Fazendo o Marketing Digital trabalhar por você

Marketing Planejamento De Marketing
Fazendo o Marketing Digital trabalhar por você
Hector Cabral
em 06 de Maio de 2014

Quando trabalhamos com o mercado de marketing digital, mais especificamente com ao que se refere ao “search”, estamos constantemente em busca de melhores e maiores resultados. De fato, com o tempo descobrimos que canais possibilitam melhores resultados, que ações geram mais “leads” e, com isso, conseguimos direcionar melhor nossas campanhas, além de gerar conteúdos e links de qualidade, aumentando o engajamento com nosso usuário.

No SEO (Search Engine Optimizer), o trabalho é processual e com resultados a longo prazo, através da otimização de palavras chaves para resultados mais imediatos nas buscas, tendo como objetivo um rankeamento perfeito em um mercado altamente competitivo. Porém nem todos clientes pensam dessa forma e acabamos por utilizar uma busca paga para acelerar os resultados. Mas qual o verdadeiro engajamento que temos com nossos usuários usando essa mídia paga? Qual o feedback real que teremos ao trazer esse novo usuário através de um único conteúdo? Podemos fazer o Marketing Digital trabalhar por nós e trazer um público mais fiel e engajado com nosso conteúdo?

Trabalhar com conteúdo pago é interessante para dar um “start” inicial em nosso conteúdo, afinal, começar do zero uma campanha digital não é fácil, precisamos atingir um público que desconhece nosso produto ou que não tem ligação direta com ele. Diante disso, ao utilizar a mídia online paga, é possível definir um público alvo e trabalhar o material de maneira direcionada, fazendo-o interagir com o conteúdo proposto. Porém isso é uma ação rápida e não permanente, afinal, não é viável investir dinheiro constantemente para trazer o usuário até nossa página, onde o objetivo é engajá-lo e isso só é possível com a produção de um conteúdo de qualidade e em um prazo relativamente razoável.

Ao utilizarmos esta estratégia, ganhamos links melhores e isso acaba por estabelecer um laço de fidelidade com o cliente, aumentado a reputação e a influência dentro da web. Esse trabalho também tem um retorno nas redes sociais, gerando mais fãs e seguidores engajados com o seu produto e com isso a chance de uma maior identificação, desencadeando um número maior de compartilhamentos. Com essa qualidade no conteúdo produzido, o seu público vai sempre esperar por algo novo, gerando um efeito de natural de multiplicação de novos interessados.

Como fazer o Marketing Digital trabalhar por você?

- Construa seu público: esse é um objetivo cauteloso e que requer investimentos por um período maior de tempo, já que não criamos um público da noite para o dia, sendo imprescindível estabelecer critérios, estratégias e elementos para atingi-lo, agregá-lo, suprir suas expectativas e, principalmente, mantê-lo conosco. De fato, podemos trabalhar com uma mídia paga para trazer esse público inicial, mas precisamos focar no conteúdo de qualidade para consolidar os vínculos. Portanto, é importante ser aliado das métricas e avaliar constantemente o que está dando certo e o que precisa ser revisto, buscando soluções para os possíveis desafios cotidianos. Com o tempo o seu público vai sendo construído passo a passo e com qualidade.

- Não desista: aceite o fracasso de algumas ações, nem tudo que você for aplicar pode dar certo. Além do tempo que isso pode demorar, você terá pressão de clientes e equipes de marketing querendo resultados, sendo assim, tenha a paciência de esperar e explicar que o tempo nem sempre é o melhor aliado dentro de uma campanha de marketing digital. Não funcionou? Tente algo novo, mude suas estratégias, seu público alvo, seu canal de ação. Aceite e aprenda com o fracasso, mas nunca desista.

- Encontre o melhor canal: depois de um tempo você já consegue definir que canais estão dando maior retorno, engajando mais os clientes, trazendo mais “leads” para seu produto. Trabalhe como um índice de qualidade, analisando que canais trazem as melhores experiências e como isso influencia no funil de vendas. Trabalhar o remarketing, mesmo que seja utilizando mídias pagas, é outro fator a não ser colocado em segundo plano, então, conquiste seu cliente, mas além disso, mantenha ele sempre ao seu lado.

- Otimize sempre: o trabalho de otimização é um dos mais importantes dentro de um planejamento de marketing digital, otimize desde seu conteúdo principal, até suas redes sociais. Um conteúdo otimizado sempre terá mais relevância dentro de uma busca e, com isso, a chance de sucesso de seu produto ou marca serem encontrados são grandes.

- Branding: Cuide da sua marca, ela deve ser conhecida, respeitada e admirada. Manter a credibilidade da sua marca sempre positiva é essencial, trabalhe com os clientes, ele são os seus maiores divulgadores.

- Relacione-se: crie um relacionamento com seu cliente, não seja apenas um vendedor, seja amigo dele, o que você pode fazer por ele? O que você pode oferecer a ele? Fazendo isso, a reciprocidade dele será automática, impulsionando seu trabalho e criando novos relacionamentos.

Trabalhar com o Marketing Digital não é um trabalho tão simples, mas fazê-lo de uma maneira correta e com conteúdo de qualidade, fará com que ele simplesmente trabalhe por você, dispensando menos energia e, com isso, criando novas e melhores ações.

Leia Mais:

Dois Vizinhos / PR
Curso Livre: SEO - Otimização de Sites (AGENCIA MESTRE)
Google GBG Manager, Consulto de Marketing Digital in Company, desenvolvendo projetos de Otimização de Sites (SEO), Marketing Digital (SEM) e Social Media (SMO). Administração de Web Sites e Gerenciamento de Conteúdo. Inbound Marketing. Fotógrafo Profissional e Professor de Cursos e Palestras sobre Marketing Digital. Professor e Coordenador de Cursos Técnicos na SEED/PR. Formado em Processamento de Dados pela Faculdade Univel de Cascavel, tendo como tema da monografia final “Web Marketing”; ta ...
Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas, Computação - Social Marketing para Pequenas e Médias Empresas, Informática Geral - Redes Sociais, Como Ganhar Dinheiro Fotografando Baladas, Computação - Monetização para Startups
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 95 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil