Growth Hacker - Você sabe o que é isso?

Marketing
Growth Hacker - Você sabe o que é isso?
Hector Cabral
em 09 de Maio de 2014

Famoso principalmente nos anos 80 e 90, o termo “Hacker” nos faz lembrar de alguém que invade redes e sistemas especialistas a fim de cometer um crime, lançar um vírus ou simplesmente parar com o sistema. Porém a definição mais correta para Hacker seria que um profissional em busca de conhecimento, usando suas habilidades de programação para entender como o todo funciona, como a lógica trabalha e vulnerabilidades que o sistema apresenta.

Mas o mundo evoluiu e estamos na web 2.0, e consequentemente mudou a forma de trabalhar e um novo termo ou função surgiu, o Growth Hacker. Growth significa crescimento, e aliado a metodologia Hacker, esse novo profissional trabalha em cima do crescimento das métricas de conversão, utilizando uma metodologia escalável, com o foco no crescimento de usuários de um produto ou serviço. O marketing de massa que conhecemos ao longo do último século mudou, e a personalização e customização que podemos ter em campanhas digitais, nos proporciona usar técnicas mais invasivas e mais diretas para uma geração de melhores leads.

Growth Hacker e o Marketing Digital

O Growth Hacker surgiu como uma forma de atingir o mercado mais profundamente e distribuir uma idéia mais segmentada. Invés de trabalhar o marketing tradicional, o hacker usa o conhecimento para atrair o usuário, entendendo o seu comportamento e fornecendo técnicas persuativas para envolver e modificar o seu pensamento. Um Growth Hacker irá alavancar o crescimento em todas as instancias, trabalhando insights de economia comportamental e gamification, para encontrar a mensagem certa para capturar o usuário.

O Growth Hacker tem um papel importante não apenas com o marketing, mas com os produtos, as operações empresariais, o sistema financeiro e as pessoas envolvidas na atividade. Ele trabalha as técnicas para o crecimento do negócio e o impacto gerado por essas ações, usando uma estratégia de crescimento dentro dos parâmetros de um método repetitivo e escalável, impulsionado pelos produtos e inspirado em suas métricas. Pode-se afirmar que o Growth Hacker trabalha em 3 eixos: Marketing – Produto – Dados.

Ferramentas do Growth Hacker

Esse novo profissional trabalha com a criatividade, sua mente é a principal ferramenta de trabalho, buscando formas eficientes e escaláveis de gerar tráfego qualificado e novas oportunidades de vendas. Os canais de marketing tradicionais possuem um alto custo de aquisição e uma grande saturação de mercado, além da dificuldade de gerar métricas de resultados; o Growth Hacker trabalha o marketing digital de impacto, utilizando ferramentas de otimização de sites (SEO) mais avançadas, mídias pagas como Google Adword, Facebook Ads e sistemas de afiliados; as redes sociais que hoje estão no dia a dia das pessoas, com geração de conteúdos qualificados e viralização de materiais. Criação de Landing Pages para obtenção de melhores leads e o uso de ferramentas avançadas de e-mail marketing. Conteúdo de qualidade com a criação de textos em blogs, infográficos e vídeos, melhorando a visibilidade da marca e aumentando o tráfego, convertendo visitantes em consumidores.

Trabalhar como Growth Hacker é estar sempre buscando novas soluções em marketing digital para os produtos ou serviços, fazendo um trabalho individualizado e novo para cada ação, sem copiar métodos de um para o outro, mas sim reinventando a cada novo processo. Ser um Growth Hacker é se reinventar a cada dia, a cada novo produto, e buscar o que há de mais atual para gerar um crescimento exponencial de vendas, saindo desde o desenvolvimento do produto e divulgação, até o remarketing e feedback final das ações realizadas. Growth Hacker é o verdadeiro especialista em Marketing Digital.

 

Leia Mais:

Dois Vizinhos / PR
Curso Livre: SEO - Otimização de Sites (AGENCIA MESTRE)
Google GBG Manager, Consulto de Marketing Digital in Company, desenvolvendo projetos de Otimização de Sites (SEO), Marketing Digital (SEM) e Social Media (SMO). Administração de Web Sites e Gerenciamento de Conteúdo. Inbound Marketing. Fotógrafo Profissional e Professor de Cursos e Palestras sobre Marketing Digital. Professor e Coordenador de Cursos Técnicos na SEED/PR. Formado em Processamento de Dados pela Faculdade Univel de Cascavel, tendo como tema da monografia final “Web Marketing”; ta ...
Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas, Computação - Social Marketing para Pequenas e Médias Empresas, Informática Geral - Redes Sociais, Como Ganhar Dinheiro Fotografando Baladas, Computação - Monetização para Startups
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 105 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil