior TCC Revisão e Formatação de TCC Orientação de TCC Apoio na Redação de TCC ABNT

As normas ABNT costumam ser o pesadelo dos estudantes na graduação. Muitos já perderam o sono –e alguns pontos– por conta delas. No entanto, apesar de parecerem algo complicado, elas são essenciais para a construção de um bom texto acadêmico. Neste post, acabaremos de uma vez por todas com esse problema!  

 O que são as citações?

“Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.”

Isaac Newton.

Citar alguém é sentar-se sobre seus ombros. As citações são trechos referenciados de obras de outros autores. Elas servem para ajudar a apoiar, ilustrar ou esclarecer o nosso ponto de vista em estudos de alguém com autoridade no assunto em que estivermos trabalhando. Por esse motivo, vale a pena passar um bom tempo escolhendo com cuidado as fontes que irão embasar o nosso texto, pois, quanto mais importante elas forem, maior será a relevância do que estamos escrevendo. Todas as citações deverão constar nas Referências Bibliográficas. 

Quais são os tipos de citação?

As citações estão divididas em três tipos: direta, indireta e citação de citação. Cada uma delas tem uma função específica e uma característica peculiar, mas todas servem ao propósito de conceder maior relevância ao seu texto e às ideias que você está apresentando.

Citação Direta

A citação direta ocorre quando você utiliza o texto do autor de forma íntegra, tal como está na fonte original. Em outras palavras, ela é um “copia e cola” do texto original. Toda vez que utilizar algo de outro autor e jogar diretamente no seu trabalho, será uma citação direta. Dependendo do seu tamanho, ela será classificada como “citação direta longa” ou “citação direta curta”.

A citação será direta curta quando o trecho escolhido tem até três linhas. Quando isso acontecer, a citação continuará no corpo do texto, mantendo a formatação, sendo identificada pelas aspas e pela primeira letra maiúscula. Os elementos de referenciação obrigatórios são sobrenome do autor, ano e página em que o texto original se encontra. Exemplo:

Isto é, não há indivíduo neutro na sociedade, todos estão imersos na complexidade das relações sociais, em uma relação direta e indissociável entre saberes e poderes, pois “O exercício do poder cria perpetuamente saber e, inversamente, o saber acarreta efeitos de poder” (FOUCAULT, 2015. p. 80).

A citação será direta longa quando ela for maior do que quatro linhas. Ela precisará ser destacada do corpo do texto normal, ter um recuo à esquerda de 4cm, fonte tamanho 10, espaçamento simples entre as linhas e indicar as mesmas informações de referências (autor, ano, página). Neste caso, as aspas não serão necessárias, já que o recuo já indicará que se trata de uma citação. Exemplo:

As estruturas de pensamento do filósofo, do escritor, do artista ou do erudito, bem como dos limites do que se lhes impõe como pensável ou impensável, são sempre dependentes, em certa medida, das estruturas de seu campo, portanto da história das posições constitutivas desse campo e das disposições nele favorecidas (BOURDIEU, 2001, p.120).

Citação Indireta

Também chamada de “paráfrase”, a citação indireta é quando você explica com suas próprias palavras a ideia de outro autor sem copiar o texto original. Nesta forma, você tem mais liberdade para explicá-la, desde que explicite qual é a fonte original. Ela continuará no corpo do texto e manterá a formatação. Diferentemente da citação direta, não vai ser possível encontrar as suas palavras no livro de outra pessoa. Por esse motivo, indica-se apenas o autor e o ano do trabalho que você está citando. Exemplo:

Segundo Bourdieu (2001) o espaço social, no ponto de vista sociológico, caracteriza-se pelo confronto de inúmeras perspectivas que digladiam-se constante e incessantemente com o intuito de impor suas perspectivas da realidade, isto é, moldar o consenso em determinados espaços a fim de legitimar esta ou aquela narrativa.

Citação de citação

Ela ocorre quando não temos acesso à obra original, mas a uma citação feita por outro autor. Recomenda-se evitar esse tipo de citação, já que o contexto e a interpretação de terceiros podem ser diferentes do que se encontrada na obra original. Ela deverá será indicada pela expressão em latim “apud”, que significa “segundo” ou “conforme”. Exemplo:

Para consentir nessa verdade, precisaríeis de humildade, virtude tão difícil de incutir em vossas cabeças altivas (AGOSTINHO apud FERRY, 2010, p. 69).

Referências 

As referências devem indicar de onde as citações foram retiradas. Elas formarão uma lista, organizada por ordem alfabética dos sobrenomes dos autores utilizados no trabalho. Deve-se seguir a seguinte estrutura:

SOBRENOME, Nome. Título do livro. Nº da Edição. Cidade: Editora, ano. 

Veja os exemplos nas referências das citações usadas neste artigo:

FERRY, Luc. Aprendendo a viver. 2ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

BOURDIEU, P. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

 

 

Você tem alguma dúvida? Escreva nos comentários! :)

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 11 de julho de 2018

Ótimo texto! Consegui compreender como funciona as citações em tcc's.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 11 de Julho de 2018

Obrigado, Vinícius! :)

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil