Growth Hacker - Você sabe o que é isso?

Marketing
Growth Hacker - Você sabe o que é isso?
Hector Cabral
em 09 de Maio de 2014

Famoso principalmente nos anos 80 e 90, o termo “Hacker” nos faz lembrar de alguém que invade redes e sistemas especialistas a fim de cometer um crime, lançar um vírus ou simplesmente parar com o sistema. Porém a definição mais correta para Hacker seria que um profissional em busca de conhecimento, usando suas habilidades de programação para entender como o todo funciona, como a lógica trabalha e vulnerabilidades que o sistema apresenta.

Mas o mundo evoluiu e estamos na web 2.0, e consequentemente mudou a forma de trabalhar e um novo termo ou função surgiu, o Growth Hacker. Growth significa crescimento, e aliado a metodologia Hacker, esse novo profissional trabalha em cima do crescimento das métricas de conversão, utilizando uma metodologia escalável, com o foco no crescimento de usuários de um produto ou serviço. O marketing de massa que conhecemos ao longo do último século mudou, e a personalização e customização que podemos ter em campanhas digitais, nos proporciona usar técnicas mais invasivas e mais diretas para uma geração de melhores leads.

Growth Hacker e o Marketing Digital

O Growth Hacker surgiu como uma forma de atingir o mercado mais profundamente e distribuir uma idéia mais segmentada. Invés de trabalhar o marketing tradicional, o hacker usa o conhecimento para atrair o usuário, entendendo o seu comportamento e fornecendo técnicas persuativas para envolver e modificar o seu pensamento. Um Growth Hacker irá alavancar o crescimento em todas as instancias, trabalhando insights de economia comportamental e gamification, para encontrar a mensagem certa para capturar o usuário.

O Growth Hacker tem um papel importante não apenas com o marketing, mas com os produtos, as operações empresariais, o sistema financeiro e as pessoas envolvidas na atividade. Ele trabalha as técnicas para o crecimento do negócio e o impacto gerado por essas ações, usando uma estratégia de crescimento dentro dos parâmetros de um método repetitivo e escalável, impulsionado pelos produtos e inspirado em suas métricas. Pode-se afirmar que o Growth Hacker trabalha em 3 eixos: Marketing – Produto – Dados.

Ferramentas do Growth Hacker

Esse novo profissional trabalha com a criatividade, sua mente é a principal ferramenta de trabalho, buscando formas eficientes e escaláveis de gerar tráfego qualificado e novas oportunidades de vendas. Os canais de marketing tradicionais possuem um alto custo de aquisição e uma grande saturação de mercado, além da dificuldade de gerar métricas de resultados; o Growth Hacker trabalha o marketing digital de impacto, utilizando ferramentas de otimização de sites (SEO) mais avançadas, mídias pagas como Google Adword, Facebook Ads e sistemas de afiliados; as redes sociais que hoje estão no dia a dia das pessoas, com geração de conteúdos qualificados e viralização de materiais. Criação de Landing Pages para obtenção de melhores leads e o uso de ferramentas avançadas de e-mail marketing. Conteúdo de qualidade com a criação de textos em blogs, infográficos e vídeos, melhorando a visibilidade da marca e aumentando o tráfego, convertendo visitantes em consumidores.

Trabalhar como Growth Hacker é estar sempre buscando novas soluções em marketing digital para os produtos ou serviços, fazendo um trabalho individualizado e novo para cada ação, sem copiar métodos de um para o outro, mas sim reinventando a cada novo processo. Ser um Growth Hacker é se reinventar a cada dia, a cada novo produto, e buscar o que há de mais atual para gerar um crescimento exponencial de vendas, saindo desde o desenvolvimento do produto e divulgação, até o remarketing e feedback final das ações realizadas. Growth Hacker é o verdadeiro especialista em Marketing Digital.

 

Leia Mais:

Dois Vizinhos / PR
Curso Livre: SEO - Otimização de Sites (AGENCIA MESTRE)
Google GBG Manager, Consulto de Marketing Digital in Company, desenvolvendo projetos de Otimização de Sites (SEO), Marketing Digital (SEM) e Social Media (SMO). Administração de Web Sites e Gerenciamento de Conteúdo. Inbound Marketing. Fotógrafo Profissional e Professor de Cursos e Palestras sobre Marketing Digital. Professor e Coordenador de Cursos Técnicos na SEED/PR. Formado em Processamento de Dados pela Faculdade Univel de Cascavel, tendo como tema da monografia final “Web Marketing”; ta ...
Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas, Computação - Social Marketing para Pequenas e Médias Empresas, Informática Geral - Redes Sociais, Como Ganhar Dinheiro Fotografando Baladas, Computação - Monetização para Startups
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 95 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil